Pacientes com papilomatose respiratória são incluídos no grupo para vacina do HPV

Conteúdo / Medicina de Emergência / Pacientes com papilomatose respiratória são incluídos no grupo para vacina do HPV

Os pacientes portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação contra o HPV. Essa mudança foi realizada após uma série de estudos e publicações que mostraram os benefícios dessa vacina como tratamento auxiliar para esse grupo, reduzindo o retorno da doença em pessoas vacinadas. 

A vacinação será realizada mediante a apresentação de prescrição médica. Para os pacientes menores de 18 anos, será necessário documento com autorização dos pais ou responsáveis. 

O que é papilomatose respiratória? 

A papilomatose respiratória é uma doença pouco frequente — geralmente benigna — causada pelo papilomavírus humano (HPV). O quadro clínico é caracterizado pela formação de verrugas nas vias respiratórias, em geral, na laringe.

O tratamento dessa doença é cirúrgico e consiste na remoção das verrugas nas regiões afetadas. Mesmo com o uso de medicamentos, a recorrência da PRR é frequente, o que leva a necessidade de repetir os procedimentos cirúrgicos. 

Uso da vacina do HPV

Por esse motivo, desde o surgimento da vacina do HPV, tem-se avaliado o seu uso como um complemento no tratamento da PRR. Os resultados foram promissores, levando o Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde a incluir os pacientes portadores dessa doença no grupo prioritário da vacinação contra o HPV. 

Dose única da vacina contra o HPV

Lembrando que neste ano, o Ministério da Saúde aprovou uma nova estratégia de vacinação contra o HPV. O esquema de vacinação, que anteriormente incluía duas doses, agora terá apenas uma dose. O objetivo dessa mudança é ampliar a capacidade de imunização no Brasil e intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero.

E aí, já estava sabendo dessa novidade? Aproveita para seguir o blog da Medway. Por aqui, você encontra atualizações da área médica, além das principais informações sobre os programas e processos seletivos de residência médica!  

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
MarinaPereira

Marina Pereira

Maranhense, nascida em São Luís em 1991, médica desde 2016, formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fez residência em Medicina Preventiva e Social na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa e apreciação por Saúde Coletiva. Tem como maior objetivo ensinar a Medicina Preventiva de forma descomplicada. Siga no Instagram: @marina.ulp