Carregando

Como evitar o nervosismo no dia da prova de residência?

É natural sentir aquela ansiedade quando algo muito importante está para acontecer ou quando você tem uma responsabilidade muito grande em mãos. Errado é deixar que isso te domine, tire seu foco e atrapalhe seu desempenho, concorda? Por isso, aqui temos algumas dicas importantes para você aprender como evitar o nervosismo no dia da prova de residência

Como evitar o nervosismo no dia da prova de residência?
Como evitar o nervosismo no dia da prova de residência?

Vamos falar sobre esse assunto hoje porque a residência médica é um dos momentos mais importantes da carreira acadêmica, e a concorrência e a pressão para passar costumam assustar até mesmo o candidato mais bem preparado.

Então, vamos lá? Se acalmar é mais fácil do que parece e pode acreditar: isso faz muita diferença na sua aprovação. Veja só o que fazer para mudar seu mindset e fazer uma boa prova!

Algumas dicas de como evitar o nervosismo no dia de prova

As dicas de como evitar o nervosismo no dia de prova são bem variadas. Algumas podem funcionar mais para você do que outras, porém não deixe de tentar colocar cada uma delas em prática. Assim, é possível criar uma atmosfera mais saudável não somente em relação à residência, mas aos estudos de forma geral, e até mesmo descobrir novos hábitos e comportamentos. Segue o fio!

Fique perto das pessoas que te apoiam

Para começar, esteja sempre ao lado de pessoas que te apoiam! Seus pais, sua família, seus amigos e seus colegas de classe mais próximos. Inclusive, esses dois últimos grupos podem conter pessoas que estão passando pelo mesmo que você

Então, esse apoio mútuo será de grande ajuda. Tente conversar sobre assuntos mais leves e tranquilos, para não focar tanto no compromisso com a prova e relaxar um pouco a mente.

Também procure aceitar e receber de coração as palavras de incentivo e boa sorte que virão. Saber que existe muita gente que torce pelo seu futuro é tão revigorante quanto a certeza de dominar o conteúdo e garante mais confiança ainda na hora da prova.

Evite discussões desnecessárias

Nada de momentos de estresse perto da hora da prova. A intenção é manter a calma e deixar outros problemas em segundo plano, para que não se tornem uma distração justo em um momento tão relevante para sua vida acadêmica e profissional. Se você conseguiu estudar apesar de circunstâncias críticas e chegar até aqui, também conseguirá manejar uma situação do tipo.

Se alguém tentar retomar um assunto incômodo, seja firme e peça para que a conversa aconteça em outro momento. Procure também não responder a provocações ou entrar em discussões de terceiros, mesmo que sejam familiares ou amigos.

Caso o nervosismo comece a dominar e você inicie uma conversa mais acalorada, faça uma pausa e respire fundo. Foque, mais uma vez, em falar sobre a questão depois, por que isso não apenas te desconcentra da prova, mas também impede uma resolução inteligente do problema.

Não tente aprender conteúdos novos no dia da prova

Outra coisa importante entre as dicas de como evitar o nervosismo no dia da prova de residência é: não tente, de maneira alguma, aprender conteúdos novos no dia da prova! Isso só vai encher a sua cabeça com novas informações que mal serão absorvidas.

E, ainda por cima, que podem gerar confusão em relação a temas que você já domina. Se você não teve tempo de estudar tanto quanto imaginava ou descobre que algo ficou de fora de seu cronograma, por mais difícil que seja, esqueça!

O ideal é que você se concentre de verdade naquilo que sabe e faça o seu melhor para compensar uma ou outra matéria que não domine tanto. Até porque, não se esqueça de que é impossível saber tudo em provas de residência, e mesmo que certos temas sejam recorrentes, sempre existem surpresas. Foque em fazer o seu melhor e isso bastará.

Arrume suas coisas na véspera da prova

Não deixe para arrumar pertences e itens que serão necessários no dia da prova em cima da hora. Você pode acabar se esquecendo de algo por causa do nervosismo, ter que voltar para buscar e ainda arriscar perder o horário. E, por consequência, a chance de fazer o exame.

No dia anterior, abra o edital, leia as cláusulas com atenção mais uma vez e, de acordo com as orientações, separe tudo. Canetas, documentos, comprovantes de inscrição, água, máscaras e o que mais estiver permitido, sem deixar de prestar a atenção em exigências específicas, como corpo de caneta transparente, cor da caneta, e assim por diante.

Depois, confira mais uma vez ou peça para um amigo ou familiar ajudar nessa missão. Dessa forma, você tem a tranquilidade de que tudo está em ordem e tira mais uma preocupação da cabeça antes da prova.

Pratique atividades que costumam te acalmar

Por fim, que tal se dedicar a algumas atividades que trazem aquela calma para você? Ouvir música, ler um livro e praticar exercícios físicos são algumas opções do que fazer para se distrair um pouco e mandar a ansiedade embora.

Para completar, elas ainda são responsáveis por ativar no cérebro os hormônios do bem-estar. Que contribuem, também, para o seu humor, concentração e trazem a sensação de prazer e alegria.

Por mais que a prova seja difícil e demande muito foco, se sentir bem pode ajudar a encará-la com mais otimismo. Um complemento essencial para sua dedicação aos estudos, então o resultado será positivo, sem dúvidas!

Pronto! Agora você já sabe como evitar o nervosismo no dia da prova de residência

É isso aí! Com essas dicas, você sabe exatamente como evitar o nervosismo no dia da prova de residência médica. E pode aplicá-las sempre que surgir algum desafio em sua carreira, para ficar mais tranquilo e ter mais controle emocional, algo muito importante para um médico de qualquer especialidade. Partiu colocar em prática?E se estiver a fim de curtir mais dicas para melhorar sua performance e seus resultados nos processos seletivos de residência, baixe o Aplicativo Medway e se inscreva na Mentoria 2022. Por lá, você encontra conteúdos e estratégias incríveis que vão te ajudar a ir ainda mais longe!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.