Carregando

Prova de residência da Unicamp: o que você não deve esquecer

Fala, pessoal! O assunto de hoje é a prova de residência médica da Unicamp. A Universidade Estadual de Campinas é uma das principais instituições de ensino do Brasil. Foi criada no início dos anos 1960 e, desde então, vem se tornando cada vez mais uma grande potência no campo da ciência e, principalmente, da Medicina. A Unicamp é mundialmente conhecida e respeitada no meio acadêmico pela qualidade de suas pesquisas e pelas inúmeras inovações que ela desenvolveu ao longo dos anos. 

Sendo assim, é válido ressaltar que a Unicamp oferece diversos programas de residência médica sensacionais. Todos os cursos de residência oferecem aos acadêmicos a chance de aprimorar as suas habilidades, fazer pesquisas e aprender técnicas cirúrgicas e clínicas. Tudo isso ao lado dos melhores profissionais da área, com direito a muitos outros benefícios espetaculares. Porém, para ter a chance de participar desses programas o médico deve prestar a prova de residência da Unicamp.

O exame é de alta concorrência e é disputado por médicos de todo o território brasileiro. Por isso, nesse processo de preparação e realização da prova, não se pode esquecer de nada para que tudo dê certo. Quer saber o que você não deve esquecer para a prova de residência da Unicamp? Então, este texto é perfeito para você! Continue a leitura para saber mais.

A prova de residência médica da Unicamp

De acordo com o edital publicado neste ano, 2021, o processo seletivo vai ser realizado em duas fases. A primeira fase vai valer peso 90 e vai ser constituída de duas provas, que são:

  • prova de testes de múltipla escolha — de peso 35, pontuada de 0 a 10, contendo 80 questões, as quais possuem uma única alternativa correta. São iguais os números de questões relacionadas às áreas básicas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria. A prova será realizada no dia 20/12/2021 na cidade de Campinas – SP;
  • prova escrita dissertativa — de peso 55, pontuada de 0 a 10, com 60 questões de respostas curtas, versando sobre o conteúdo programático do curso de Medicina relacionado às áreas básicas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria. A prova vai ser realizada no dia 20/12/2021 na cidade de Campinas – SP.

O edital afirma que a 2ª fase, de peso 10, pontuada de 0 a 10, vai constar de análise do curriculum vitae, devendo ser analisada por comissão designada pelo departamento/disciplina correspondente. Das 9h do dia 17/01 até 17h do dia 19/01/2022, os candidatos classificados para a segunda fase devem fazer upload em um único arquivo com PDF de até 5 Mb do currículo, através do site do processo seletivo, exclusivamente.

Esse processo seletivo oferece muitas vagas para diversas especialidades. Veja a tabela abaixo e fique sabendo sobre os dados dos programas de residência:

ESPECIALIDADESDURAÇÃOVAGASVAGAS RESERVADAS
Clínica Médica 2 anos  322
Medicina de Família e Comunidade2 anos15
Medicina Preventiva e Social 2 anos4
Obstetrícia e Ginecologia 3 anos131
Pediatria 3 anos163
Anestesiologia3 anos 10
Cirurgia Cardiovascular5 anos 1
Cirurgia Geral3 anos 156
Dermatologia3 anos 5
Genética Médica3 anos 2
Infectologia3 anos 3
Medicina de Emergência3 anos 4
Medicina do Trabalho2 anos 3
Medicina Intensiva3 anos 10
Medicina Nuclear3 anos 3 
Neurocirurgia5 anos 31
Neurologia3 anos 7
Oftalmologia3 anos 10
Ortopedia e Traumatologia3 anos 8
Otorrinolaringologia3 anos 6
Patologia3 anos 4
Patologia Clínica/Medicina Laboratorial3 anos 2
Psiquiatria3 anos 81
Radiologia e Diagnóstico por Imagem3 anos 101
Radioterapia4 anos 1

Valor da taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição foi de R$ 480,00 (quatrocentos e oitenta reais) e pôde ser pago até o dia 28/10/2021, em qualquer agência bancária ou através da internet, via boleto expedido ao final do processo de preenchimento do formulário eletrônico de inscrição. Juntamente a isso, veio o respectivo comprovante em que consta o número de inscrição do candidato. Não se esqueça de guardar esse documento, porque é muito importante!

O que você não deve esquecer para a prova

O edital especifica muito bem todos os itens que o candidato deve levar para o dia da prova de residência da Unicamp. Esses itens servem para a identificação do candidato, para a realização da prova e para dar veracidade à presença do candidato no processo seletivo. É importante salientar que é sempre bom se organizar no dia anterior à prova para não esquecer nada. O esquecimento desses itens pode ter caráter eliminatório. Tenha cuidado! 

Itens para a primeira fase

Para realizar a primeira fase da prova de residência da Unicamp (prova de testes de múltipla escolha e prova escrita dissertativa), o aluno deve estar munido de:

  • 1 documento de identificação (RG, passaporte, CNH, CRM);
  • comprovante de inscrição;
  • lápis preto nº 2;
  • borracha macia;
  • caneta esferográfica preta de corpo transparente.

Itens para a segunda fase

Como a segunda fase é uma análise curricular, o aluno vai ter que enviar os seguintes itens:

  •          cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão do curso;
  •          cópia do histórico escolar do curso de graduação;
  •          formulário de avaliação de currículo (a ser disponibilizado no site do Processo Seletivo);
  •          cópias dos documentos comprobatórios relacionados aos itens constantes no formulário de avaliação de currículo;
  •        iniciação científica com declaração da instituição, duração mínima de 6 meses;
  •          trabalho apresentado em congresso de sociedades regionais/nacionais/internacionais como autor ou coautor documentado (não serão considerados congressos acadêmicos);
  •          artigo publicado ou aceito em revista indexada (SCIELO/PUBMED/ISI/LILACS) cópia do artigo;
  •          instituição participa de algum consórcio de teste progresso (declaração instituição e de participação do aluno);
  •          ligas acadêmicas/centro acadêmico/atlética comprovada;
  •          representação discente em colegiados da faculdade ou da universidade;
  •          tempo de internato de 2 anos declaração da instituição calculada por semestres ou ano;
  •          plantões de internato na instituição de ensino responsável pela graduação com mais de 750 horas comprovados pela instituição;

É importante lembrar que os candidatos que não enviarem o currículo no prazo estipulado pela instituição estarão automaticamente eliminados do processo seletivo.

Duas provas em um dia

A primeira fase da Unicamp é um dia inteiro de prova. Existe uma primeira prova de manhã com questões objetivas de múltipla escolha e, posteriormente, uma prova dissertativa na parte da tarde, após o almoço. Por essas razões, é fundamental planejar quanto aos horários de chegada e almoço. Se você se atrasar, infelizmente, será eliminado. Então, planeje previamente e  vai dar tudo certo na prova de residência da Unicamp.

É essencial estar atento para saber qual o horário limite para entrar nas salas para as duas partes. Para a prova de testes de múltipla escolha, o candidato deve comparecer ao local da prova com uma hora de antecedência, sendo que os portões de acesso vão ser fechados às 07h45min e não são admitidos retardatários em hipótese alguma. A prova terá a duração de 4 horas, devendo o candidato permanecer na sala pelo tempo mínimo de 2 horas.

Já para a prova escrita dissertativa, o candidato deve comparecer ao local da prova com uma hora de antecedência, sendo que os portões de acesso vão ser fechados às 14h15min e não são admitidos retardatários em hipótese alguma. A prova terá a duração de 4 horas, devendo o candidato permanecer na sala pelo tempo mínimo de 2 horas.

Parece ser cansativo fazer duas provas no mesmo dia, mas é a forma mais eficaz de avaliação. No dia da prova, você vai estar com o conteúdo fresco na mente e vai poder despejá-lo de uma única vez nos lugares pertinentes indicados nas provas. Quando você começar a responder às questões, vai perceber que todo o tempo que você utilizou se preparando para o processo seletivo é válido e necessário.

Leia o edital completo

Logo na primeira página do edital, é indicado que você o leia inteiro e que fique sempre atento aos detalhes que constam nele. Apesar dos nossos conteúdos estarem sempre bem completos, é importante que se leia todo o edital, pois ele é o documento oficial do sistema seletivo e é totalmente aprovado pela própria instituição. Portanto, leia-o antes de fazer a prova de residência da Unicamp.

Acompanhe os sites do processo seletivo (também estão na primeira página do edital) para qualquer atualização. Não obstante, é altamente recomendado que o candidato armazene todos os endereços em seu dispositivo web (smartphone, tablet, notebook ou computador pessoal). É fundamental que você sempre tenha as informações ao seu alcance para que não haja nenhuma situação indesejada.

Não se esqueça dos detalhes relativos à prova de residência da Unicamp!

Sobretudo, é sempre bom relembrar das coisas que você não pode esquecer, certo? Além de não esquecer do material indicado no edital (lápis preto nº 2, borracha macia, caneta esferográfica preta de corpo transparente, documento e outros), você deve se lembrar de guardar smartwatches e celulares no saco plástico oferecido pela instituição. Se for possível, evite até mesmo levar esses dispositivos eletrônicos.

O uso de eletrônicos durante a prova é proibido e o candidato que utilizar tais objetos vai ser eliminado. A prova de residência da Unicamp tem que ser feita com o máximo de transparência e honestidade possível. Lembrando que não serão aceitas cópias nem outros documentos além dos especificados e é obrigatório o uso de máscaras para realização da prova de residência da Unicamp.

Prepare-se para a prova de residência da Unicamp

Agora que você já sabe tudo sobre a prova de residência da Unicamp, você está pronto para encarar esse desafio. Aproveitando esse ritmo de estudos, eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica do próximo ano! O Extensivo São Paulo, como você já deve ter ouvido falar, tem ajudado muitos alunos na conquista da tão desejada vaga na instituição dos sonhos. Então, a nossa equipe decidiu dar de presente 7 dias de teste grátis para você aproveitar todos os benefícios que o nosso extensivo oferece! É isso mesmo: são 7 dias totalmente gratuitos para aprimorar os seus estudos e aumentar as suas chances! Não vai perder, hein? Inscreva-se clicando aqui!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.