Como estudar sozinho para a prova de residência médica?

Depois de concluir a faculdade e de selecionar uma especialidade médica, chegou a hora de se preparar para a residência. Esse é um ponto de virada para a sua carreira (e para a sua vida!) e exige bastante preparação. Mas como estudar sozinho para residência médica?

Antes de dar esse passo, o ideal mesmo é saber como é a rotina de quem decide seguir por conta própria. Somente assim você terá uma dimensão do que isso significa — e poderá dizer se é a melhor alternativa.

Por isso, veja o que envolve aprender como estudar sozinho para residência e descubra a verdade sobre essa decisão!

Mas antes, eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica do próximo ano! Em breve, vamos abrir inscrições para a Mentoria 2022, nosso curso que ensina as melhores metodologias de estudo e te ajuda a potencializar seus resultados. Pra explicar a fundo o que a Mentoria oferece, faremos uma live no dia 22 de novembro, na qual também vamos oferecer condições especiais para quem quiser voar nas provas de residência médica em 2023! Pra ficar por dentro das novidades do curso, inscreva-se na nossa lista de espera. Bora brilhar na residência!

Tem como estudar sozinho para residência médica?

Possível, é. O problema é que essa pode ser uma tarefa bem desafiadora, porque as provas de residência abordam uma infinidade de temas, com um grau de dificuldade bastante aprofundado. A grande quantidade de matéria associada às outras obrigações do cotidiano e à expectativa de aprovação tornam tudo mais complicado.

Inclusive, a maior dificuldade está na necessidade de executar tarefas que não têm a ver, exatamente, com a preparação. Você vai precisar planejar os estudos de forma ampla para que realmente faça sentido e seja possível cobrir todas as bases.

A questão é que tudo isso consome um tempo que deveria ser usado na preparação “de verdade”. Também entram aqui as dificuldades que a maioria dos candidatos têm de priorizar os assuntos corretos, direcionado principalmente pelo perfil estatístico de cada instituição. 

Como é o estudo para a residência por conta própria?

Antes de decidir se “arriscar” por esse caminho, vamos entender como é a rotina de quem decide atuar por conta própria. Para saber como estudar sozinho para residência médica, é necessário reconhecer três fatores principais: teoria, disciplina e prática. Veja como eles funcionam em uma situação como essa.

Material teórico

Se você decidir estudar sozinho, vai precisar de um material teórico para ter chances reais de sucesso. Isso vai exigir a busca entre cursinhos, para selecionar qual é a opção mais completa e, principalmente, viável de entender por conta própria. Lembre-se de que não há como tirar dúvidas nesse caso, então o material de apoio deve ser robusto.

Autodisciplina

Não, ninguém vai pegá-lo pela mão e obrigá-lo a estudar para a residência em nenhuma hipótese. Porém, quando você está por conta própria, tudo é sua responsabilidade — da criação do cronograma ao cumprimento dele. Com o cansaço, a desmotivação pode bater e aí será preciso ter doses ainda maiores de autodisciplina.

Colocando em prática com questões

A prova de residência médica é muito abrangente e não há como se preparar apenas lendo infinitas páginas. Será necessário encarar questões para treinar, reconhecer dificuldades e afinar certos aprendizados. Por isso, também vai precisar correr atrás de um banco de questões que seja bom e completo — ou nada feito.

Por que buscar ajuda para se preparar?

Não é porque há como estudar sozinho para residência médica que você tem que seguir caminho. Afinal, é somente uma possibilidade — e, sinceramente, não acreditamos que seja a melhor. Infelizmente, existe uma grande diferença entre ser um bom aluno, ou ser aquele que leu o Harrison, o Sabiston e o Nelson, para o aprovado na residência dos sonhos. Será preciso usar um volume maior de energia para dar conta sozinho e todo esse esforço poderia ser direcionado para o aprendizado, que é o que importa.

Por isso, o recomendado é procurar ajuda para ficar pronto da maneira certa. Com um treinamento realmente focado e de resultados, sua preparação vai render muito mais — e as suas chances aumentam!

Pode acreditar: descobrir como estudar sozinho para residência médica não costuma ser o melhor caminho. A tarefa é difícil e exige mais energia que o necessário. Em vez disso, que tal buscar apoio e estrutura para focar apenas nos estudos?

Uma boa maneira de começar é pelo nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência. Com ele, você conhece todos os bloqueios mentais que atrapalham seus estudos e te impedem de ser aprovado na residência dos seus sonhos!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.