Carregando

Patologia: conheça o que faz a especialidade

Uma das áreas mais importantes da Medicina diz respeito aos diagnósticos de doenças e enfermidades que acometem pessoas todos os dias. Você sabia que existe uma especialidade voltada apenas para essa atividade? Então, conheça a Patologia.

Os especialistas atuam principalmente com pesquisa científica e docência em diversas instituições, porém, esses não são os únicos campos de atuação da área. O médico patologista pode atuar em diversos setores da saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros.

Mas, afinal, o que faz um médico especialista dessa área? A especialidade se dedica ao que? Continue a leitura para compreender as principais funções de um patologista e os caminhos para a residência médica para essa especialidade tão importante.

O que é Patologia?

A Patologia clínica é uma especialidade que lida com a análise de testes laboratoriais, com o principal objetivo de gerar um diagnóstico. A área possui equipamentos de alta tecnologia, que permitem que a análise de resultados seja cada vez mais precisa.

Fluídos e amostras necessárias de pacientes seguem para uma análise laboratorial, etapa em que o especialista em Patologia realiza o diagnóstico e identifica possíveis doenças no organismo do paciente. 

Além disso, a área verifica a presença de outros fatores que podem ser considerados de risco para a saúde de pacientes, auxiliando diretamente no momento da prescrição do diagnóstico médico. A especialidade engloba outros profissionais, como farmacêuticos, biomédicos e químicos.

As atividades que envolvem a especialidade no Brasil são regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), órgão que fiscaliza e normatiza as principais diretrizes da prática médica no país, atuando na defesa do direito à saúde da população.

Setores de atuação da Patologia

Por ser uma área complexa, a Patologia engloba diversas ramificações com diferentes atuações, sendo as principais a Microbiologia clínica, a Hematopatologia e a Imunopatologia. Confira as características e as funções de cada uma delas para a Medicina abaixo.

Microbiologia clínica

A Microbiologia clínica dedica os estudos às principais bactérias causadoras de doenças contagiosas por infecção, tendo foco em diagnósticos clínicos laboratoriais, patogênicos e epidemiológicos. Além disso, a área é subdividida em Bacteriologia, Micologia e Virologia.

Hematopatologia

A Hematopatologia estuda as principais doenças que prejudicam o funcionamento das células sanguíneas, como linfomas, leucemias, entre outras. Nessa área, é comum serem realizados procedimentos como biópsia e imuno-histoquímica.

Imunopatologia

Estudando não só as principais respostas imunológicas do organismo do ser humano, a Imunopatologia também é dividida em quatro diferentes categorias de estudos relacionados a doenças por hipersensibilidade, autoimunes, imunodeficiências e rejeição por transplantes.

Residência médica em Patologia

Apesar de ser uma área que possui diferentes áreas e subdivisões, a Patologia clínica não possui um grande número de profissionais capacitados no país. A quantidade de patologistas não acompanha o aumento dos atendimentos na área da saúde.

Por esse motivo, há uma grande demanda de patologistas nas demais unidades de saúde, como laboratórios, clínicas, hospitais públicos e particulares, entre outros. Assim, a área oferece grande número de oportunidades para quem deseja fazer a especialização em Patologia.

Os futuros médicos que desejam fazer residência em Patologia contam com a vantagem da área compor o grupo de especialidades de acesso direto, ou seja, que podem ser cursadas logo após a graduação de Medicina. O curso possui duração total de 3 anos.

Na especialização, é possível aprender sobre as principais práticas de um patologista, como a realização de necropsia, exames de anatomia patológica e patologias cirúrgicas. Além disso, você aprende o processo de criação de um laudo médico e outras atividades relacionadas ao estudo de diagnósticos.

Como se preparar para a residência em Patologia?

Na graduação ou após a formação acadêmica, é importante planejar e decidir a especialização que deseja seguir. Pensando nisso, muitos fatores devem ser levados em consideração na hora de decidir a carreira.

Conhecer a rotina do profissional em Patologia é essencial para descobrir se você possui afeição pela área. Como citado anteriormente, essa especialidade lida com diversos profissionais da área da saúde. Então, ingressar na área pode contribuir para um maior compartilhamento de experiências.

Além disso, a preparação para as etapas de provas objetivas, práticas e entrevista são essenciais para garantir a aprovação e alcançar o sonho da residência médica desejada. Por isso, é mais que necessário ter muita dedicação e foco no momento de realizar as avaliações.

Prepare-se com a nossa ajuda!

Como a fase de avaliações é uma das principais etapas para ingressar na especialização desejada, em Patologia ou em qualquer outra área, nós te ajudamos neste processo! Com nossos cursos preparatórios, você vai ainda mais longe e conquista um currículo padrão-ouro!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.