Confira os assuntos que mais caem na prova de residência médica do Einstein

Conteúdo / Residência Médica / Confira os assuntos que mais caem na prova de residência médica do Einstein

E aí, você já sabe quais são os assuntos que mais caem na prova de residência médica do Einstein? Se não, está na hora! Afinal, essa é uma das instituições mais concorridas de São Paulo, e para conquistar uma vaga por lá, é importante estar muito bem preparado.

A Medway, como não perde tempo, desenvolveu uma pesquisa interna para mapear todos esses assuntos. A gente disponibiliza tudo isso e muito mais no Medway Radar, uma plataforma gratuita com diferentes informações sobre editais e provas de residência médica.

Mas a gente também se compromete a trazer aquele resumão de sempre por aqui, caso você precise de uma consulta mais rápida para poder se manter atualizado e já preparar o material de estudo. Então, bora lá? Vamos ao que interessa!

Quais são os assuntos que mais caem na prova de residência médica do Einstein?

Os assuntos que mais caem na prova de residência médica do Einstein podem ser encontrados na nova aba “Assuntos que mais caem” do Medway Radar, assim como de outras instituições. Mas, por aqui, vamos te mostrar um pouco mais sobre o esquema desse exame, que não é moleza. Dividimos os temas entre as 5 grandes áreas da Medicina, se liga!

Clínica Médica

Na Clínica Médica, que é uma especialidade bastante desafiadora, a gente já começa com a Infectologia, que tem os seguintes focos em destaque:

·         tuberculose;

·         doenças sexualmente transmissíveis;

·         endocardite e infecção de corrente sanguínea;

·         infecções fúngicas.

Depois, a gente passa para a Endocrinologia. Dentro desse assunto, o que mais cai são questões sobre síndrome metabólica e dislipidemia, além de tireoide, como é de se esperar.

Também vale a pena mencionar a Pneumologia, que traz os distúrbios obstrutivos como enfoque. Já na Neurologia, é bom você se preparar bastante quando o assunto é AVC.

E, por fim, é importante pontuar o que é mais importante dentro da Oncologia e Hematologia, que costuma apresentar um nível de dificuldade considerável apesar de estar no final dessa lista. Para este tema, estude bastante sobre anemias e hemoglobinopatias se quiser se dar bem.

Cirurgia Geral

Agora, vamos para a Cirurgia Geral! Essa é a área considerada por muita gente como a mais difícil, não apenas nessa, mas também em outras instituições, justamente por apresentar muitos detalhes para estudar. Na prova de residência médica do Einstein, o assunto mais recorrente é a Cirurgia do Aparelho Digestivo, como foco em vias biliares e abdome agudo obstrutivo.

Em segundo lugar vem o Trauma, que também tem dois subtópicos importantes: trauma cranioencefálico (TCE) e abordagem inicial (ABCDE). Depois, é indispensável se concentrar em temas mais gerais de Cirurgia Geral, principalmente hérnias e anestesia.

A Cirurgia Vascular não fica de fora dessa lista, e é bom que você se aprofunde em aneurismas e doenças arteriais periféricas. Para fechar com chave de ouro essa lista, a Cirurgia de Cabeça e Pescoço entra em cena, em especial com outras afecções cirúrgicas de cabeça e pescoço.

Ginecologia e Obstetrícia

E sobre a Ginecologia e Obstetrícia, o que temos a dizer? Se você quer entrar para essa especialidade por meio desse exame, ter um bom desempenho nessas questões faz a diferença lá na frente. Primeiro, vem aí a Ginecologia Endócrina como assunto mais cobrado nesse exame. Dentro dele, os focos em destaque vão para climatério e amenorreias e síndrome dos ovários policísticos.

Em seguida, a gente tem as doenças clínicas da gestação. As que mais aparecem na prova são a diabetes mellitus e os distúrbios hipertensivos na gravidez.

O corpo uterino surge em terceiro lugar no ranking, tendo como subtema principal as doenças do corpo uterino e endométrio. Em seguida, chega a Ginecologia Geral, com foco em dor pélvica crônica.

Por último, mas não menos importante, temos as infecções do trato genital feminino. O que mais cai nesse assunto são as vulvovaginites, então afunile seus estudos sem medo.

Pediatria

Bom, a Pediatria também traz muitos temas bastante detalhados em destaque na prova. A Neonatologia sai na frente, com 3 focos em destaque, sendo eles:

·         período neonatal: doenças infecciosas;

·         período neonatal: doenças respiratórias;

·         sala de parto.

Ela vem seguida bem de perto pela Infectologia, que nessa grande área se volta especialmente para a infecção do trato urinário (ITU) e para tuberculose. Também é importante se dedicar bastante à Gastroenterologia e seus subtópicos, as síndromes diarreicas e disabsortivas e a constipação intestinal,

Na Puericultura, que também tem uma grande abrangência no exame, é importante que você foque em crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência e nos distúrbios estaturais e puberais.

O último assunto recorrente por aqui é a Nefrologia, sendo que seu tópico mais importante envolve glomerulopatias e tubulopatias. E então, se sente afiado nesses temas?

Medicina Preventiva e Social

Engana-se quem acha que a Medicina Preventiva e Social não é tão importante quanto as demais áreas. Pelo contrário, ela pode ser determinante para sua nota.

Sendo assim, comece a estudar com vontade o Sistema Único de Saúde, com foco em atenção primária à saúde e epidemiologia.

Nesse momento, é preciso puxar um adendo: a epidemiologia tem subtemas recorrentes, que incluem estudos epidemiológicos e, é claro, a análise estatística e aplicação e classificação.

Ainda é fundamental passar com atenção pela vigilância em saúde, sendo que epidemias, endemias e pandemias se destacam. A lista segue com o acompanhamento gestacional, principalmente o pré-natal.

E, enfim, os principais assuntos dentro da Medicina Preventiva e Social terminam com a promoção e prevenção da saúde. Nele, não tem segredo: foque nos níveis de prevenção.

Agora você sabe os temas mais cobrados na prova de residência médica do HIAE!

Ufa! Agora você já sabe quais são os temas mais cobrados na prova de residência médica do Einstein. Sempre vale a pena reforçar que a concorrência nessa instituição é grande, e se informar a respeito da cobrança de assuntos no exame é apenas o primeiro passo para que você possa conquistar de vez a sua vaga dos sonhos.Portanto, é hora de dar um gás na sua preparação! Inscreva-se agora mesmo em nosso Semiextensivo para começar a estudar com os melhores professores e ter acesso a materiais completos e exclusivos que serão a peça-chave em sua aprovação.

JoãoVitor

João Vitor

Cofundador da Medway, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com Residência Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Siga no Instagram: @joaovitorsfernando