Carregando

Estudar para a residência em casa é possível?

Fala, pessoal! O assunto de hoje é estudar para a residência em casa. A responsabilidade de conquistar a tão sonhada vaga na residência médica é grande. É preciso dominar um conteúdo extenso, se atualizar em várias disciplinas, se atentar a detalhes de cada tópico, realizar exercícios, repassar provas antigas, ficar de olho em editais, entre outras estratégias para se preparar.

E, em meio a tantas atividades que devem ser cumpridas, nem sempre fazer um curso de apoio fora é uma opção. Então, surge a dúvida: será que é mesmo possível estudar para residência em casa? Para encontrar a resposta certa para esta pergunta, é fundamental analisar uma série de fatores importantes e variáveis que interferem diretamente em seu desempenho.

Mas não se preocupe! A gente pode ajudar você a pensar um pouco mais sobre essa alternativa e descobrir se ela atende suas expectativas. Continue a leitura!

Você consegue se concentrar sozinho?

A primeira pergunta que precisa ser respondida é: você consegue se concentrar sozinho? É muito importante se lembrar que, em casa, você estará rodeado por um monte de coisas que podem tirar sua atenção.

O telefone pode tocar, alguém pode ligar a televisão em um volume mais alto, uma visita pode chegar, e assim por diante. Dessa maneira, é fundamental que você avalie se consegue se esquivar bem das distrações para focar inteiramente nos estudos para a residência.

Afinal, você sabe bem que a complexidade dos temas é alta e qualquer mínimo deslize faz com que o conteúdo tenha que ser retomado desde o início. O que fazer para administrar essa questão?

Você pode conversar com a sua família e solicitar privacidade em seu horário de estudos. Ter um local arejado e confortável para passar algumas horas de seu dia em total dedicação também ajuda bastante. Se você consegue manejar essas duas coisas, já estará um passo à frente para se dar bem ao estudar em casa.

Outro fator importante para se considerar é: se você consegue administrar seus estudos da graduação em casa, provavelmente terá sucesso em relação aos estudos para a residência médica. Observe como você lida com isso, assim como as pessoas que estão ao seu redor em casa, e coloque na perspectiva das exigências da residência.

Você tem autorresponsabilidade?

A autorresponsabilidade é mais uma característica essencial para quem quer estudar para residência em casa. Lembre-se de que você estará por sua conta, então será totalmente responsável por criar sua própria rotina de estudos e seguir cada item à risca.

Não terá ninguém para lembrar a você de focar em um tema ou de acompanhar um prazo de edital. Você precisará anotar tudo, fazer planilhas de tarefas, planejar a ordem das disciplinas e matérias, definir seus horários e organizar seu material para conseguir um bom resultado nos estudos.

Caso você já tenha esse hábito, ficará mais fácil adaptá-lo para a realidade da residência. Caso não tenha, precisará direcionar ainda mais seu foco para moldar seu dia de uma forma que funcione para sua concentração e para que nada de importante fique de fora dos estudos.

Pode ser que demore um tempo para que você descubra que tipo de rotina funciona melhor para você. Experimentar será preciso, mas é indispensável que você se comprometa a fazer uma das opções realmente dar certo para você.

Do contrário, você acabará deixando aos poucos os estudos em segundo plano. E na hora da prova de residência, não adiantará nada lamentar e pensar no que poderia ter sido feito com antecedência, concorda?

O que você espera de um curso online?

Para definir se estudar para residência em casa é a melhor alternativa para você, é fundamental levar em conta o que você espera de um curso online. Afinal, ele funcionará como um guia para que você aborde todo o conteúdo das provas e ainda dará muitas dicas para aplicar durante o processo seletivo.

Você pode, por exemplo, analisar a duração dos cursos disponíveis. Enquanto o intensivo dura por cerca de um semestre e funciona como uma espécie de revisão, o extensivo se prolonga por todo o ano e é mais completo e aprofundado.

Você também pode optar por cursos de mentoria, que ajudam a trabalhar sua autorresponsabilidade. Isso porque mostra diferentes formas de estudar, direciona sua organização e identifica seus bloqueios para que você consiga realmente focar nos estudos e fazer um bom uso de seu tempo.

O curso online ainda tem a super vantagem de se encaixar em qualquer horário que você tenha disponível. No entanto, é de suma importância que você cumpra corretamente a carga horária, participe das atividades e siga o conteúdo na ordem certa para ter um bom resultado.

Você possui materiais complementares?

E em relação aos materiais complementares, você tem acesso a eles? Estudar em casa para uma prova de residência requer materiais pedagógicos de qualidade, além de bancos de questões atualizados para que você possa treinar e testar seus conhecimentos da melhor forma.

Um bom curso online costuma oferecer excelentes materiais para você complementar os estudos. Isso já será uma ajuda e tanto, se você incluir na sua rotina de estudos um momento para realmente explorar essa parte do conteúdo.

Ter acesso a alguns vídeos e explicações extras também faz a diferença. Assim como a materiais de revisão e questões mais comuns na instituição na qual você deseja prestar a prova. Assim, você não se restringe somente aos estudos básicos da residência, e realmente consegue direcionar seu foco para passar de vez. 

Afinal, estudar para residência em casa é possível?

É plenamente possível estudar para residência em casa. Como você viu, é preciso apenas ajustar algumas questões para conseguir adaptar sua rotina e contornar dificuldades. Se passar na residência médica é seu objetivo, tudo isso será superado.

Mesmo que você tenha respondido negativamente para algumas questões, viu? Pode acreditar: o seu esforço faz a diferença e há caminhos alternativos para seguir, caso uma coisa ou outra não corra como o esperado. Com planejamento e organização, os resultados serão excelentes!

É isso!

Que tal ir mais além na arte de estudar para residência em casa? Baixe nosso e-book sobre os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência. Com ele, você já começa a eliminar vários obstáculos logo no início da sua organização. Outra dica valiosa: faça parte da Academia Medway! Por lá, você encontra vários materiais ricos que vão ajudar muito nos estudos. Por último, mas não menos importante, aposte também na Medway Mentoria, e arrase nas estratégias e técnicas de estudos e organização.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.