Carregando

Residência médica no Complexo Hospitalar Padre Bento (Guarulhos) pelo SUS-SP

Essa é pra você que está se preparando pra fazer as provas da residência médica do SUS-SP e não deixa de ficar de olho nas melhores instituições, afinal de contas, são serca de 50 entidades envolvidas em todo o processo e, quanto mais bem classificado você ficar na prova de residência médica do SUS-SP, mais chances você tem de se tornar R1 na instituição dos sonhos que, no caso de muita gente, é o Complexo Hospitalar Padre Bento, em Guarulhos.

O Complexo Padre Bento sempre é lembrado por quem quer fazer residência em Dermatologia em SP, e inclusive aparece na nossa lista de hospitais mais concorridos para se fazer residência em Dermatologia pelo SUS-SP. Bora saber tudo sobre essa instituição e saber o que é preciso para ser residente lá?

História

Com sua construção arquitetônica tombada em 2000, o Complexo Hospitalar Padre Bento da cidade de Guarulhos na região metropolitana de São Paulo se destaca pela ampla prestação de serviços de saúde à população da região do Alto Tietê, nas cidades de Arujá, Santa Isabel, Mogi das Cruzes, Poá, Itaquaquecetuba nas mais diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, sendo a clínica oftalmológica uma das principais referência regionais no atendimento. 

O nome do complexo hospitalar é uma homenagem ao religioso que dedicou grande parte de sua vida ao tratamento e apoio aos enfermos. Inicialmente criado para ser uma casa de saúde para doentes mentais e atendendo pelo nome de Sanatório Padre Bento, tornou-se também, nos idos de 1931, referência para o atendimento da Hanseníase – doença até então endêmica e sem cura, no entanto, era uma casa de internamento compulsório, o que motivou em 1936, a construção de 4 asilos, campo de futebol, uma paróquia e o Teatro Padre Bento, como uma forma de proporcionar aos doentes atividades de festa, cultura e lazer. Com a abolição da internação compulsória em 1960, o teatro, tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Guarulhos, passou a atender a comunidade local. 

Números e Estrutura

  • 160 leitos clínicos e cirúrgicos no total; 
  • 10 leitos de urgência no Pronto-Socorro; 
  • 4 leitos no Hospital Dia do ambulatório Walter Belda; 
  • 9 leitos de UTI; 
  • 5000 atendimentos ambulatoriais oftalmológicos;
  • 120 cirurgias em olhos por mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS); 
  • Diversas especialidades médicas como Unidade de Terapia Intensiva, Pronto Socorro, Unidade de Diagnóstico por Imagem, Laboratório Clínico, Anatomia Patológica, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Serviço Social, Psicologia e outros.

Residência médica pelo SUS-SP no Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos pelo SUS-SP 

Como já falamos, o processo seletivo para as vagas de residência médica no Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos é realizado pelo SUS-SP. O ensino é de responsabilidade do Centro Interdisciplinar de Formação, Ensino e Pesquisa (CIFEP), que teve sua criação e expansão conforme foi havendo crescimento nas atividades de ensino da saúde no complexo.

Atualmente, a residência médica do Complexo Hospitalar Padre Bento pelo SUS-SP oferece cerca de 20 vagas em cerca de 4 especialidades e anos adicionais.

Como comentamos antes, o Complexo Padre Bento é muito desejado, principalmente, por quem quer fazer residência em Dermatologia e um dos motivos para isso é o ambulatório de Dermatologia e Multidisciplinar, onde os residentes de Dermatologia passam boa parte do seu tempo. Lá são atendidos Clínica, Cirurgia, unhas, tricoses, cosmiatria, homeopatia, alergias e câncer de pele – ou seja, são muitas oportunidades de pegar mão de vários procedimentos e, de quebra, ainda aprender com uma estrutura bem moderna, incluindo sala cirúrgica, sala com imunofluorescência e laboratório de histopatologia.

Além da tradição e da estrutura que o Complexo Padre Bento oferece, o que também atrai os candidatos às vagas de residência é sua capacidade de atender um volume considerável de casos. Em Dermatologia, o hospital atende toda a região de Guarulhos e cidades vizinhas, ou seja, trabalho é o que não vai faltar!

O Processo Seletivo do SUS-SP

Pra quem ainda não está ligado no tamanho do concurso, fica a dica: o concurso de admissão à residência médica do SUS-SP (Sistema Único de Saúde de São Paulo) é considerado o maior concurso de residência médica do Brasil quando a gente pensa na quantidade de vagas oferecidas. E ele inclui cerca de 50 diferentes instituições de ensino médico de todo o estado de São Paulo. E se você está admirado, pasme com esses números impressionantes: só no último processo seletivo que deu acessos aos novos residentes em 2020, foram 786 vagas, incluindo 545 vagas de especialidades de acesso direto. Isso mesmo: só no último ano!

