Comer bem é muito importante para manter um corpo saudável e ativo. Vale ressaltar que o que você come influencia diretamente na sua disposição e na concentração, o que é fundamental para quem tem uma rotina de estudos intensa para residência médica.
O que muita gente não sabe é que a alimentação também está diretamente relacionada à memória e à sua capacidade de absorção do conhecimento. Assim, ela pode influenciar diretamente nos seus resultados. Continue acompanhando esse conteúdo e veja como uma alimentação saudável pode te ajudar nos estudos. Vamos lá?
Para quem está estudando para residência uma boa memória é fundamental. Afinal, além do conteúdo ser extenso, há diversos detalhes que precisam ser absorvidos para obter um bom resultado.
Nesse contexto, uma alimentação saudável pode te ajudar nos estudos. Pesquisas realizadas pela Academia Americana de Neurologia concluíram que os alimentos ricos em flavonoides contribuem ativamente para evitar o declínio da memória por meio da neutralização dos radicais livres.
Os estudiosos concluíram que o declínio cognitivo era menor em quem tinha uma dieta rica em alimentos como: couve, espinafre, feijão, brócolis, tomate, maçã, laranja, azeite e pera.
Mais do que os flavonoides, alimentos ricos em ômega 3 também são grandes aliados de uma boa memória. Portanto, com o objetivo de facilitar a memorização, invista em: peixes, linhaça, morangos e castanhas.
Dessa forma, além de auxiliar você na preparação para residência médica, comer bem colabora fortemente para proteger sua memória ao longo dos anos e evitar que ela se deteriore conforme for envelhecendo.
Comer significa muito mais do que acabar com a sensação de fome. Nutrir o corpo consiste em ingerir nutrientes para gerar energia e garantir o melhor funcionamento possível do organismo.
E a gente sabe que estudar para a residência médica e ainda dar conta de todas as atividades do dia a dia demanda muita disposição. Por isso, vale a pena incluir na sua dieta alimentos com potencial energético como banana, mel, abacate, cereais e alguns tipos de carboidratos.
Além disso, bebidas ricas em cafeína como o chá mate e o chá verde também são opções interessantes para quem não quer exagerar no café.
Esses alimentos contribuem para que você tenha mais energia e disposição para passar mais horas estudando.
Não basta ter energia e disposição para estudar. Você precisa também de foco e concentração, caso contrário vai ficar agitado e se dispersar com facilidade.
Ocorre que o nosso cérebro não consegue se manter atento a uma mesma atividade por muito tempo. E é nesse momento que alguns alimentos podem ajudar bastante.
Consumir energéticos naturais como chá verde, chá de canela e café, por exemplo, são opções muito mais saudáveis do que os industrializados.
O chocolate 70% também é um alimento bem completo, já que reúne flavonoides e cafeína; traz ainda bom valor energético para promover sua disposição.
Aqui, vale lembrar que uma alimentação saudável pode te ajudar nos estudos, mas é importante ter moderação. O excesso de qualquer um desses alimentos pode causar o efeito inverso e até mesmo prejuízos à sua saúde.
Para ter um bom desempenho na sua prova, é conveniente manter a tranquilidade. O estresse é um grande vilão dos candidatos, pois reduz seu rendimento, atrapalha a concentração e faz com que você se desconcentre e acabe errando questões que saberia fazer sem toda essa pressão.
Para isso, trabalhar a ansiedade faz parte da sua preparação para a residência médica e alguns alimentos podem ser ótimos aliados ao promoverem uma sensação de bem-estar e relaxamento.
Portanto, além de verduras, legumes e frutas, desfrute dos benefícios do cacau, banana e castanhas. Eles estimulam a liberação da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade e relaxamento.
Assim como uma alimentação saudável pode te ajudar nos estudos e fortalecer sua concentração, memória e bem-estar, alguns deles podem causar um efeito exatamente oposto.
Sendo assim, se você está se preparando para a residência e precisa do seu organismo em seu máximo rendimento, evite alimentos ricos em açúcar, gorduras e conservantes. Eles aumentam os processos inflamatórios, aumentam o cansaço e reduzem a concentração. Veja alguns deles a seguir:
Ainda, é importante não exagerar nos energéticos industrializados. Eles oferecem um pico de energia imediato, mas também tendem a causar um efeito rebote em igual velocidade, sem contar que são ricos em açúcar.
No dia da prova, é conveniente prestar ainda mais atenção ao que você vai comer. Afinal, ninguém quer correr o risco de ter uma indisposição, se sentir mal ou letárgico no dia da avaliação. Não se esqueça de que provavelmente você vai estar com um pouco de nervosismo. Isso afeta diretamente seu sistema gastrointestinal e também suas emoções.
Fuja daqueles alimentos que possam aumentar a atividade intestinal e a produção de gases como a couve e o feijão, assim como frutas com efeito laxante, como o mamão.
Se a prova for bem cedo, capriche no café da manhã, com frutas, pão integral e um bom café, por exemplo.
Se for na parte da tarde, opte por um almoço leve, com uma proteína magra, carboidratos integrais e legumes.
É válido destacar que você jamais deve ir fazer a prova sem comer! Isso pode causar uma queda de glicose ou baixa na pressão. Por isso, ainda que não faça uma refeição antes do exame, leve com você castanhas, chocolate 70%, barrinhas de proteína, frutas ou um sanduíche.
Uma alimentação saudável pode te ajudar nos estudos e impulsionar o sucesso na prova de residência médica! Comer bem mantém seu corpo funcionando adequadamente e garante a melhor performance para aguentar longas horas de dedicação. Ah, e se estiver em dúvidas sobre o que comer, sempre vale a pena consultar um nutricionista!
Está esperando o que para conquistar a tão sonhada residência? Aproveite que está visitando nosso blog e conheça o Extensivo Medway para arrasar nos estudos e superar a concorrência!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway