A classificação NYHA (New York Heart Association), é, na verdade, uma classificação funcional usada para predizer o prognóstico e a sobrevida de pacientes com Insuficiência Cardíaca (IC).
De maneira mais informal, iremos detalhar o grau dos sintomas dos pacientes com insuficiência cardíaca e como esses sintomas os afetam no dia a dia.
Há algumas décadas, a New York Heart Association dividiu os sintomas da IC em 4 classes funcionais:
Acima, está a tabela oficial NYHA que se encontra no site deles. Abaixo, você pode conferir a tradução do que está escrito acima.
Classe I | Assintomático. Paciente com cardiopatia estrutural definida e diagnosticada, porém sem sintomas e sem limitações para atividades físicas. |
Classe II | Levemente assintomático. Paciente apresenta sintomas desencadeados por atividades habituais. Ex: subir 1-2 lances de escada. |
Classe III | Sintomático. Paciente apresenta sintomas com atividades menores que as habituais. Ex: sintomas para tomar banho, comer, falar. |
Classe IV | Sintomático em repouso. |
Sem tratamento, a mortalidade em 1 a 4 anos é a seguinte:
Esses dados refletem e enfatizam a importância do tratamento precoce da insuficiência cardíaca.
É isso, pessoal! Esperamos que tudo tenha ficado claro e que você tenha compreendido o conteúdo!
Ah, e se quiser conferir mais conteúdos de Medicina de Emergência, dê uma passada na Academia Medway. Por lá, disponibilizamos diversos e-books e minicursos completamente gratuitos!.Pra quem quer acumular mais conhecimento ainda sobre a área, o PSMedway, nosso curso de Medicina de Emergência, pode ser uma boa opção. Lá, vamos te mostrar exatamente como é a atuação médica dentro da Sala de Emergência, então, não perca tempo!
Nascida em Santos em 1995 e formada pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) em 2019, agora cursa sua residência de Clínica Médica pela Secretaria Municipal de Saúde (SUS - SMS) em São Paulo. Seu próximo passo é entrar em Cardiologia, inspirada pela sua mãe, médica da área.