3 dicas para criar plano de estudo online para residência médica

Um tópico no qual já tocamos algumas vezes aqui no Blog com certeza é o dos planos de estudo. Mas só pra refrescar sua memória: o plano de estudos é, basicamente, uma tabela de distribuição e otimização de tempo, um guia de o que fazer em cada momento para tornar a rotina de estudos mais produtiva. A longo prazo, um bom plano de estudos ajuda a ter uma visão mais global dos conteúdos estudados, além de trazer tranquilidade e segurança, reduzindo aquela ansiedade comum aos estudantes. Mas como criar um plano de estudo online?

Apesar de já termos falado da montagem de um plano de estudos “comum”, não dá para negar que muita gente, especialmente sob o contexto da pandemia de covid-19, vai ter um enfoque maior no estudo à distância, online. E essa é uma tendência cada vez maior: estudando online, o candidato pode organizar melhor seus materiais, acessar os estudos de qualquer lugar e, principalmente, ter uma rotina mais flexível.

É por isso que, hoje, vamos te dar algumas dicas para você criar plano de estudo online dos bons. Você não precisa seguir todas! A ideia é que cada um escolha o que faça sentido de acordo com a própria demanda.

Bora lá?

Hoje vamos te ensinar tudo que você precisa saber para criar um plano de estudo online que te atenda

Como criar plano de estudo online para a residência: 3 dicas

Antes de partirmos para ferramentas que podem fazer muita diferença na sua preparação para a residência, a gente vai te dar uma mãozinha extra, pode ser? Antes de partir para a formulação do seu plano de estudo online, você tem que saber o que fazer! Afinal, antes do onde, vem o como. Então, se liga nessas 3 dicas para criar o seu planejamento!

Entenda seu horário para criar um plano de estudo online

Para fazer um bom cronograma de estudos é fundamental entender seus horários. Se você está no Internato ou já se formou, mas faz atendimento em pronto-socorro, não tem saída: é preciso colocar tudo na ponta do lápis — ou, nesse caso, no teclado. Conheça e entenda bem os seus horários para, então, identificar onde os estudos vão se encaixar.

Tenha o método de estudos em mente

Além de saber quando estudar, é importante saber como fazer isso. As horas dedicadas ao estudo servirão para o que, afinal? Aqui na Medway, nós sempre recomendamos o estudo por questões como a técnica mais eficiente. Nesse caso, você já sabe que, dentro do calendário que estipulou, as horas de estudos serão dedicadas em boa parte à execução das questões.

Saiba quais são suas metas ao idealizar seu plano de estudo online

E para colocar o seu plano de estudos em prática, é preciso saber aonde quer chegar. Nenhum estudo para residência basta por si só. Sempre defina metas e fique de olho nelas. Metas diárias, semanais e mensais vão te ajudar não apenas a conseguir manter o ritmo, mas também mensurar sua evolução durante o ano.

Como criar um plano de estudo online: conheça as ferramentas

Uma ótima maneira de começar a estudar e se organizar é por meio de plataformas digitais. Além de muitas vezes possuírem versões gratuitas, elas também são uma saída mais prática para vários instrumentos analógicos. Com esse tipo de ferramenta, você pode passar a olhar o celular como um aliado, e não um inimigo dos estudos, carregando boa parte dos seus instrumentos de aprendizado para qualquer lugar, seja no plantão, no transporte público ou mesmo na sua casa.

Mas, eu sei que você já está louco para saber mais. Então, bora lá!

App da Medway

Se tem uma ferramenta que a gente pode te falar com propriedade que é positiva na hora de criar um plano de estudo online, é o aplicativo da Medway! Disponível tanto na App Store quanto no Google Play, o Medway Residência Médica conta com mais de 10.000 questões comentadas das principais de instituições de São Paulo — USP, Unifesp, USP-RP, Unicamp, IAMSPE, ISCMSP, SUS-SP e outras —, além até de algumas instituições de outros estados, como UFPR, UFRJ e UERJ.

Ao criar o aplicativo, nós procuramos te dar o direcionamento necessário para o exame que você quer, sem oferecer soluções genéricas que “funcionam para todo mundo”. Além do filtro por instituição, você pode filtrar as questões por tema e foco, ou seja: um dos grandes diferenciais do app é você conseguir focar as questões no detalhe do assunto! Além disso, ele também te dá a possibilidade de marcar questões como favoritas e de fazer anotações sobre elas!

Além disso, o aplicativo da Medway oferece simulados, com o diferencial de serem simulados originais, específicos por instituição! Toda semana, o aplicativo recebe atualizações, incluindo novos desafios que são publicados no feed. O app também permite que os alunos estabeleçam metas, com os objetivos que o próprio aplicativo propõe.

