Carregando

Matérias que mais caem na residência do SUS-SP: mande bem na prova!

O maior e mais concorrido concurso de residência do país é o do Sistema Único de Saúde de São Paulo (SUS-SP). Tanto pelo número de vagas quanto pela quantidade de instituições participantes. No total, temos mais de 60 instituições espalhadas por todo o território de São Paulo, com pelo menos 13 mil inscritos por ano. Os critérios que os candidatos usam quando escolhem fazer a tão concorrida prova de residência do SUS são diversos. Acontece que prestar esse processo seletivo será de grande valia para seus conhecimentos. Se você quer mandar bem nessa prova, não pode perder o texto que preparamos falando sobre quais matérias mais caem na residência do SUS-SP! Continue lendo!

Como se candidatar e o que fazer na inscrição?

Para se candidatar à prova de residência, não é preciso ter finalizado a faculdade. Entretanto, na data de matrícula do ingresso da residência, é preciso que tenha concluído sua graduação.

É possível se candidatar à vaga logo após terminar a faculdade e obter apenas uma base. Basta que, na hora da inscrição, declare que está fazendo a título de treinamento.

No ato da inscrição, é preciso que escolha a especialidade para a qual deseja concorrer. É importante lembrar que, até o prazo final das inscrições, o candidato pode trocar a especialidade sem que haja qualquer complicação.

As provas são feitas em 100 questões, divididas em 20 questões para cada grande área. Geralmente, são 5 alternativas em cada questão para escolher e marcar. Para ingresso em 2022, a duração do exame é de 4 horas. 

O processo seletivo do SUS-SP não sofre grandes mudanças de um ano para o outro. É composto de fase única e de prova objetiva de múltipla escolha; sua nota depende apenas do desempenho na prova. Não há provas práticas, entrevistas ou análise curricular.

Outro aviso importante para a prova de residência do SUS-SP é que o candidato não escolhe a instituição no ato da inscrição. Nesse caso, após a prova e conforme sua classificação, os candidatos são chamados para selecionarem a instituição de atuação para sua residência, processo que é conhecido como leilão do SUS. 

Se pensa em fazer a prova, mas não sabe quais matérias que mais caem na residência do SUS-SP, continue por aqui. Separamos algumas informações que podem fazer toda a diferença para você!

Dá para saber as matérias que mais caem na residência do SUS-SP?

Seria de grande valor para todos os candidatos se desse para saber as matérias que mais caem na residência do SUS-SP, não é? Contudo, não é possível dizer com muita precisão quais matérias cairão na prova…

Nesse caso, com base em exames anteriores, é possível ter uma ideia do perfil de questões que a banca selecionada vai usar. Analisando os temas mais frequentes, consegue-se traçar um plano de estudo mais produtivo!

Podemos ajudar com um guia elaborado especialmente sobre o assunto, contendo as matérias que mais caem na residência do SUS-SP, de modo que você tire excelentes notas na prova. Confira um pouco mais na sequência!

Guia estatístico do SUS-SP

Pensando em ajudar os candidatos nas matérias que mais caem na residência no SUS-SP, elaboramos um guia estatístico completo e gratuito. Nele mostramos quais os principais temas e assuntos abordados com mais frequência em cada grande área de atuação.

Para ter acesso ao guia é preciso que baixe o e-book completo. Entretanto, daremos a você uma prévia de um tema em cada disciplina. Só um tema? Sim, é para que você tenha o gostinho de baixar o material, ler e estudar bastante, ora!

Continue a leitura para ver como é extremamente vantajoso ter acesso completo ao conteúdo. Descubra um tema de cada área:

Clínica médica

Um dos temas abordados em Clínica Médica é o de Cardiologia. Apresenta-se como a especialidade que trabalha com o tratamento e diagnóstico de doenças que acometem o coração. Além disso, cuida de outras enfermidades que comprometem o sistema circulatório.

Cirurgia Geral

Outro tema abordado no nosso e-book é o de trauma dentro das disciplinas: a Cirurgia de Trauma é uma subespecialidade da Cirurgia Geral. Ela é destinada aos cuidados cirúrgicos dos pacientes que, porventura, sofreram algum trauma. Nesse caso, precisam de intervenção cirúrgica imediatamente.

Ginecologia e Obstetrícia

Dentro da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia, um dos temas que vale destacar é o de Ginecologia Endócrina, que estuda a produção de hormônios no funcionamento reprodutivo do corpo feminino.

Pediatria

O tema Infectologia é um dos mais mencionados na disciplina de Pediatria ou, como é conhecida, Infectologia Pediátrica. É a subespecialidade que trata adolescentes e crianças com alguma enfermidade infecciosa. Visa o controle e o tratamento imediato para cada paciente em sua particularidade.

Medicina Preventiva

A Medicina Preventiva no Sistema Único de Saúde é um dos temas listados no nosso e-book. Essa especialidade, como você deve supor, traz grande economia e prevenção. Concentra-se em evitar o avanço de doenças, melhorar a qualidade de vida e reduzir as consequências de enfermidades na saúde de pacientes.

Caem imagens nas matérias de residência do SUS-SP?

Diferentemente do que acontece em outras provas de residência médica, a seleção para o SUS-SP não cobra tanto em termos de imagens. Existem sim um quantitativo, mesmo que pequeno delas, em geral em matérias específicas. No nosso e-book, listamos para sua verificação as imagens que mais caem e a área que tende a ter a maior quantidade delas.

Você deve estar ansioso para ter acesso a inúmeras informações sobre as provas elaboradas nos últimos anos. Nesse caso, não perca tempo: baixe o nosso e-book e tenha acesso a esses conteúdos incríveis!

Se precisa de uma ajudinha extra nos estudos para as matérias que mais caem na residência do SUS-SP, não deixe de conferir os materiais disponíveis e gratuitos na Academia Medway para que se destaque na jornada à tão esperada residência médica.

Como o sucesso é o que nos move, separamos outra dica de destaque para você. O que acha de fazer um curso Extensivo para se destacar nas provas de residência? Temos programas feitos para cada momento de sua preparação!

Para você que está no 5º ano e vai dar início às provas, temos o Extensivo Base. Se deseja uma preparação completa para as provas teóricas de SP, oferecemos o Extensivo Programado (dois anos).Agora se o intuito for se programar da melhor maneira possível para as provas em um ano, o ideal é o Extensivo São Paulo. Ficou interessado? Então, o que está esperando para conferir os Extensivos Medway e adquirir o que melhor lhe atende? Você ficará muito satisfeito com seu progresso!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.