Onde fazer residência médica no Nordeste? Confira as principais cidades

Conteúdo / Residência Médica / Onde fazer residência médica no Nordeste? Confira as principais cidades

Fala, meu povo! Anda pensando no seu futuro na Medicina? Já imaginou sair de onde você mora para ir a São Paulo fazer sua especialização? Não é estranho não curtir muito essa ideia, afinal, a capital paulista não agrada todo mundo. Então, hoje vamos te mostrar onde fazer residência médica no Nordeste.

Existem muitos motivos para fazer residência médica no Nordeste, caso você não more no estado. Se você deseja se afastar da confusão de uma cidade grande, há ótimas escolhas de residência na região que não irão te decepcionar. Se você só quer um lugar novo, mas manter o clima da urbanidade, também há aqui! 

No texto de hoje, vamos te mostrar opções legais para estudar na região. Então, siga neste artigo e confira as nossas dicas!

Afinal, onde fazer residência médica no Nordeste?

Sabemos que o Nordeste é uma região muito grande. Há diversas opções de residência médica para escolher, você só precisa saber o que prioriza em uma cidade, certo? Não se preocupe! A seguir, vou te falar algumas sugestões de cidades e suas características. Veja qual mais se encaixa com a sua realidade! 

Recife

Local de lindas paisagens naturais e diversas praias paradisíacas. Para quem gosta do som da maré e um clima quente, é uma ótima opção para ser residente!

A capital pernambucana também não fica para trás quando o assunto é residência médica no Nordeste. O HC-UFPE (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco) é uma instituição interessante para quem deseja fazer essa etapa de aprendizado na região. 

Para ingressar no HC-UFPE, é necessário passar por duas etapas do processo seletivo. A primeira é o Enare (Exame Nacional de Residência), com peso 9, e a avaliação curricular, com peso 1.

Salvador

A capital baiana é rica em cultura e festas, afinal, possui um dos carnavais mais conhecidos do país. Além das lindas praias e da sua renomada culinária, existem mais motivos para realizar residência médica em Salvador.

O HUPES (Hospital Universitário Professor Edgard Santos) é uma excelente opção, ainda mais se você está interessado na área de pesquisas. Além disso, a instituição tem o Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira e o Ambulatório Magalhães Neto, que ampliam seu aprendizado ainda mais.

O processo seletivo da HUPES é composto apenas pela prova objetiva. Seu complexo Hospitalar tem 42 mil m² de área construída. Abriga 277 leitos, atendendo 46 hospitalidades médicas e possuindo mais de 2 milhões de pacientes cadastrados.

João Pessoa

Se você curte uma capital calma, João Pessoa não irá te decepcionar! Das capitais que já citamos aqui, essa tem o menor custo de vida. Além das praias turísticas que encantam qualquer um. Sua proximidade com Recife e Natal também chama atenção para os moradores.

Na UFPA, é ofertada uma residência médica para você que deseja um ensino teórico, prático e tecnológico em um lugar só. O HULW (Hospital Universitário Lauro Wanderley) é o destaque dessa instituição, pois faz parte da Rede Hospitalar EBSERH. Assim, o hospital é referência em gravidez de alto risco e foi o segundo no combate ao COVID-19.

Aracaju

Aracaju é a primeira cidade planejada no Brasil. Para quem quer viver em um lugar organizado, com menos trânsito, qualidade de vida alta e um custo de vida baixo, essa é a cidade!

Na residência médica, se você quer um hospital com estrutura de qualidade, o HU-UFS é o seu lugar! O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe tem seu foco em atender pacientes do SUS, sendo referência no tratamento do COVID-19.

Para ingressar na instituição, é necessário passar pelo Enare. Se o aluno conseguir acertar 50% da prova, ele terá seu currículo analisado para, assim, saber se vai entrar ou não.

Teresina

Mais uma cidade turística da lista, a capital piauiense é rica em paisagens verdes e em ensino de excelência. Para quem quer uma capital mais calma e natural, Teresina é a recomendação.

Para a residência médica, o Hospital São Marcos é o mais renomado na região. É o único do estado a ter um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). 

Itabuna

Agora nas cidades do interior da Bahia. Itabuna é uma cidade industrial, mas ainda sim calma. Por conta da sua atuação na economia, a cidade é bem estruturada com um bom ensino médio e superior, além de ser um dos municípios perto de Ilhéus.

A UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) é um dos locais do SUS-BA para realizar a residência médica. Se você gosta da cidade e quer ser residente em uma instituição renomada, essa é uma ótima alternativa. Em contrapartida, em 2023 apenas nove vagas foram disponibilizadas.

Vitória da Conquista

De acordo com o Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM) 2021, Vitória da Conquista é a segunda melhor cidade para se morar. Além de uma qualidade de vida alta, a cidade se destaca pelo seu clima frio e seco, sendo até chamada de “Suíça Baiana”. 

Se você ama passear e fazer compras, a cidade do interior da Bahia tem como passeio o Shopping Conquista Sul, o Boulevard Shopping e outras áreas ao ar livre.

Assim como em Itabuna, Vitória da Conquista tem dois hospitais dentro do SUS-BA para residência médica, que são: o Hospital Geral de Vitória da Conquista (19 vagas em 2023) e o Hospital São Vicente de Paulo (10 vagas).  

Feira de Santana

Está procurando tranquilidade sem perder a estrutura de uma cidade grande? Feira de Santana será sua escolha! Ela reúne uma cidade comercial e industrial, bom transporte público, muita cultura e paz. Como ponto turístico, a cidade tem:

  • Museu Parque do saber;
  • Observatório Astronômico Antares
  • Mercado de Arte Popular;
  • Centro Universitário de Cultura e Artes, Teatro.

Para residência médica no Nordeste, o Hospital da Mulher da Fundação Hospitalar de Feira de Santana inaugurou a residência médica. Para médicos que tinham o sonho de participar de um projeto desse depois do seu ciclo de residente, existe a possibilidade de pular essas etapas e começar agora!

Para quem tem o sonho de ser residente em Oftalmologia, o Hospital de Olhos de Feira de Santana é uma opção. Credenciado pelo MEC e pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), o hospital é renomado pela sua atuação e atende pacientes pelo SUS. 

Petrolina

Petrolina é uma cidade do interior de Pernambuco, na margem do Rio São Francisco e bem próxima da divisa entre o estado e a Bahia. Isso traz uma variedade diferente para o lugar, onde a culinária baiana e pernambucana se unem. O rio movimenta atrações para a população, como passeios e paisagens naturais, além do comércio. 

Assim, se você amou as peculiaridades dessa cidade, existem boas opções de residência médica por lá. A Fundação Martiniano Fernandes Dom Malan – Petrolina tem o que é preciso para ter uma boa profissionalização, como o Pronto Socorro Infantil – PSI, Triagem Obstétrica, UTI Pediátrica e UTI Materna. 

Pronto, agora você já sabe onde fazer residência médica no Nordeste!

Está a fim de ser residente no Brasil? Então, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte de que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios que vão fazer a diferença nos seus estudos! 

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor