Se você está prestes a se candidatar à residência de uma das principais instituições do país, essa é para você! É hora de saber tudo sobre como é a moradia da USP-SP destinada a estudantes, uma alternativa que ajuda muita gente nesse período tão desafiador da formação médica.
É claro que existem algumas pequenas burocracias. E sim, é preciso passar por um processo seletivo. No entanto, para quem não quer abrir mão desse sonho, mas precisa de um empurrãozinho a mais devido à condição socioeconômica, vale muito a pena se aprofundar no assunto e conquistar o auxílio.
Portanto, vamos ao que interessa! A seguir, você tira todas as suas dúvidas sobre o assunto e descobre como dar o primeiro passo para viver nesse espaço enquanto cursa uma especialidade.
Para viver na moradia para residentes, você precisa passar por um processo seletivo. Tenha em mente que você concorrerá com pelo menos 1.600 candidatos em busca de uma vaga.
Basicamente, esse processo envolve apenas a comprovação da sua situação socioeconômica, então a prova fica apenas para residência mesmo. O edital é divulgado no começo do ano, no máximo até meados de fevereiro, e por lá você pode conferir toda a documentação necessária para essa avaliação.
Você também deverá preencher algumas informações e formulários que indicam seu interesse na vaga da moradia estudantil. Em seguida, uma equipe da própria instituição realiza a análise e classifica os candidatos.
Qualquer estudante da instituição que se encaixe nos critérios socioeconômicos estabelecidos tem direito à moradia da USP. É importante lembrar que ela é oferecida de forma gratuita, e tem como principal objetivo contribuir para a diminuição da evasão de cursos, inclusive da residência, por dificuldades financeiras. Além disso, as vagas são distribuídas para estudantes de todo o Brasil.
O morador fica alocado na moradia durante todo o seu período de estudos, então sim, você terá total tranquilidade em relação a isso até o fim da residência. Caso alguma mudança aconteça, os alunos são devidamente informados para que possíveis ajustes sejam feitos e seu direito de auxílio continue a ser assegurado.
É importante lembrar que todas as vagas da moradia estão sempre preenchidas, em sua totalidade. Essa é uma exigência para que ela continue funcionando, então realmente é muita gente dividindo um único espaço. O que não é sinônimo de desconforto, muito pelo contrário. Algumas informações a respeito dessa moradia podem te surpreender!
Mas, afinal, como é a moradia estudantil da USP-SP para os residentes? Veja como tudo funciona neste espaço!
O alojamento para os residentes é composto por um prédio de 8 andares, que conta com 18 quartos por andar. Cada um desses quartos tem duas camas, dois armários, uma mesa de estudos e um banheiro.
Mas não se preocupe, os alunos não são obrigados a ficarem reclusos somente em seus quartos. A moradia dispõe de vários outros ambientes de estudos, seja no térreo quanto espalhados pelos andares.
Além disso, você pode receber visitas. O prédio tem duas salas de recepção exclusivas para essa finalidade, então é possível bater um papo com amigos ou rever a família em seus momentos de descanso e lazer por ali mesmo.
E o que é oferecido na moradia estudantil? Acredite, você ainda conta com mais alguns benefícios que contribuem para seu conforto e bem-estar enquanto você é um residente da USP-SP. Veja só!
Todos os residentes têm direito a café da manhã na própria moradia, de 06h30 às 09h30. Ou seja, essa refeição já está inclusa em sua rotina, e não é algo com o que você precisará se preocupar.
O almoço e o jantar, por sua vez, estão disponíveis no restaurante universitário, e são refeições acessíveis também para os demais residentes do complexo. Nesse caso, contudo, é preciso realizar o pagamento de uma pequena taxa.
Vale a pena buscar informações a respeito de outros tipos de auxílio que a instituição possa oferecer, como o auxílio para alimentação. Ou então, ser bem organizado com suas finanças para continuar a fazer refeições de qualidade e se alimentar bem, dentro ou fora do restaurante universitário.
A moradia estudantil da USP-SP tem um serviço de limpeza completo. Todos os quartos e banheiros são higienizados diariamente, e o lixo também é retirado.
As roupas de cama e banho passam por uma mudança semanalmente, e há uma limpeza mensal que é mais profunda. Para completar, os alunos podem aproveitar o serviço de lavanderia: são 25 peças de roupa lavadas por aluno semanalmente.
As visitas não podem subir aos quartos. Porém, como você viu, as salas para recepcionar quem você quiser estão sempre disponíveis, e dá sim para curtir bons momentos por lá.
Além disso, a interação também se dá com os próprios colegas que dividem o complexo. No terceiro andar, por exemplo, existe uma cozinha compartilhada e um amplo ambiente para refeições. Você pode usar geladeira, fogão, sanduicheira e demais utensílios de cozinha e pia à vontade, e ainda trocar uma ideia com o pessoal durante as refeições.
É importante lembrar que esses itens podem mudar ao longo do tempo. No entanto, ainda assim há bastante coisas disponíveis que contribuem para que a rotina do residente seja mais fluida, e para que ele tenha segurança e conforto enquanto se prepara para o futuro.
Enfim, é isso! Agora você já sabe tudo sobre a moradia da USP-SP e pode pensar em concorrer a uma vaga muito em breve. Mas será que está pronto mesmo para se tornar o próximo residente da instituição?
Se você está em busca de um incentivo a mais para conquistar esse objetivo, conte conosco. Nosso Semiextensivo São Paulo já está em pré-venda, então inscreva-se e mergulhe nessa jornada intensa de estudos com a gente!
Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo." Siga no Instagram: @mica.medway