Carregando

Concorrência das especialidades cirúrgicas na USP-RP 2022: relação candidato/vaga

Pensando em fazer uma subespecialidade na residência médica? Está no lugar certo, porque é hora de comentar sobre as estatísticas da concorrência das especialidades cirúrgicas na USP-RP 2022!

Nessa que é uma das principais instituições de São Paulo, já dá para saber de cara que a disputa foi acirrada, até porque os programas da USP-RP também estão entre os melhores de todo o país, ou seja, todo mundo tem vontade de conquistar uma vaga por lá.

Mas, vamos ao que importa: neste artigo, você confere um pouco mais sobre os números e descobre algumas dicas maneiras que poderão ajudar a deixar a concorrência para trás. Bora!

Concorrência das especialidades cirúrgicas na USP-RP 2022: relação candidato/vaga
Concorrência das especialidades cirúrgicas na USP-RP 2022: relação candidato/vaga

Concorrência das especialidades cirúrgicas na USP-RP

Mesmo que de leve, a concorrência das especialidades cirúrgicas na USP-RP pode mudar de ano para ano. Por isso, acompanhar os números de perto é uma maneira de saber mais ou menos o que te espera quando chegar a sua vez de prestar a prova. Em 2022, eles ficaram assim:

Especialidade CirúrgicaCandidatosVagasCandidato/Vaga
Cirurgia do Aparelho Digestivo2746,75
Cirurgia Pediátrica18118,00
Cirurgia Plástica53317,67
Cirurgia Torácica616,00
Cirurgia Vascular2947,25
Coloproctologia2036,67
Urologia2746,75

A concorrência das especialidades cirúrgicas na USP-RP tem em primeiro lugar no ranking a Cirurgia Pediátrica, seguida bem de perto pela Cirurgia Plástica. Essa é uma estatística que tem se repetido em muitas instituições. Assim como o fato de que a Cirurgia Torácica costuma ficar entre os programas menos concorridos.

Vale lembrar que para encarar a prova de especialidades cirúrgicas, é preciso ter concluído o programa de pré-requisito em Cirurgia Geral. Ela tem algumas pequenas diferenças em relação à prova de acesso direto.

No caso da USP-RP, contou com 50 questões que se aprofundaram em temas de Cirurgia Geral. O tempo para realizá-las é um pouco menor, o que não quer dizer que a prova seja mais simples.

Pelo contrário, o padrão de exigência da universidade é alto, como é recorrente nas instituições paulistas. Portanto, é preciso se preparar — e muito — para passar. Ficar de olho no edital para confirmar se a prova prática acontecerá ou não quando você fizer esse processo seletivo.

Quem tem medo da concorrência?

E aí, a concorrência das especialidades cirúrgicas na USP-RP 2022 é como você esperava, ou os números se mostraram surpreendentes? De qualquer forma, é muito importante não se deixar intimidar por eles, certo? Quem passou pela prova de residência de Cirurgia Geral sabe do que a gente está falando.

Ter confiança e se preparar bastante é sempre a chave para o sucesso. Além da certeza sobre qual especialidade cirúrgica escolher, para que você tenha bastante foco em seus objetivos e consiga sair na frente de seus concorrentes. Se você conseguiu passar uma vez, com certeza conseguirá de novo!

Mas sabe o que mais pode dar aquele empurrãozinho rumo ao sucesso? Se inscrever no CRMedway Online ou CRMedway Online+Presencial. Escolha a modalidade que melhor atende às suas necessidades e venha estudar com a gente para conquistar a tão desejada vaga na instituição dos seus sonhos!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.