Se interessou? A melhor parte do app da Medway é que você consegue começar a experimentar de graça! Ainda não é aluno do Extensivo São Paulo? Não tem problema! Você pode ter acesso imediato a mais de 3 mil questões, além de poder criar até 3 trilhas personalizadas e acessar provas antigas dos últimos 2 anos de mais de 15 instituições. Clique AQUI para saber mais sobre o aplicativo da Medway e começar a usar!

Trello

Já mencionado antes aqui no blog, o Trello é uma ferramenta para celulares e computadores projetada para auxiliar seus usuários na organização de tarefas e estabelecimento de prioridades. Basicamente, ele te permite colocar etiquetas para facilitar a visualização do que é importante e/ou urgente

Vale notar que isso inclui não só atividades relacionadas ao estudo para a residência, mas também coisas como tarefas domésticas. Ter essa visão global de todas as tarefas que precisa fazer é um grande diferencial para que seu plano de estudos seja o melhor possível.

Meu Controle de Ponto

Diferentemente do Trello, cujo foco é na organização, o Meu Controle de Ponto é o site que, na hora de criar plano de estudo online, vai te ajudar a fazer o controle do seu tempo durante as tarefas.

A ideia do site é que o usuário acompanhe o tempo efetivamente gasto em cada atividade. Isso te lembra algo? É o mesmo princípio das Horas Líquidas Produtivas, o método de estudos que recomendamos aqui na Medway! 

Esse tipo de sistema permite que você saiba exatamente quanto tempo consegue manter a concentração, quanto tempo leva para fazer determinados exercícios ou ler um capítulo de apostila, e adaptar seu plano de estudos a partir disso.

Ele pode também definir horários de pausa, quantidade mínima e máxima de estudo, alertas para quando ultrapassar o tempo em uma atividade e tempo de tolerância. Ao final, você “bate o ponto” e confere os dados!

Calendário

Essa não tem muito mistério, e você pode usar a própria agenda do Google, que já é instalada na maioria dos celulares. A ideia, nesse caso, é simplesmente a de manter marcados os dias importantes da sua jornada de estudos — simulados, provas e por aí em diante. 

Ter perspectivas de tempo é importante, e muitas vezes a pressão — não excessiva — de uma data limite pode servir como motivação para os estudos.

Evernote

Outra ferramenta que também já mencionamos anteriormente, no nosso post com os melhores apps para estudar para a residência é a nossa dica final: o Evernote!

Para quem quer criar um plano de estudo online, o Evernote é uma das grandes referências. É bem possível que muitos de vocês já conheçam o aplicativo, pelo menos por nome, mas nem todo mundo conhece tão bem as funcionalidades dele — e com razão: são muitas!

No Evernote você pode, por exemplo, armazenar e pesquisar anotações e checklists que você fizer, organizar documentos, fotos, áudios e artigos da internet, discutir com outras pessoas sobre seu trabalho e mais um monte de funcionalidades que você aprende melhor na prática. Vale notar que tudo isso pode ser feito por diversos dispositivos, pois o Evernote suporta tanto smartphones quanto tablets e computadores.

Planilhas Google

Essa era uma dica que você já devia estar esperando, mas não podemos deixar de trazer. Afinal, nos estudos para a residência você vai precisar usar esse recurso uma hora ou outra. Seja para criar o seu guia estatístico, para organizar sua semana ou fazer checklists! Quando falamos no Planilhas, o interessante é que você pode aproveitá-lo para diversas funções — inclusive algumas que as outras ferramentas que listamos já trazem. Daí, o que vale é o gosto. Se você já está acostumado com a interface e as funcionalidades do aplicativo, talvez ele seja a melhor escolha para alguns fins.

como criar plano de estudo online para residência

Enfim, é isso! Você já pode criar um plano de estudo online

Você deve ter notado que, quando se pensa em criar um plano de estudo online, o celular é uma das ferramentas que mais tangencia o tópico. É essencial que o candidato tenha a disciplina de saber usar essas ferramentas, pois a tecnologia também pode distrair e atrapalhar.

Se julgar necessário, a nossa “dica bônus” é a de desinstalar, ou pelo menos silenciar, os aplicativos de redes sociais, seja durante o período de estudos ou num geral. 

E pra finalizar: aqui na Medway, a gente tem a missão de te ajudar a entrar na residência que você realmente quer! Por isso, não pensa duas vezes e vem conhecer o Extensivo São Paulo, nosso curso preparatório que rola durante o ano todo e oferece videoaulas com os conteúdos que você precisa saber pra ser aprovado nas instituições mais concorridas de SP. 

Além das aulas, temos o já mencionado app da Medway, com milhares de questões comentadas e provas na íntegra, guias estatísticos com os temas que mais caem nas principais provas e um bônus massa: acesso ao Intensivo a partir de julho de 2021! Pra conhecer todas as vantagens do Extensivo e garantir sua inscrição, clique aqui!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.