Pseudocisto Pancreático: o que é e quando intervir

Conteúdo / Medicina de Emergência / Pseudocisto pancreático: o que é e quando intervir

Seguindo os temas cirúrgicos no blog, hoje, vamos falar de uma complicação da pancreatite. Apesar de não ser a mais comum, despenca nas provas de residência e, vez ou outra, aparece no dia a dia no setor de emergência: pseudocisto pancreático.

O pseudocisto de pâncreas é uma evolução natural da coleção fluida aguda (outra complicação da pancreatite aguda) quando ela não tem resolução espontânea, sendo envolta por uma cápsula fibrótica formada pelo bloqueio local. Origina-se após quatro ou seis semanas, de modo que, conceitualmente, não tem como diagnosticar antes disso.

Quando suspeitar do pseudocisto pancreático?

As primeiras informações são o histórico de pancreatite prévia e o tempo de evolução. Clinicamente, pode-se notar uma massa epigástrica/hipocôndrio esquerdo, que pode gerar sensação de empachamento gástrico e dor abdominal vaga, mas vários casos são assintomáticos.

Laboratorialmente, os pacientes tendem a manter amilase elevada, o que também pode contribuir para a suspeita do quadro.

Quando intervir?

Quando assintomática, essa condição não tem indicação de intervenção, podendo ser realizado o acompanhamento seriado com ultrassonografia. Pense na drenagem de pseudocisto pancreático nas seguintes situações:

  • sintomas obstrutivos gástricos;
  • sinais de infecção ou hemorragia;
  • volume maior de 6 cm;
  • aumento progressivo no acompanhamento seriado.

Por mais que pareça simples indicar a drenagem, o tratamento do pseudocisto pancreático tem peculiaridades, visto que, em geral, ele é continuamente alimentado por um canalículo pancreático. Sendo assim, é necessário criar uma comunicação entre ele e o estômago ou jejuno.

Atualmente, a via endoscópica é a medida preferível. A cirurgia é reservada na indisponibilidade ou na falha do tratamento endoscópico. Caso o pseudocisto esteja em local de difícil acesso pela ecoendoscopia ou pela cirurgia, pode-se optar por drenagem percutânea.

PSMedway: a melhor opção para ficar em dia nos plantões de Emergência

Para realizar um diagnóstico preciso e pegar mão dos principais procedimentos dos setores de emergência, é importante estar em dia com todo o conhecimento teórico e prático exigido nessas situações. Para auxiliar nessa jornada, o PSMedway é uma solução que busca oferecer o máximo de aprendizado sobre as práticas médicas.

O PSMedway é o curso mais completo tanto para quem ainda está se formando na área de Medicina e deseja impulsionar os estudos para a residência quanto para quem já realizou outros cursos de Medicina de Emergência, mas ainda acredita que há mais para aprender.

Por meio de simulações realísticas, mostramos tudo o que acontece nos plantões para você estar preparado para lidar com as mais diversas emergências e abordagem de pacientes. Desde 2019, mais de 3.000 médicos que optaram pelo nosso curso se tornaram mais confiantes para a atuação no dia a dia.

Por ser um curso on-line, não é difícil conciliar a sua rotina de estudos. Ele fica disponível por um ano após a compra. Sendo assim, você pode revisitar os conteúdos quando e quantas vezes quiser durante esse período, a maneira ideal de reforçar os principais pontos de dificuldade.

Minicurso de USG Point of Care (Ultrassom à beira-leito)

O pseudocisto pancreático é uma das condições que exige o acompanhamento por ultrassonografia, um exame de imagem para lá de importante para o diagnóstico de doenças. Aprender o manejo correto por meio do USG Point of Care ajuda não só na abordagem de procedimentos ecoguiados, mas também na monitorização hemodinâmica à beira-leito.

Aprenda as principais soft skills

Lidar com pacientes mais graves pode ser algo complexo para residentes e já formados na área. Muito além de saber como seguir cada procedimento, é indispensável desenvolver uma relação positiva com a equipe, o que é importante para garantir um atendimento de qualidade.

Por isso, neste curso, você aprende as principais técnicas e habilidades cobradas pelos serviços e pelos gestores de qualidade dos departamentos de emergência. Essa é a principal maneira de otimizar o vínculo entre o médico e o paciente.

Curtiu saber sobre o pseudocisto pancreático?

Esperamos ter esclarecido as dúvidas em torno da síndrome simpatomimética e o manejo correto do pseudocisto pancreático. No nosso blog, disponibilizamos uma série de conteúdos sobre Medicina de Emergência e residência médica para contribuir com sua preparação.


A Academia Medway possui uma série de conteúdos gratuitos para quem quer acumular mais conhecimento ainda sobre a área e se aprofundar ainda mais nas práticas médicas. Não deixe de conferir!

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
MatheusCarvalho Silva

Matheus Carvalho Silva

Matheus Carvalho Silva, nascido em 1993, em Coronel Fabriciano (MG), se formou em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Residência em Cirurgia Geral na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM).