Carregando

Como é a prova de título de Ortopedia? Saiba mais!

Para se tornar um médico ortopedista renomado, a experiência é importante, assim como prestar um atendimento humanizado e prezar pela qualidade de vida dos pacientes. Mas passar na prova de título de Ortopedia sem dúvida alguma traz prestígio para seu currículo e garante a confiança de pacientes e contratantes em seu trabalho.

Se você concluiu ou vai concluir a residência médica na especialidade, está a um passo de conseguir mais essa conquista. No entanto, a gente adianta que ela envolve um processo bastante desafiador, que exige preparo e estudo. Afinal, você precisará comprovar seus conhecimentos e habilidades de maneira aprofundada.

Mas nada de se desesperar! A seguir, você confere uma explicação completa sobre essa etapa da sua formação profissional e tira todas as dúvidas a respeito do assunto. Bora lá? Vem com a gente!

Como é a prova de título de Ortopedia?
Saiba como é a prova de título de Ortopedia

O que é a prova de título de residência médica

Antes de falar sobre a prova de título de Ortopedia, você sabe exatamente do que se trata uma prova de título de residência médica? Bem, como o próprio nome diz, somente quem concluiu a residência pode participar. Agora veja mais detalhes a seguir!

Como é a prova

Esse é um exame anual, divulgado oficialmente via edital e oferecido para a grande maioria das especialidades médicas. O processo pode contar com provas teóricas e práticas, algo que varia de acordo com as exigências de cada especialidade.

Além disso, cada edital apresenta critérios específicos, para além da conclusão da residência. Mas, em geral, os principais são: ter uma especialização na área (como uma pós-graduação, por exemplo), e ter tempo de atuação na área de sua especialidade.

As provas são desenvolvidas e aplicadas pelas associações de especialistas. Por isso, o peso para cada critério e tipo de prova é diferente, ainda que boa parte dos editais se assemelhem. Em relação ao conteúdo, o próprio edital traz uma bibliografia indicada para que o candidato estude.

Por último, algumas especialidades exigem uma terceira etapa no processo seletivo, além das provas. Ela consiste na avaliação de currículo, que, em alguns casos, acompanha arguição.

O que cai

Todas as questões são, obviamente, direcionadas para temas aprofundados da especialidade em questão. As provas teóricas costumam ser objetivas, de múltipla escolha, em um sistema também similar às provas da residência médica, mas com um nível muito maior de dificuldade.

As provas práticas, por sua vez, envolvem situações clínicas, que podem ou não ter a apresentação de imagens, gráficos ou outros materiais de mídia. Depois de analisá-las, o candidato pode desenvolver sua resposta por escrito.

Prova de título de Ortopedia

Deu para entender a pegada desse exame? Se sim, é hora de saber os detalhes sobre a prova de título de Ortopedia, para tirar de letra mais uma fase da sua carreira médica. Confira!

Como é a prova de título de Ortopedia

A prova de título de Ortopedia é realizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), juntamente à Associação Médica Brasileira (AMB). Normalmente, é aplicada no segundo semestre do ano, entre os meses de setembro e outubro.

Para fazê-la, o candidato precisa ter concluído sua residência médica na especialidade em programa credenciado pelo MEC, ou ter realizado especialização médica em instituição credenciada pela SBOT e ter prática comprovada de 6 anos.

Na última edição, a prova teórica contou com 100 questões de múltipla escolha, e os candidatos tiveram 4 horas para respondê-las. Para ser classificado, foi preciso computar 50% de acerto, ou seja, assinalar 50 questões corretamente para passar para a segunda fase. Ela foi aplicada online, mas isso pode mudar nos próximos anos.

A prova prática, porém, foi realizada presencialmente. Os candidatos passaram por uma prova de exame físico, com 10 situações sobre Ortopedia e Traumatologia e duração de 45 minutos. Depois, fizeram a prova de habilidades, com mais 10 situações e outros 45 minutos para responder.

Quem procurava pontuação extra também teve uma chance. A SBOT permitiu o envio de trabalhos científicos que, se correspondessem a todos os critérios em edital, acrescentavam mais um ponto ao total obtido pelo candidato. No final, o total de pontos que poderiam ser conquistados seriam 10.

Para ser aprovado no exame, o candidato precisa apresentar nota final igual ou superior a 6 pontos inteiros, sendo que é fundamental ter, no mínimo, 50% de acertos em cada uma das três provas do exame (teórica, exame físico e habilidades). Se reprovado, há a possibilidade de repetir o exame no ano seguinte sem problemas.

Essa é, provavelmente, uma das provas de título de Medicina mais exigentes entre as especialidades. A residência médica em Ortopedia também é assim, então, não poderia ser diferente.

Se você ainda está na graduação mas sente certo interesse pela área, vale a pena se aprofundar sobre o que faz o Ortopedista e quanto ganha esse profissional no Brasil. Com essas informações em mãos, você conseguirá planejar melhor seu futuro na Ortopedia e chegar mais longe, com a obtenção desse título.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)

Como você viu, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) é a responsável pela prova de título de Ortopedia. Contudo, essa não é a única função exercida pela associação.

Pelo contrário: com 27 unidades regionais espalhadas pelo Brasil, 80 anos de atividades e 13 mil médicos registrados, a SBOT desenvolve um trabalho muito importante para incentivar a inovação, o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento cultural da especialidade.

Ela também se coloca à disposição para defender e garantir os direitos dos profissionais da área e está à frente de eventos importantíssimos para os especialistas, como o Congresso Anual.

Além disso, toma conta de publicações como o Jornal da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e a Revista Brasileira de Ortopedia. Ou seja, o ortopedista associado tem todo apoio necessário para continuar a exercer bem seu trabalho. Demais, né? 

Curtiu saber mais sobre a prova de título de Ortopedia?

Gostou de saber mais sobre a prova de título de Ortopedia? Se essa é a especialidade dos seus sonhos, saiba que para chegar até ela, há muito trabalho e dedicação envolvidos. A começar pelo período de residência médica, que não é moleza, e que tem processos seletivos bastante puxados e exigentes.

Mas a gente pode te ajudar a passar por ele e conseguir bons resultados. Na Academia Medway, você encontra uma série de materiais e guias essenciais, que vão ajudar você nos próximos passos da preparação. Acesse!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.