Prevenção da hemorragia pós-parto: saiba mais!

Conteúdo / Medicina de Emergência / Prevenção da hemorragia pós-parto: saiba mais!

Em 2018 o Ministério da Saúde, em parceria com a OMS, lançou uma estratégia de saúde para a prevenção da hemorragia pós-parto, caracterizada por “Zero morte materna por HPP”. Trata-se de uma série de recomendações para reduzir as complicações e padronizar as condutas. 

Mas antes de falar sobre como prevenir, o que define a hemorragia pós-parto?

O que é a hemorragia pós-parto?

A FIGO (Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia) define a hemorragia pós-parto como:

  • Perda acima de 500 mL de sangue após parto vaginal ou
  • Perda acima de 1000 mL de sangue após cesariana em até 24 horas após o parto ou
  • Qualquer perda sanguínea pelo trato reprodutivo feminino que pode causar alteração hemodinâmica.

A HPP pode ser maciça se a perda sanguínea for maior que 2 litros em 24 horas; ou se o valor da hemoglobina da paciente reduzir pelo menos 4 g/dL; ou se a paciente precisar de transfusão sanguínea de pelo menos 4 concentrados de hemácias; ou ainda se a perda sanguínea desencadear distúrbios da coagulação. 

Prevenção da hemorragia pós-parto

A ocitocina após o parto constitui a principal ação de prevenção da HPP, podendo reduzir em mais de 50% os casos de HPP por atonia uterina. Deve-se injetar 10 UI intramuscular de ocitocina, logo após o desprendimento do ombro fetal, em todos os partos, como medida de profilaxia para HPP. 

Outras estratégias que podem prevenir o quadro de HPP são: 

  • tração controlada do cordão umbilical durante dequitação placentária
  • massagem uterina após o parto, até garantir contração adequada; 
  • realização de episiotomia seletiva e não rotineira; 
  • não realizar a manobra de Kristeller – proscrita!

Para entender melhor: A manobra de Kristeller está proscrita na prática obstétrica atual. Ela diz respeito à pressão no fundo uterino, como tentativa de acelerar a expulsão do feto. Está associada à maior risco de traumas maternos e fetais, por isso não deve ser indicada.

Entendeu mais sobre a prevenção da hemorragia pós-parto?

Foi curtinho dessa vez, mas é porque já falamos mais sobre esse assunto no nosso Blog! Então, acesse ele para saber mais sobre a hemorragia pós-parto! Por hoje é só, esse tipo de complicação não é tão incomum, então fique atento nos sinais!

Agora que você já sabe como tratar uma hemorragia pós-parto, o objetivo maior é controlar os imprevistos e alcançar a melhor qualidade de vida possível. Com o PSMedway, você aprende uma série de práticas por meio de simulações realísticas, aulas teóricas e muito mais!

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
DanielGodoy Defavari

Daniel Godoy Defavari

Paulista, nascido em Americana em 1995. Formado pela Universidade de Brasília em 2019. Residência em Ginecologia e Obstetrícia no HC-FMUSP. Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços repetidos dia a dia. Siga no Instagram: @danielgodamedway