Carregando

Quais são as oportunidades de trabalho do médico recém-formado?

Na medida em que o fim do curso chega, surge a dúvida: quais são as oportunidades de trabalho do médico recém-formado? É super normal que muitos questionamentos surjam nesse momento, em especial porque essa é uma área repleta de opções para quem busca uma carreira de muito sucesso.

No entanto, é importante analisar bem cada uma delas para encontrar aquela que trará as experiências certas para você, além de um bom salário. E alegria em trabalhar, é claro, algo indispensável inclusive para que você se torne um profissional reconhecido e referenciado em seu local de atuação.

Sendo assim, que tal começar a pensar em qual caminho quer seguir? Neste artigo, separamos algumas possibilidades para você, então confira todos os detalhes e comece já a pensar sobre seu futuro!

Imagem ilustrativa sobre oportunidades de trabalho médico recém formado

Considere ser médico generalista plantonista

Ainda não sabe qual especialidade quer seguir? Sem problema! Você pode começar a atuar como médico generalista plantonista. Embora essa profissão tenha uma jornada um tanto quanto pesada devido aos plantões, os ganhos costumam ser bastante satisfatórios. Em especial, para o início da carreira.

Além disso, você conseguirá trabalhar com diferentes tipos de pacientes e casos. Dessa maneira, ampliará seu aprendizado e conhecimento acerca de várias áreas. O que permitirá, mais para frente, uma escolha mais precisa sobre a especialidade que você deseja seguir.

Ah! Não se esqueça de que o registro no CRM, o Conselho Regional de Medicina, será de suma importância aqui. Somente ele atesta a sua capacidade de realizar diagnósticos e indicar tratamentos mais generalistas, para avaliações integrais do paciente com qualidade e segurança.

Na Academia Medway, temos vários materiais gratuitos que te ajudam a tirar o plantão de letra! Você pode começar, por exemplo, com o nosso e-book O que você precisa saber antes de dar plantão em um lugar novo, que aborda, entre outros assuntos, o que você deve analisar em si mesmo antes de decidir qual é o melhor plantão para você, ou com o nosso Guia de Prescrições, com prescrições que resolvem as emergências com as quais você COM CERTEZA vai se deparar!

Tenha seu próprio consultório

Se você procura por oportunidades de trabalho do médico recém-formado que sejam mais maleáveis e tragam liberdade para a atuação, pense sobre abrir um consultório. Em seu próprio espaço, você poderá fazer seus próprios horários e ter a garantia de um emprego fixo. Nesse caso, não deixe de ter seu registro CRM o quanto antes também, para atuar de acordo com as normas legais da área.

Essa é uma iniciativa desafiadora. Você precisará se organizar para fazer investimentos financeiros e terá que conquistar a confiança de seus pacientes. Assim, eles se fidelizarão a você e ajudarão a ampliar sua cartela de atendimentos.

Por fim, ainda deve pensar nos custos para equipamentos, aluguel ou compra de um espaço físico e a contratação de uma equipe para ajudar nas atividades diárias. Ter um negócio próprio é ideal para quem tem uma veia empreendedora e nenhum medo de se arriscar na competitividade do mercado. Seu consultório é uma empresa, então esteja preparado para lidar com burocracias, divulgação e outros processos importantes para continuar a crescer e lucrar.

Entre para as Forças Armadas

Entrar para as Forças Armadas também está entre as oportunidades de trabalho do médico recém-formado. E, sem dúvida alguma, é uma das que traz mais garantias para sua estabilidade financeira. Com seu registro CRM em mãos, você está liberado para iniciar essa jornada, cuja remuneração se aproxima da que é paga para médicos de hospitais públicos.

Esse é um trabalho que exige uma dedicação bastante específica. Para crescer dentro das Forças Armadas, você precisará realizar uma série de provas e pode ter que encarar alguns procedimentos dos quais não gosta muito, também. E deverá estar ciente de uma possível transferência para outro Estado do país, caso haja necessidade de remanejamento.

Em todo caso, essa é uma oportunidade única, com experiências bastante intensas em diversas situações, inclusive de risco. Tenha a certeza de que está preparado para ter um dia a dia um tanto quanto agitado e de muita responsabilidade.

Conheça as oportunidades de trabalho do médico recém-formado em UBSs

As Unidades Básicas de Saúde, conhecidas pela sigla UBSs, fazem parte do Sistema Único de Saúde, o SUS. O médico com registro CRM que atua em uma delas trabalha diretamente com a população que não precisa de encaminhamento para alguma especialidade. E, acredite, isso significa que você cobrirá pelo menos 80% dos atendimentos da unidade.

Você estará apto para aplicar vacinas, prescrever aplicações e tratamentos orientados, fazer curativos e indicar cuidados básicos de saúde para casos simples. Você também terá que se dedicar a plantões quando necessário e trabalhará com um foco maior na saúde da família.

Será uma oportunidade para conhecer a realidade do Sistema Público de Saúde e descobrir como fazer a diferença para seus pacientes. É um trabalho muito importante, que dará uma visão bem completa sobre a importância da Medicina na prática. Além disso, pode direcionar bem seus interesses para uma especialização.

Faça residência médica

Sim, mesmo que você tenha trabalhado por um tempo depois de se formar, ainda poderá fazer residência médica! Sempre há tempo para se tornar um especialista e continuar a conquistar mais desenvolvimento e autonomia para sua atuação clínica. E, para completar, ganhar ainda melhor e continuar a se aperfeiçoar como profissional.

Esse caminho pode ser muito interessante para que você tenha mais tempo para avaliar suas possibilidades e experiências. Uma escolha feita com calma e sabedoria também é sinônimo de sucesso e prosperidade. Portanto, não é preciso pressa nesse momento. Aproveite as outras oportunidades de trabalho que surgirem e, enquanto isso, pesquise por instituições para residência médica, especialidades, processos seletivos e refine sua decisão.

Você pode começar a organizar um cronograma de estudos, para fazer algumas provas como teste e pesquisar sobre os conteúdos que caem com mais frequência nas provas. Quando a sua escolha for feita, você já terá uma boa base para aprofundar os estudos e passar de primeira.

Gostou de saber mais sobre as oportunidades de trabalho do médico recém-formado?

Pronto! Agora você conhece um pouco mais a respeito das oportunidades de trabalho do médico recém-formado. Portanto, se você está no fim do curso de Medicina, é hora de começar a ponderar suas opções, seus desejos profissionais e as possibilidades que estão ao seu alcance no momento, para iniciar o quanto antes a sua atuação.

Seja qual for a sua escolha, não se esqueça de que podemos ajudar você a se aprimorar e a passar em vários processos seletivos, como os da concorrida residência médica. Dê uma olhada no Extensivo São Paulo, nosso curso com videoaulas ao vivo e gravadas sobre os temas que você realmente precisa saber para ingressar nas principais instituições de SP. Também oferecemos um app com milhares de questões comentadas e acesso ao curso Intensivo São Paulo a partir do meio do ano. 

Valeu, pessoal!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.