Carregando

Como usar exercícios de revisão nos estudos para a residência

Moçada, já escutamos muita, muita coisa dos nossos alunos — mas se tem uma que é especialmente frequente, são os relatos a respeito de dificuldades na fixação do aprendizado. É sempre bom lembrar: não há fórmula mágica no preparo para as provas de residência. Trata-se de uma jornada difícil, de esforço contínuo — e que exige estratégia. Ler livros e apostilas (o chamado estudo teórico) é importante, mas o estudo prático também é importante. Por esse motivo, a resolução por questões é uma das estratégias que mais recomendamos, e isso também se aplica a exercícios de revisão

Despertamos seu interesse? Você sabe como usar exercícios de revisão em seus estudos para a residência médica? Se sim, então vem com a gente que vamos te passar algumas dicas de como fazer o melhor uso possível dessa prática!

Simbora?

Tenha direcionamento

Para nossa primeira dica, reforçamos um ponto muito importante. Resolver exercícios é positivo, mas para tirar o maior aproveitamento dessa prática, é necessário executá-la com qualidade. Isso significa, por exemplo, ter um direcionamento nas temáticas das questões, ou em sua fonte. Se você quer passar na residência do SUS-SP, do que vai adiantar fazer questões da Unicamp, que tem uma abordagem bastante diferente?

Por conta disso, uma dica valiosa é fazer provas antigas e simulados e usá-los como direcionador, pois eles permitem que você identifique suas fraquezas (e forças) já dentro do contexto da instituição na qual você quer fazer sua especialização. Da mesma forma, ao invés de abrir um banco de questões e sair fazendo questões de temas aleatórios — muitos dos quais pode ser que você já domine —, é bastante positivo filtrar os exercícios de revisão de acordo com o tema sendo recapitulado.

A frequência e quantidade também importam. Nesse sentido, recomendamos a construção de um plano de estudos personalizado — pegar pronto não é uma opção!

Esqueça técnicas que consomem muito tempo

Mapas mentais e flashcards podem ter suas utilidades, mas uma coisa é fato: se consome muito tempo para fazer, não vale a pena. Você pode obter os mesmos resultados de forma muito mais eficiente — e, considerando que o tempo de preparação é limitado, acreditamos que eficiência é um conceito essencial.

Existem muitos métodos de revisão, mas se você quer saber o que nós recomendamos, é o seguinte: tenha, como seus dois pilares, seu caderno de anotações e um banco de questões. Aí, quando sentir que precisa revisar algum conteúdo, você pega seu caderno, dá uma lida e separa as partes do conteúdo que estão te causando dúvidas. Em seguida, você pega os temas selecionados e faz exercícios de revisão especificamente sobre eles, até atingir um rendimento satisfatório. Só então você passa pra um conteúdo novo, beleza?

Adote ferramentas online

Foi-se a época em que celular só atrapalhava nos estudos. Querendo ou não, o mundo virtual dispõe de muitas ferramentas extremamente úteis para o estudo pra residência, e a verdade é que uma boa parte das pessoas já as está adotando. Por isso, não dá pra ficar pra trás! 

Não vamos falar que é pra você usar o Twitter como ferramenta de estudo, né? Contudo, aplicativos com bancos de perguntas e resoluções são ótimas opções, podendo facilitar muito a dinâmica dos exercícios de revisão. Para sua sorte, nós temos uma sugestão que cai como uma luva!

Há um tempinho, nós aqui da Medway lançamos um aplicativo de questões de residência médica projetado especialmente pra você, que quer passar na residência dos sonhos! Você pode começar a testar o app quando quiser! São até 3 mil questões, 5 questões comentadas, 3 trilhas personalizadas e até 3 capítulos de apostila grátis

Com mais de 10 mil questões comentadas das principais de instituições de São Paulo — USP, Unifesp, USP-RP, Unicamp, IAMSPE, ISCMSP, SUS-SP e outras —, além até de algumas instituições de outros estados, como UFPR, UFRJ e UERJ, o aplicativo busca te dar o direcionamento necessário que mencionamos, sem oferecer soluções genéricas que “funcionam para todo mundo”. Além do filtro por instituição, você pode filtrar seus exercícios de revisão por tema e foco, com a possibilidade de marcar questões como favoritas e de fazer anotações sobre elas!

Além disso, o aplicativo da Medway também oferece simulados, com o diferencial de serem simulados originais, específicos por instituição! Toda semana, o aplicativo recebe atualizações, incluindo novos desafios que são publicados no feed.

O aplicativo também permite que os alunos se comuniquem de mais uma forma com os professores, podendo tirar dúvidas sobre conteúdos dentro do próprio aplicativo. E é muito simples: ao finalizar a compra do nosso curso Intensivo ou do Extensivo, você já recebe um acesso para o app, com acesso a todos os recursos. O Medway Residência Médica está disponível para smartphones Android e iOS

E por falar nisso…

Não perde tempo, galerinha! O negócio é começar a se preparar para as provas de residência com foco e qualidade! Inscreva-se no Intensivo São Paulo, o nosso curso com videoaulas ao vivo e gravadas com os temas que você realmente precisa saber para ingressar nas principais instituições do país!

Pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.