Como preparar o ambiente de estudos para residência médica

Conteúdo / Residência Médica / Como preparar o ambiente de estudos para residência médica

Está na função para conquistar uma vaga na instituição dos sonhos? Se sim, você sabe que nessa hora toda dica é importante e faz a diferença. Inclusive aquelas que mostram como preparar o ambiente de estudos para residência médica!

Muita gente deixa esse detalhe passar, porque foca muito em conteúdo, material e aulas. E é claro que tudo isso é muito importante. No entanto, quando estamos em casa e vamos dedicar uma parte do dia para estudar, estar em um local adequado influencia demais em seu desempenho.

Quer ver só? Aqui você descobre algumas dicas valiosas para deixar tudo em ordem e render muito, sem perder a concentração em nenhum momento. Bora!

Invista em conforto, mas até certo ponto

A primeira coisa a se fazer é investir em conforto. Aposte em um espaço confortável: com aquela cadeira que faz bem para sua coluna e uma mesa que caiba tudo o que você precisa usar.

Além disso, o lugar deve ser bem arejado, iluminado e ventilado, para que nenhum impasse incomode você durante a jornada de estudos. Mas é importante ter atenção nas escolhas.

Tem gente que curte estudar no quarto e na cama, por exemplo, no entanto o risco de se sentir extremamente confortável e cair no sono é grande. Por isso é bom não ultrapassar esses limites e deixar colchões, almofadas e travesseiros para outro momento.

Até porque, ter um momento de descanso depois das sessões de estudo é muito importante. Então logo você terá a oportunidade de dormir de verdade e acordar preparado para mais uma rodada.

Organize o espaço de estudos para residência médica

Em seguida, lembre-se de que é indispensável organizar seu espaço. Deixe somente os materiais necessários para o estudo ao seu alcance: apostilas, computador, rascunhos, resumos, cadernos e canetas são suficientes.

Lembre-se também de conferir se pegou tudo o que vai precisar para aquele assunto ou matéria. Assim você evita se levantar toda hora para buscar algo. Se pretende estudar mais de um assunto, pode ser interessante organizar tudo pela sequência que pretende passar.

Vale a pena evitar acessórios e materiais mais complexos ou diferentes, como canetas muito coloridas ou qualquer outro item que chame a atenção. Tenha em mente que o foco será determinante para você se dar bem.

O silêncio é importante

Tudo bem que algumas pessoas funcionam bem com música na hora de estudar. Ou que não se importem tanto com algum ruído da rua ou em casa. Em alguns casos, o barulho é até mesmo inevitável, dependendo de onde você estiver.

Contudo, o silêncio é importante. Quando estudamos, há muitas informações para assimilar e associar, e um ambiente tranquilo permite que você faça isso com muito mais facilidade.

Sem dizer que as chances de se distrair com algo ficam muito menores. Na medida do possível, quanto mais silencioso estiver o local, mais você vai conseguir se concentrar e no final poderá até mesmo se surpreender com a quantidade de temas que conseguiu cobrir em um curto período.

Invista em praticidade

Tenha um espaço que seja fácil de ser montado e desmontado. Se você precisa arrumar muitas coisas na hora de estudar, isso pode tanto servir como um desestímulo quanto como uma forma de se distrair. Se você compartilha o ambiente com alguém, pode combinar algum esquema ou reservar algum espaço perto do ambiente para guardar tudo de um jeito mais prático.

Da mesma forma, quanto menos coisas você precisar guardar ou retirar após os estudos, melhor. Essa é uma maneira de evitar perder tempo com a etapa de organização no futuro e deixar tudo pronto para a próxima sessão de estudos.

Só tome cuidado para não acumular lixo ou papéis desnecessários por ali. Senão você ainda terá que fazer uma boa limpeza antes de se preparar para estudar, e aí a perda de tempo será a mesma.

Elimine distrações e foque em seus estudos para residência médica

Quando se trata de distrações, na hora dos estudos para residência médica também é importante deixar o celular de lado. Coloque no silencioso ou deixe em outro cômodo para não ficar tentado a dar uma espiada quando uma notificação chegar.

Se possível, silencie também notificações e programas no computador, já que essa é uma ferramenta muito usada para estudar. Desligue a televisão e qualquer outro aparelho que possa atrapalhar você. Evite também usar itens de papelaria muito espalhafatosos ou diferenciados, que possam demandar tempo para uso.

Caso tenha mais gente em casa, avise que você vai estudar. Assim, ninguém te chama sem necessidade ou atrapalha sua linha de raciocínio com alguma conversa.

Tenha um papel em mãos

Durante o estudo, é comum que surjam pensamentos sobre tarefas ou compromissos. Para evitar interrupções e manter o foco, ter um papel à mão é uma solução prática.

Escrever rapidamente essas informações permite que você as registre sem precisar recorrer ao celular ou perder tempo procurando onde anotar. Além disso, o ato de escrever à mão costuma ajudar na memorização.

Sem dizer que assim é bem mais fácil continuar sua sessão de estudo de forma contínua e eficiente, sabendo que suas obrigações estão registradas para serem realizadas posteriormente. Ter um papel em mãos é uma prática simples, mas eficaz, que contribui para a organização e produtividade durante os estudos.

Ah, e se você estiver no computador quando essa lembrança surgir, controle-se. Evite usar sites de busca ou de agenda e recorra ao papel mesmo assim. Mais tarde, quando você estiver em seu tempo livre, você pode fazer isso com mais calma e com a atenção necessária também.

Agora você já sabe como preparar o seu ambiente de estudos para residência médica!

É isso aí! Com essas dicas infalíveis, você terá um ótimo ambiente para se dedicar aos estudos para residência médica. E, na verdade, elas são aplicáveis para qualquer tipo de estudo que você venha a fazer ao longo da sua vida acadêmica e profissional, portanto, aproveite! Você logo verá quantos resultados vai ter com coisas tão corriqueiras de se colocar em prática.Sabe o que mais pode te ajudar no caminho em busca da sua vaga na residência? O Semiextensivo da Medway, que já está em pré-venda. Não perca tempo: faça a sua inscrição e venha estudar com a gente!

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando