Requisitos mínimos do programa de residência médica em Hematologia e Hemoterapia

Conteúdo / Residência Médica / Requisitos mínimos do programa de residência médica em Hematologia e Hemoterapia

Se você deseja se especializar em Hematologia e Hemoterapia, é importante conhecer os requisitos mínimos do programa de residência médica, pois eles definem a qualidade da instituição e garantem que o estudante fará um curso confiável, qualificado para proporcionar ao médico tudo que precisa para se tornar um bom especialista na área.

O Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) definiu quais são os critérios. A Resolução CNRM nº 2/2006 dispõe sobre os requisitos mínimos dos programas de residência médica e dá outras providências.

Leia nosso post e saiba mais sobre o assunto. Vamos falar sobre quais são os requisitos de residência médica em Hematologia e Hemoterapia.

Quer ter uma preparação voltada para o seu R+ de especialidades clínicas? Conheça o Extensivo R3 de Clínica Médica da Medway, o curso que vai te preparar para o processo seletivo das principais instituições de São Paulo! Você terá tudo por 10 dias gratuitos para testar tudo que o curso tem a oferecer!

Para sua preparação ser prática e eficaz, temos tudo para você brilhar nas provas, como banco de questões comentadas, guias estatísticos sobre o que é cobrado nas avaliações, apostilas digitais, mapas de estudos e simulados exclusivos com questões complexas e específicas para a fase de R3. Além do MedBrain, nossa inteligência artificial que prepara o melhor caminho para aprovação.

É possível tirar as principais dúvidas com nossos professores especialistas. As dúvidas são tratadas individualmente por um time que fizeram a subespecialidade que você quer prestar e já passaram pela mesma fase que você está passando. Tá esperando o que? Venha testar o Extensivo R3 de Clínica Médica clicando AQUI!

Afinal, quais são os mínimos do programa de residência médica em Hematologia e Hemoterapia? 

O hematologista tem um dia a dia com atividades que variam conforme o seu ambiente de trabalho: clínica, hemocentro, banco de sangue, hospital, laboratório.

Ele lida com doenças geralmente graves, cuja evolução é rápida. A atuação do médico especialista é decisiva para os melhores resultados. Veja quais são os requisitos de residência médica em Hematologia e Hemoterapia:

a) Unidade de internação

A unidade de internação é um ambiente no qual se realizam os serviços necessários para prestar atendimento aos pacientes em condições de saúde que requerem internação hospitalar.

Existem diferentes tipos de unidade de internação: UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Unidade Semi-Intensiva, Unidade Crítica Geral e outros.

Em relação à especialização em Hematologia e Hemoterapia, o médico deve cumprir o mínimo de 25% da carga horária anual em unidades de internação.

Esse é o maior percentual a ser cumprido pelo residente no programa de residência médica. É compreensível dada a gravidade das doenças que o hematologista deve combater.

b) Ambulatório

O ambulatório é um local em que o médico oferece serviços de saúde para casos pouco complexos, que não representam risco de vida para o paciente. Para ser atendido em um ambulatório, não é preciso agendar antecipadamente.

Geralmente, os pacientes de ambulatório são portadores de doenças crônicas cuja duração é prolongada e cuja evolução ocorre lentamente.

No caso do médico residente que se especializa em Hematologia e Hemoterapia, o mínimo que ele deve passar em ambulatório equivale a 20% da carga horária anual.

c) Urgência e emergência, unidade de terapia intensiva

Algumas pessoas ainda se enganam a respeito de urgência e emergência. Ambas são prestadas nos prontos-socorros (PS).

Os dois serviços são fundamentais. Porém, a urgência se refere a casos mais graves, mas que não envolvem risco de vida imediato. Contudo, os casos de urgência podem se desenvolver, transformando-se em casos de emergência.

Já a emergência envolve casos em que o risco de morte é imediato. Dessa forma, o tratamento médico deve começar imediatamente, mesmo que não haja um diagnóstico preciso.

O percentual mínimo da carga horária anual que o médico que faz residência médica em Hematologia e Hemoterapia é de 5% da carga horária anual.

d) Serviço de hemoterapia  

Também está entre os requisitos de residência médica em Hematologia e Hemoterapia a prestação de serviços específicos. O mínimo da carga horária anual para o serviço de Hemoterapia na residência médica é de 20%.

A Hemoterapia é uma área da Medicina relacionada à obtenção e à administração de sangue para tratar diferentes condições de saúde.

As atividades abrangem bancos de sangue, hemocentros, agências transfusionais, serviços relacionados a células-tronco, como transplante de medula óssea. As substâncias estudadas pela Hemoterapia são divididas em dois grandes grupos: os hemocomponentes e os hemoderivados.

Para obter os hemocomponentes, é necessário separar as substâncias do sangue. Entre esses hemocomponentes, estão as plaquetas, o plasma e o concentrado de hemácias.

Para obter os hemoderivados, é necessário realizar processos industrializados. Eles permitem a obtenção de proteínas que existem no sangue. Como exemplos, podemos citar: albumina, fatores de coagulação e imunoglobulinas.

e) Laboratório geral e especializado de citologia/citoquímica, hemostasia, sangue periférico e medula óssea

Durante a residência, o médico aprende a rotina da Hematologia Laboratorial. Ela envolve um conjunto de práticas destinadas a avaliar, de forma pormenorizada, todos os componentes do sangue.

Da mesma forma que acontece em outros expedientes e exames de laboratório, a Hematologia cumpre uma rígida linha de procedimentos, formada por três etapas:

  • pré-analítica: envolve todas as atividades que precedem o ensaio laboratorial, ou seja, as atividades feitas antes da determinação analítica;
  • analítica: começa com a validação do sistema analítico, abrangendo o controle de qualidade, e termina com a geração de um resultado;
  • pós-analítica: começa depois que o resultado analítico é gerado e se encerra com a entrega do laudo ao paciente.

O mínimo que o residente passa em laboratório durante a residência médica é de 10% da carga horária anual. O laboratório pode ser geral ou específico, como o laboratório de citologia/citoquímica, hemostasia, sangue periférico e medula óssea.

f) Estágios opcionais

Entre os requisitos de residência médica em Hematologia e Hemoterapia, figuram os estágios opcionais. Se são opcionais, naturalmente não são obrigatórios. De qualquer modo, é interessante o médico residente escolher um deles:

  • Radioterapia (tratamento contra o câncer cuja finalidade é eliminar as células cancerígenas ou evitar seu crescimento mediante a radiação concentrada aplicada diretamente no tumor);
  • Genética Médica (área que foca na relação entre a Genética e a saúde dos seres humanos);
  • unidade de transplante de medula;
  • outros a critério da Instituição.

Pronto, agora você sabe quais são os requisitos mínimos do programa de residência médica em Hematologia e Hemoterapia!

Agora, você conhece quais são os requisitos de residência médica em Hematologia e Hemoterapia e pode avaliar melhor a instituição em que pretende cursar sua especialidade.

Fique atento porque esses requisitos são relevantes para que você possa realizar uma residência médica mais confiável e eficiente. Aproveite bem todas as oportunidades para ter uma experiência marcante, que seja produtiva para toda sua carreira.

Para dirimir dúvidas ou conhecer outros requisitos, além dos requisitos de residência médica em Hematologia e Hemoterapia, consulte a Resolução do Conselho Nacional de Residência Médica nº 2/2006.

Aproveite também para conhecer mais sobre nossos cursos extensivos. Há diferentes opções: temos o Extensivo São Paulo (preparação para 2023), o Extensivo Programado (preparação para 2024) e o Extensivo Base (preparação para 2024). Cada um tem suas características. Saiba mais a respeito em nossa página!

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway