Carregando

CEREM: o que é e para que serve?

Ser aprovado em uma residência médica não é uma tarefa fácil: os processos exigem um grande esforço e possuem um funcionamento próprio, com requisitos específicos para cada programa. Pensando nisso, você sabe qual órgão regula as instituições de residência dos estados no Brasil? Conheça a CEREM.

Sempre pensando em facilitar a trajetória dos médicos profissionais que buscam uma especialização, nós te ajudamos com as principais informações sobre essa etapa tão sonhada de profissionalização. Continue a leitura para compreender melhor sobre o assunto.

O que é CEREM?

A Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM) é um órgão que tem como principal finalidade supervisionar e analisar os programas e as instituições de residência médica. Por isso, cada estado brasileiro possui uma comissão própria, geralmente, identificada com as siglas de cada região, como CEREM-SP, CEREM-MG, etc.

Dessa forma, cada comissão estadual estabelece as normas para o funcionamento dos programas em vigência, como a apresentação do edital da instituição e todos os requisitos necessários para a participação e o funcionamento de cada uma das etapas dos processos.

Além disso, são realizados plenários periódicos para definição de estratégias e discussões sobre a manutenção da residência médica de cada estado, incluindo informações e direcionamentos da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica), de acordo com a legislação que regulamenta a residência no país.

Cada CEREM é composta por uma diretoria executiva, um conselho deliberativo e um plenário. Os plenários da comissão são realizados com representantes de cada instituição que ofereça algum programa de especialização para debater e sugerir temas e eventos relacionados à residência médica.

Diferença entre CNRM e COREME

Enquanto a CEREM avalia o funcionamento dos programas de cada estado, a CNRM é responsável pela manutenção dos processos de residência em âmbito nacional. Portanto, as comissões estaduais são órgãos subordinados à comissão nacional, que define a regulamentação e os critérios para cada programa.

Também existe a COREME (Comissão de Residência Médica), uma instância auxiliar a CNRM e a CEREM, com o objetivo de planejar a criação dos programas de residência médica, levando em consideração o conteúdo programático e o número de vagas disponíveis para os candidatos participantes.

Responsável por elaborar o regimento interno de cada processo seletivo, a comissão faz uma avaliação periódica dos programas de residência médica das instituições de saúde.

SisCNRM

Além de toda a regulamentação da comissão nacional e das estaduais, o programa precisa ser devidamente credenciado pelo SisCNRM (Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica). A partir dele, são exigidos alguns requisitos, como comissão de residência com profissionais especializados, supervisão de treinamento e carga horária dos cursos.

A preparação para a especialização

Agora que você compreendeu o papel da CEREM na etapa de especialização de um médico, já sabe como se preparar para esse momento tão importante? Desde a escolha da especialização até a tão sonhada aprovação, o caminho a percorrer é árduo e concorrido. Porém, não se desespere porque nós te ajudamos a alcançar seus objetivos.

Para médicos recém-formados, a escolha da área de atuação deve ser feita com um planejamento prévio, considerando a rotina, a especialização e o tipo de paciente atendido. É importante lembrar que algumas especializações exigem pré-requisitos, diferentemente de residências de acesso direto.

Mentoria Medway

Para você garantir uma melhor performance nos estudos para R1, nosso curso de Mentoria te ajuda no caminho para a aprovação das principais instituições, a partir de uma metodologia especializada. A partir dela, você recebe um passo a passo para obter um aproveitamento de 80% nas avaliações.

Ao contrário do que muitos pensam, a nossa metodologia padrão ouro não ajuda apenas nas instituições paulistas. O curso abrange conteúdos divididos em quatro módulos indispensáveis para potencializar o desempenho e brilhar nas principais provas de qualquer local do Brasil.

Extensivo Medway

Agora, se você pretende se preparar para as provas das instituições mais concorridas de São Paulo, o Extensivo Medway tem os melhores planos de estudos para sua aprovação. No curso, você tem acesso a diversas videoaulas (ao vivo e gravadas) com os principais conteúdos que caem nas avaliações.

O curso possui três opções adequadas para suas necessidades: o Extensivo São Paulo, com preparação de um ano; o Extensivo Programado, com duração de dois anos; e o Extensivo Base, para quem está no 5º ano e começou a se preparar para as provas. Confira abaixo os sete pilares do Extensivo Medway:

  • Pilar 1: videoaulas on-line, ao vivo e gravadas;
  • Pilar 2: aplicativo próprio com mais de 17.000 questões comentadas;
  • Pilar 3: simulados originais;
  • Pilar 4: apostilas digitais atualizadas;
  • Pilar 5: revisões programadas;
  • Pilar 6: suporte rápido e assertivo;
  • Pilar 7: mapa de estudos.

Melhore seu desempenho com a gente!

Pronto para iniciar sua jornada na residência médica? A regulamentação dos programas por parte da CEREM oferece condições importantes para o funcionamento dos programas estaduais. Como o esforço não pode ficar de lado, confira como criar um plano de estudo para residência médica aqui, no nosso blog!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.