Curso preparatório para residência médica: tudo o que você precisa saber

Conteúdo / Residência Médica / Curso preparatório para residência médica: tudo o que você precisa saber

Se você cursa os últimos anos de medicina ou é médico formado e deseja se aventurar em outras especialidades, deve estar pensando em fazer residência. Contudo, a alta concorrência traz a questão: como se preparar para a prova? A resposta pode ser o curso preparatório para residência médica

O processo de aprovação para os programas de residência das principais instituições é árduo. O número de concorrentes por vaga é extremamente alto e já supera o da graduação. Dessa forma, fazer um curso para residência médica é uma forma de otimizar o tempo, estudando de forma direcionada e assertiva. 

Nos últimos anos, o curso preparatório para residência médica se tornou uma opção prática, que ajuda o aluno a ingressar nos programas mais concorridos. Trazendo conteúdos focados nas provas de seleção, ele respeita a forma de aprendizado de cada um. Quer saber mais? Venha com a gente que vamos te contar tudo! 

O que é o curso preparatório para residência médica 

O curso preparatório para residência médica é elaborado para que o aluno se prepare para as provas de residência das instituições mais conhecidas em todo o país. Geralmente, os conteúdos são direcionados para a seleção das faculdades de um estado específico, como São Paulo e Minas Gerais. 

Esse tipo de preparatório abrange os assuntos mais abordados nos testes, disponibilizados em plataformas on-line ou em aulas presenciais. Atualmente, a grande maioria dos cursos oferece aulas e materiais on-line, devido à popularização do ensino a distância. 

Como funciona o curso de residência médica 

Com a concorrência acirrada, é imprescindível se preparar da melhor maneira para todas as etapas do processo seletivo. Dessa forma, os cursos oferecem conteúdos modulares, que podem ser adaptados às necessidades e rotina do aluno.

Os programas básicos do curso preparatório para residência médica são divididos em duas modalidades principais: extensiva e intensiva. O curso extensivo pode ser feito ao longo de 12 meses ou dividido em 2 anos. Já o intensivo é para quem já está na reta final da graduação, podendo ser feito em até um semestre.

Curso extensivo 

O curso de residência extensivo traz uma preparação completa para as provas teóricas e conta com vídeoaulas ao vivo e gravadas, além de aplicativos, simulados, apostilas atualizadas, revisões mensais de conteúdos e suporte para tirar dúvidas.

Curso intensivo

Por outro lado, o curso intensivo disponibiliza um conteúdo direcionado para as provas teóricas, focado nas questões que mais caem nos testes. Ele oferece aulas on-line, simulados, estatísticas, além da orientação de profissionais que fizeram residência nas principais instituições.

Outra forma comum de divisão de conteúdo utilizada no curso de residência médica é a feita conforme o tipo de especialização. Nesse caso, os programas oferecem estudos direcionados para as residências de acesso direto ou com pré-requisito. Vamos explicar! 

Curso preparatório para especialidades de acesso direto ou R1 

Quando o aluno cursa o primeiro ano de residência, ele é chamado de r1. Esse é um curso de especialidades de acesso direto, que não possui pré-requisitos. A prova para essa etapa da residência foca nas cinco grandes áreas da medicina. 

Por isso, esse tipo de preparatório abrange os temas: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria, Obstetrícia e Preventiva. Normalmente, eles são direcionados para as instituições de um determinado estado brasileiro ou em apenas uma faculdade, como a USP. 

Curso preparatório para especialidades com pré-requisito ou R3 

No caso da r3, ou especialidade com pré-requisito, estamos falando da residência onde o aluno precisa ter passado por uma especialização de acesso direto antes de ingressar no curso. Assim, as provas para essa modalidade são direcionadas para áreas específicas. 

Por exemplo, a residência em Cardiologia exige que o aluno já tenha feito especialização em clínica médica. Por isso, os cursos preparatórios para esse tipo de prova trazem conteúdos focados em diferentes especialidades clínicas.

Como escolher o curso preparatório para residência médica

Você pesquisou bastante e concluiu que fazer um cursinho de residência médica é a melhor opção. Então, como escolher o curso ideal? Antes de tudo, defina o período que você tem disponível para estudar. 

Se está no 4º ou 5º ano da faculdade e pretende se dedicar ao internato, o curso extensivo pode ser uma boa opção. Por outro lado, os alunos do 6º, que não querem perder tempo, podem se identificar com os programas intensivos e manter o foco nas provas de residência.

Quem ainda não decidiu qual é a melhor opção, pode começar acompanhando os conteúdos gratuitos oferecidos pelas plataformas de ensino, como a Academia Medway. Neles, você terá uma prévia de como serão as aulas e poderá avaliar o método mais adequado às suas necessidades. 

A Medway tem o curso de residência médica ideal para você!

Agora ficou fácil escolher o melhor curso preparatório para residência médica, não é mesmo? Esperamos que você aproveite as nossas dicas e escolha o programa ideal para te auxiliar na realização do sonho de ser especialista. 

Na Medway, você encontra tudo para se preparar para as provas de residência das melhores instituições do país. Oferecemos cursos extensivos e intensivos, além de muito material gratuito. Aqui, você também conta com a Mentoria Medway, que te ajuda a atingir a melhor performance nos estudos. Não deixe de conferir!

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway