Carregando

Os 3 hospitais mais concorridos para fazer residência em Dermatologia no SUS-SP

Se seu sonho é fazer residência médica em Dermatologia em um centro de referência, a prova de residência médica do SUS-SP pode ser a porta de entrada para você realizá-lo. Considerado um dos maiores processos seletivos de residência médica do Brasil, não faltam opções de hospitais para você mandar muito bem fazendo residência em Dermatologia no SUS-SP.

No processo seletivo com acesso em 2021, são, no total, 26 vagas disponíveis (12 oferecidas pela Secretaria de Estado da Saúde e 14 oferecidas pelas próprias instituições e também selecionadas pelo processo seletivo do SUS-SP), o que dá uma relação candidato/vaga de 29, segundo o edital. Não é mole não!

Você já deve saber que no SUS-SP, o próprio candidato pode escolher a instituição em que vai fazer residência médica, no tradicional leilão de vagas do SUS-SP, que nós já contamos tudo sobre como funciona aqui no blog. Se você está por dentro, sabe que o ideal é chegar ao leilão já com duas ou três opções de hospitais na ponta da língua, certo?

Partiu residência em Dermatologia no SUS-SP?

Você, que quer fazer residência em Dermatologia no SUS-SP, já sabe quais são as suas opções? Sabe pelo menos quais costumam ser os hospitais mais disputados em Dermatologia no SUS-SP? Chegou a hora de descobrir!

Agora bora para os hospitais?

Complexo Hospitalar Padre Bento

Localizado em Guarulhos, o Complexo Hospitalar Padre Bento foi fundado em 1931, inicialmente, como um sanatório. Desde então, muita coisa mudou por lá! Hoje o Padre Bento, como é conhecido, conta com 145 leitos planejados distribuídos nas clínicas médica, médica infecto, cirúrgica, neurocirurgia, terapia intensiva e tratamentos de urgência 24 horas. Ou seja, casos de diversas especialidades ambulatoriais clínicas e cirúrgicas são atendidos lá.

Prédio principal do Complexo Hospitalar Padre Bento, um dos locais mais concorridos para se fazer a residência em Dermatologia no SUS-SP
Prédio principal do Complexo Hospitalar São Bento

O ambulatório de Dermatologia e Multidisciplinar, onde você vai passar boa parte do seu tempo, atende clínica, cirurgias, unhas, tricoses, cosmiatria, homeopatia, alergias e câncer de pele. É bastante coisa! Então pode se preparar para pegar mão de vários procedimentos! A estrutura lá também é bem moderna, incluindo sala cirúrgica, sala com imunofluorescência e laboratório de histopatologia.

Mas é claro que além dessa estrutura e de toda a tradição do Padre Bento, o que mais atrai quem quer fazer residência em dermatologia no SUS-SP para esse complexo é sua capacidade de atender um volume considerável de casos. No caso de Dermatologia, o hospital atende toda a região de Guarulhos e cidades vizinhas – são mais de 35 mil atendimentos por mês!

O Padre Bento fica entre os bairros Jardim Tranquilidade e Gopouva, em Guarulhos, e a localização pode ser um ponto que incomode alguns candidatos, afinal Guarulhos fica a cerca de 20 km de São Paulo, mas se você estiver disposto a morar em Guarulhos ou percorrer o caminho todo dia, pode acreditar que vai valer a pena receber a preparação ideal para se especializar em Dermatologia!

Instituto Lauro de Souza Lima

Mais um para a lista: O Instituto Lauro de Souza Lima, localizado em Bauru, é também um dos mais disputados por quem quer fazer residência em Dermatologia no SUS-SP. Quer saber por quê?

Bom, a tradição do instituto conta bastante! O hospital foi criado em 1933 como Asilo-Colônia Aymores, onde eram internados os portadores de hanseníase do estado de São Paulo e região. Em 1949, o local foi transformado em Sanatório Aimorés e, com a reorganização da Secretaria de Saúde do Estado de SP, em 1969, passou a se chamar Hospital Aimorés de Bauru – HD1. Em 1974, o local mudou de nome para homenagear Lauro de Souza Lima, considerado um dos grandes hansenologistas do País. Foi só em 1989 que o local passou a ser um Instituto de Pesquisa e ganhou o nome que tem hoje!

Fachada do Instituto Lauro de Souza Lima, outro local muito concorrido para se fazer a residência em Dermatologia no SUS-SP
Fachada do Instituto Lauro de Souza Lima

O fato de se tratar de um instituto de pesquisa, subordinado à Coordenadoria dos Institutos de Pesquisa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo é outro ponto que atrai muita gente que quer fazer residência em Dermatologia no SUS-SP. Além dos atendimentos, o hospital oferece muitas atividades voltadas a pesquisa e ensino, o que é ideal para quem busca uma residência com uma parte teórica forte.

Tudo isso contribuiu para tornar o Instituto Lauro de Souza um centro de referência na área de Dermatologia Geral e, em particular, da Hanseníase da Secretaria de Saúde do Estado, do Ministério da Saúde e até da Organização Mundial da Saúde. Não é pouca coisa não!

E quando o assunto é capacidade de atendimento, o volume de casos que o Instituto Lauro de Souza recebe em Dermatologia também não decepciona em nada. Basta considerar que o hospital, que fica em Bauru, atende, ao todo, 68 municípios do interior de São Paulo, então pode acreditar que você vai ter contato com muitos procedimentos.

Um ponto que pode ser negativo para alguns é a localização do hospital, mas se você estiver disposto a fazer as malas e se mudar para Bauru, que fica a 326 km da cidade de São Paulo, pode acreditar que vai receber uma das melhores preparações para se especializar em Dermatologia!

Complexo Hospitalar de Heliópolis, o Hospital de Heliópolis

O Complexo Hospitalar de Heliópolis, mais conhecido como Hospital de Heliópolis, tem vários pontos que atraem não só quem quer fazer residência em Dermatologia no SUS-SP, mas também várias outras especialidades, como Clínica Médica.

Hospital Heliópolis, uma terceira opção de peso para quem deseja a residência em Dermatologia no SUS-SP
Hospital Heliópolis (Foto: Patrícia Zeppellini/A2 Fotografia)

O primeiro deles, como você deve imaginar é a tradição: são mais de 50 anos de atuação. Além disso, a estrutura que ele tem para atender um grande volume de casos também é de se admirar: são 330 leitos! E precisa mesmo de tudo isso, pois o hospital é responsável por atender boa parte da população da Zona Sul de São Paulo, além dos municípios da região do Grande ABC, como Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá — ou seja, o volume de atendimentos diários é enorme!

Preparado para 3 anos intensos de aprendizado e muita mão na massa no Hospital de Heliópolis? Para muitos, um ponto bastante positivo desse hospital é que ele fica na cidade de São Paulo e bem próximo de vias importantes da capital, além de também ficar próximo de outras cidades da Grande São Paulo, como São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, onde os custos de moradia costumam ser bem menores e você continua tendo acesso fácil ao Complexo Hospitalar de Heliópolis.

Bônus: Unisa

Ainda que não tenha tanto destaque quanto os outros hospitais que citamos, a Unisa também é bastante desejada por muita gente que quer fazer residência em Dermatologia no SUS-SP!

Caso você não saiba, a Unisa iniciou seus Programas de Residência Médica em 1979! Desde então, foram vários programas credenciados e recredenciados. Além disso, desde 1998, a instituição tem uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo e passou a administrar o Hospital Geral do Grajaú (HGG), o que permitiu uma grande expansão dos programas de residência médica, incluindo o de Dermatologia, que foi credenciado em 2013.

Se você escolher a Unisa pra fazer sua residência em Dermatologia, pode se preparar pra realizar várias atividades práticas, clínicas e cirúrgicas no ambulatório da especialidade e no Centro Cirúrgico do Hospital de Ensino Wladimir Arruda (HEWA) e nos serviços especializados conveniados.

Além dos estágios que você vai ter ao longo dos três anos, como Clínica Dermatológica, Alergologia, Cirurgia Dermatológica e muito mais, você ainda vai contar com aulas expositivas, seminários, desenvolvimento e inovação científica, e reuniões de discussão de casos da especialidade.

Já sabe em qual hospital quer fazer sua residência em Dermatologia no SUS-SP?

Gostou de saber mais sobre os hospitais mais disputados para fazer residência em Dermatologia no SUS-SP? Depois disso já dá pra decidir quais vão ser pelo menos quais são suas primeiras opções, né?

Mas se ainda está difícil, lembre-se de considerar seus objetivos de carreira na hora de fazer sua escolha. Pensa só: se seu foco é ser residente em um centro de referência na área de Dermatologia, certamente o Instituto Lauro de Souza Lima vai atender suas expectativas, pois você vai ter contato com profissionais altamente especializados lá! Por outro lado, se você valoriza o contato com outras especialidades e a variedade de casos, os complexos hospitalares Padre Bento e do Heliópolis podem proporcionar melhor essa troca, já que oferecem atendimento em diversas áreas e contam com um grande volume de atendimento. Além disso, uma pergunta importante: você está disposto a morar em outra cidade ou percorrer longas distâncias todos os dias? Só essa resposta já te elimina algumas opções!

Independente da sua escolha, em todos eles você vai ter uma preparação padrão-ouro para se tornar um médico especialista incrível! Pra fechar, falamos aqui no blog sobre quanto ganha um dermatologista no Brasil. Confere lá.

Se você está mirando o processo seletivo do SUS-SP para 2022, aproveita que ainda tem bastante tempo para estudar! A gente tem um Guia Estatístico incrível com os principais assuntos por grande área que caem na prova do SUS-SP.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.