Todo o processo de seleção dos candidatos para a residência médica do SUS-SP é organizado pela Fundação Vunesp e essa prova é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores do país tanto quanto ao número de candidatos inscritos e quanto à oferta de vagas disponíveis. Sem falar no leilão! É que depois de enfrentar toda essa barra, a escolha da instituição acontece apenas no momento do leilão do SUS. Relaxa que a gente vai te explicar tudo, tá? 

Como é a prova de residência médica do SUS-SP

A gente leu linha por linha do edital de acesso ao processo de 2021 do SUS-SP e tudo o que você precisa saber sobre ele está aqui. Não se esqueça de conferir os detalhes que a gente destacou pra você porque ali constam todas as informações sobre a prova.

Mas, veja bem, apesar do grande número de vagas ofertadas, deixa eu te contar uma coisa: não é porque tem muita vaga que vai ser fácil, tá bom? A disputa é grande e a concorrência é maior ainda, especialmente para instituições que são centros de referência, como o Complexo Hospitalar Padre Bento! É por isso que você precisa se preparar com foco e qualidade pra sair na frente e dar conta do rojão!

O processo seletivo pra residência do SUS de São Paulo para especialidades com acesso direto é realizado em uma única etapa com uma prova objetiva de 100 questões. Ou seja, você só tem uma chance de mostrar a que veio e, pra ficar bem por dentro de como é, dá uma olhada nos conteúdos que temos sobre a prova de residência médica do SUS-SP direto ao ponto!

Concorrência por especialidade em 2021 

Se você chegou até aqui e já está pensando em ir pra residência médica do Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista, vem com a gente saber tudo sobre esse processo seletivo e dar o seu primeiro passo em direção à realização do seu grande sonho. E vamos começar pelas vagas que a instituição ofereceu em cada especialidade de acesso direto para os processos seletivos de 2021.

EspecialidadeVagas
Clínica Médica6
Pré-requisito em área Cirúrgica Básica2
Oftalmologia6
Dermatologia4

E bora focar, né? A gente sabe que a concorrência é grande, mas a sua determinação tem que ser maior. Pra te ajudar a aliviar essa pressão, dá só uma olhada no Guia Estatístico gratuito com os 5 focos mais importantes e que mais caem na prova de residência médica do SUS-SP com base em uma análise que fizemos das provas dos últimos seis anos. Tá fazendo o quê? Perde tempo não, corre lá!

Leilão de vagas do SUS

E você aí achando que não tinham acabado as provações? Não! Tem um leilão, meu amigo! E a escolha do hospital pra fazer a residência médica está diretamente vinculado a ele. Tudo vai depender do seu desempenho porque funciona assim: os mais bem classificados e que ocupam os primeiros lugares em cada especialidade, lá no topo da lista, podem escolher primeiro em quais das 50 instituições participantes desejam ingressar pra fazer sua residência médica. É como um “leilão” mesmo e quanto maior a nota final, maiores as opções de locais disponíveis para escolher e essa escolha depende da ordem de classificação em cada especialidade.

No caso de quem quer fazer residência em Dermatologia, por exemplo, que geralmente tem o Complexo Hospitalar Padre Bento como uma das principais opções, é preciso se classificar muito bem para ter a chance de “agarrar” uma das 4 vagas na instituição. Se você se classificar em 5º lugar, por exemplo, e os 4 melhores colocados todos escolherem a residência no Complexo Hospitalar Padre Bento, pode dar adeus e escolher outra opção – felizmente, não faltam boas opções para quem quer fazer residência em Dermatologia no SUS-SP, viu?

E aí, curtiu saber mais sobre a Residência no Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos pelo SUS-SP?

Então já pode começar a sonhar com a sua vaga na residência do SUS-SP, então já passou da hora de se preparar para as provas de residência! A gente já viu que a oferta de vagas é grande e a concorrência também! E se você acha que não dá mais tempo de se preparar pra mandar bem nessa prova, saiba que dá sim! Mas é preciso estudar do jeito certo e com direcionamento – e é justamente nisso que o Intensivo São Paulo vai te ajudar.Lá você conta com 40 aulas direcionadas com foco na prova de residência médica do SUS-SP, além de contar com um Guia Estatístico Avançado com todos os temas e assuntos que mais caem em cada grande área na prova de residência médica do SUS-SP – assim vai poder direcionar bem melhor os seus estudos com questões! Clique AQUI e inscreva-se agora!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.