Carregando

Quantos médicos tem no Brasil?

Em 2020, a Universidade de São Paulo (USP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) desenvolveram uma super pesquisa para descobrir quantos médicos tem no Brasil. Esse conteúdo tão extenso e detalhado virou uma publicação denominada Demografia Médica no Brasil 2020.

Pautada em dados científicos, a pesquisa tem como objetivo deixar a gente bem atualizado sobre como anda a população médica em nosso país. E, é claro, oferecer uma visão abrangente sobre esse exercício profissional tão importante para a população.

Se você não sabe quantos médicos tem no Brasil, este artigo é para você! Nele, trazemos alguns dados interessantes dessa análise, para que você entenda bem o cenário. Vamos lá?

Afinal, quantos médicos tem no Brasil hoje?

Em novembro de 2020, data de publicação da pesquisa, o Brasil atingiu uma marca histórica. São mais de 500 mil médicos em todo o país, que atuam nas mais diversas especialidades.

Somente na última década, cerca de 179.838 novos médicos ingressaram no mercado de trabalho no Brasil. Esse é um crescimento inédito, que teve como resultado o aumento de registros médicos nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs).

Na mesma data, 47.344 médicos se registraram em mais de um CRM e em mais de um estado brasileiro. Ou seja, esses médicos trabalham em cidades de diferentes estados ou se deslocam com frequência para atuar profissionalmente.

Essa movimentação mostra que a demanda pela Medicina é alta no país. E, também, o quanto é importante investir em uma residência médica para ter não apenas uma especialidade, mas uma subespecialidade, aumentando, assim, as chances de trabalhar e de ganhar melhor.

Vale também falar que, nos últimos 50 anos, o número de médicos cresceu quatro vezes mais do que o número da população. Surpreendente, não?

Qual é a velocidade desse crescimento em relação ao número de habitantes do país?

Agora que você já tem uma noção de quantos médicos tem no Brasil hoje, é interessante avaliar um fator muito importante para esse número. O que faz com que a velocidade dele aumente tanto?

Imagem ilustrativa sobre medicina e os tipos de carreira que você pode seguir.
Saiba quantos médicos tem no Brasil

Mesmo que uma década pareça um longo tempo, pode acreditar: não é tanto assim! Ainda mais para uma mudança tão significativa no número de médicos brasileiros, uma profissão complexa e que demanda anos intensos de estudos na universidade e na residência médica.

Mas dois pontos importantes justificam essa questão, conforme a pesquisa explica. O primeiro é a abertura de novas escolas e, o segundo, a expansão de vagas nos cursos de Medicina que já existem.

O país, neste momento, tem 2,38 médicos para cada 1000 habitantes. Será que isso significa que a concorrência é alta e que o mercado de trabalho é acirrado?

Em partes, sim. Um bom médico, para se destacar, precisa ter um currículo exemplar, amor pela profissão e muita dedicação nos cuidados com os pacientes. Mas vale lembrar que a demanda por atendimentos também é alta.

Hoje, a população é muito mais consciente a respeito da importância de ter atenção com a própria saúde. Além disso, a pandemia da Covid-19 serviu como um alerta para incentivar ainda mais esse comportamento.

E ainda causou uma forte valorização à profissão. Não que ela não fosse valorizada antes, mas, os médicos na linha de frente do combate ao vírus se tornaram verdadeiros heróis. Tanto pela dedicação em tratar e salvar vidas, quanto nas pesquisas que permitiram acelerar esse combate e os métodos de tratamento.

Por que a quantidade de médicos está em constante crescimento no país?

Em 2013, a Lei Mais Médicos foi instaurada. Ela tem como objetivo atender a população brasileira em serviços de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Lembra quando a gente falou sobre o aumento da abertura de escolas médicas e de vagas para estudar? Essa lei foi o principal incentivo para que isso acontecesse. Ela permanece em vigor e fundamenta várias diretrizes pedagógicas da educação em Medicina.

É por isso que a quantidade de médicos vem aumentando progressivamente no país. Quando se trata de quantos médicos tem no Brasil hoje, pode-se dizer que nosso país se aproxima ou se iguala a Coreia do Sul, México e Japão. Parece muito, olhando por esse lado, não é mesmo?

Mas saiba que esse número continua abaixo da média de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que calcula cerca de 3,5 médicos para cada 1000 habitantes.

Ainda é interessante mencionar que a pesquisa mostra também uma constatação um pouco preocupante. A de que, mesmo com o aumento de médicos sendo tão alto, isso ainda não diminuiu as desigualdades na concentração de profissionais em algumas das regiões de nosso país.

Nem mesmo o sistema de saúde foi beneficiado com isso. Portanto, avalie isso na hora de considerar a sua atuação, seja no local onde mora, em regiões próximas e na escolha entre o setor público ou privado.

Quem sabe a sua decisão não pode ajudar a mudar a vida de muita gente? Afinal, esse é o grande propósito da nossa amada Medicina!

Quais são as tendências para os próximos anos?

Agora, uma notícia muito importante! Na última década, a cada ano, percebe-se que as mulheres são maioria nos cadastros de novos médicos nos Conselhos Regionais de Medicina.

E essa tendência deve continuar nos próximos anos. Isso mostra que a superação da igualdade de gênero está a todo vapor e que a Medicina abre um leque de oportunidades para que as mulheres continuem a brilhar nesse campo.

Outra questão que chama a atenção é que a área médica está cada vez mais jovem no Brasil. A média de idade entre os médicos de nosso país é de 45 anos de idade. O que mostra que a Medicina está cada vez mais ligada à tecnologia, inovação e ao excelente equilíbrio entre vida pessoal e profissional de nossos médicos.

Viu só como nossa área está em constante crescimento e que muitas portas podem se abrir para você? Muito mais do que saber quantos médicos tem no Brasil, agora você tem uma visão muito mais abrangente de como fazer parte desse mercado.

Que tal começar desde já a se preparar para os desafios que ele oferece? Para isso, fazer uma boa residência médica é fundamental! Dê uma olhada no nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência para já começar com o pé direito, já vencendo os bloqueios mentais que atrapalham seus estudos e te impedem de ser aprovado na residência médica dos seus sonhos!

Depois, passe na Academia Medway e comece a estudar por mais outros materiais gratuitos, como e-books, guias estatísticos, minicursos e muito mais!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.