Carregando

Como estudar em casa para a prova do R3 de Clínica Médica

Fala, pessoal! Hoje vamos dar algumas dicas de como estudar em casa para a prova do R3 da Clínica Médica. Com a pandemia da Covid-19, muita gente teve que se adaptar. Sair de casa não era uma opção, então estudar por lá se tornou parte da rotina de um monte de estudantes de Medicina. E pode acreditar: há quem curta esse esquema mesmo agora que a vida tem sido retomada aos poucos.

Saiba como estudar em casa para a prova do R3 de Clínica Médica
Saiba como estudar em casa para a prova do R3 de Clínica Médica

Se esse é o seu caso, você está no lugar certo! Essa é uma etapa bem concorrida da residência médica e que exige muita dedicação, principalmente porque é provável que você tenha que conciliar essa preparação com outras responsabilidades e compromissos.

Mas calma, que para tudo tem um jeito, e agora você vai ver como tirar o máximo de proveito do conteúdo no conforto do lar e com bons resultados. Bora?

Algumas dicas de como estudar em casa para prova do R3 de Clínica Médica

Com algumas dicas você vai se dar bem, outras nem tanto. O importante é experimentar e descobrir o que mais funciona para estudar no conforto de seu lar para as provas de residência. Comece por essas aqui!

Defina metas diárias e semanais

No R3 de Clínica Médica, você precisa focar em temas mais específicos. Por isso, defina metas diárias e semanais para conseguir cobrir todo o conteúdo.

Você pode usar aplicativos no celular para marcar o tempo de estudos, planilhas para organizar seus horários e qualquer outra ferramenta tecnológica que monitore seu desempenho. Dessa forma, saberá onde fazer ajustes e o que fazer para render mais.

E mais uma coisa! Suas metas devem ser traçadas dentro do tempo disponível até o dia da prova. Então, comece a estudar com o máximo de antecedência que puder, para não deixar nada acumular.

Se necessário, realize ajustes conforme avança nos estudos. Seu objetivo deve ser sempre finalizar o que se propôs, mas caso isso não dê certo (afinal, imprevistos acontecem) não se pressione. Simplesmente reajuste o calendário e siga em frente.

Para estudar em casa, faça um bom plano de estudos

Para que suas metas deem certo, você precisa de um bom planejamento de estudos. Pesquise sobre o que é mais recorrente na prova de R3 da sua instituição de escolha e monte o cronograma de acordo com essas informações.

Analise bem a subespecialidade clínica que você deseja seguir e quais são suas exigências. Assim, você planeja com mais rigor e segue a proposta da mesma maneira.

Além de repassar o conteúdo, não se esqueça de que estudar por questões é uma dica valiosa também nessa fase da residência médica. Portanto, pesquise por provas de edições passadas e mande ver.

Inclua, para completar, as aulas e vídeos a que você quer assistir. Com isso, você pode dar uma sequência lógica para o plano e encaixar melhor cada atividade conforme seu tempo e necessidade de revisão.

Mude de ambiente ao longo do dia

Estudar dentro de casa para a prova do R3 é desafiador. Muitas vezes, a matéria pode ficar pesada e cansativa: são muitas aulas, apostilas, questões e conteúdo para ver e rever. É normal sentir sua atenção se dissolver aos poucos, e tá tudo bem, desde que você não deixe a peteca cair. 

Aproveite esse tempinho de distração e mude de ambiente ao longo do dia. Assim, você pode recuperar sua concentração ao adquirir mais conforto e respirar novos ares. Lembre-se, apenas, de escolher locais arejados, com boa iluminação e, é claro, silêncio. 

Caso a galera da sua casa não esteja muito colaborativa, converse abertamente, explique seus objetivos e peça a ajuda de todos nesse momento importantíssimo para sua carreira médica.

Adapte seus estudos à sua rotina e faça pausas

A rotina no R2 é intensa e, para fazer a prova do R3, você precisará começar a se preparar ainda com as atividades em curso. Ou seja, terá muitas responsabilidades e compromissos para além dos estudos.

No entanto, nada de desespero! A melhor coisa a se fazer é adaptar seus estudos de acordo com sua rotina e seus horários, respeitando seu corpo e seus limites. Ao longo dos estudos, não force quando bater o cansaço. Procure sempre fazer pausas, seja para beber água, se alimentar ou mesmo assistir a um episódio da sua série favorita e se recuperar.

Outra coisa: não adianta virar noites e noites, não descansar direito e ficar sem dormir. Priorize o sono, para ter disposição e fazer tudo o que precisa em seu dia, sem deixar de ter tempo de qualidade para estudar. Senão, você não vai absorver nada e ainda passar o dia fazendo suas atividades de qualquer jeito.

Procure um bom curso para guiar seus estudos

Por último, mas não menos importante, procure um bom curso para guiar seus estudos. Ele deve ter aulas bem direcionadas para o R3 em Clínica Médica, um conteúdo programático objetivo e completo e, de preferência, videoaulas com médicos especialistas.

Seguir o curso, além de ser ótimo para mergulhar na preparação, ainda ajuda a manter sua disciplina e rotina nos estudos. Afinal, você sempre terá que acessar a plataforma, assistir às aulas e fazer resumos ou questões, em uma ordem específica de temas.

A Medway tem um extensivo especial que cumpre todos esses pré-requisitos. E ainda oferece muito mais, para suprir suas necessidades em relação aos estudos e te levar rumo à aprovação. Vale a pena saber mais a respeito e garantir sua matrícula!

Outro detalhe importante: se você tiver dúvidas recorrentes, no nosso app tem um suporte oferecido por um timaço de professores, que esclarecem tudo individualmente. É ou não é tudo de bom esse curso?

Pronto, agora você já sabe como estudar em casa para prova do R3 de Clínica Médica

É isso aí! Agora você sabe exatamente como estudar em casa para prova do R3 de Clínica Médica, aproveitar bem seu tempo e conseguir dar conta do conteúdo. Portanto, não perca tempo e comece a colocar o que viu por aqui em prática.

Quanto antes você começar, mais rápido terá a aprovação que tanto deseja! Gostou das dicas de como estudar em casa para prova do R3 de Clínica Médica? Já que você está no clima, continue a ver mais sobre o assunto: descubra quais são os ciclos do R3 e como funcionam!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.