Carregando

Residência médica da Unimar: tudo sobre o programa de especialização

Fazer uma especialização é uma forma de ampliar as possibilidades no mercado de trabalho e construir uma carreira médica específica. Por isso, ao finalizar a graduação, muitos estudantes já começam a prestar concursos como o da residência médica da Unimar

As áreas podem ser escolhidas por afinidade e critérios pessoais. No geral, são tantas opções que muitas pessoas até fazem subespecializações depois da primeira residência médica. Para saber mais sobre o programa da Unimar, continue a leitura. 

Conheça mais sobre a universidade

A Universidade de Marília (Unimar) dedica-se à formação profissional há mais de 65 anos. Os cursos de graduação e pós-graduação podem ser feitos presencialmente ou à distância, ambos bem avaliados pelo Ministério da Educação. 

O campus de Marília possui estrutura completa para os estudantes, incluindo laboratórios com alta tecnologia, farmácia industrial e clínica de Psicologia. Assim, tudo o que é necessário para o aprendizado está em um lugar só. 

A universidade trabalha de forma conjunta com o Hospital Beneficente Unimar, reconhecido como hospital-escola em 2013 pelo Governo Federal. Com os serviços e os atendimentos exemplares, o HBU tornou-se referência na cidade e na região. 

O treinamento prático dos estágios dos cursos de saúde e da residência médica são feitos nesse espaço. Os alunos beneficiam-se da infraestrutura, que possui mais de dez salas cirúrgicas, maternidade, UTI neonatal, agência transfusional e muito mais.

Residência médica da Unimar

A residência médica da Unimar é realizada no HBU e oferece 27 vagas distribuídas entre as especialidades de acesso direto e com pré-requisitos. No geral, os programas com requisitos possuem menos vagas: apenas duas para cada uma das áreas. 

O programa de residência pode durar entre dois e três anos. As áreas de acesso geral tem duração maior, pois a formação é mais densa e requerida para os cursos com pré-requisitos. 

Normalmente, quanto mais avançado é o grau da residência, menor é a quantidade de vagas, o que aumenta a concorrência. O candidato deve se atentar ainda mais nos detalhes do edital para não perder prazos ou deixar de entregar os documentos da segunda fase do processo. 

O processo seletivo tem duas fases, como na maioria das instituições. A prova teórica é a primeira etapa e possui peso nove, enquanto a segunda é composta por avaliação de currículo e entrevista, com peso um. 

Prova objetiva

A prova teórica da residência médica da Unimar divide-se em dois tipos. O primeiro é a prova geral. O segundo é específico apenas para Cardiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Neonatologia. 

Na prova geral, destinada às demais áreas, os candidatos têm 4 horas para responder a 100 questões de múltipla-escolha divididas entre as 5 grandes áreas da Medicina. Ou seja, os conteúdos são sobre Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina de Família e Comunidade, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.

Na prova específica, o futuro médico residente tem duas horas para responder a 40 questões no mesmo modelo. As análises cobradas envolvem as temáticas de Clínica Médica para Cardiologia, Cirurgia Geral para Cirurgia do Aparelho Digestivo e Pediatria para Neonatologia.

Análise de currículo

Após a aprovação da primeira fase, o candidato passa para a análise de currículo e a entrevista. Essa etapa tem peso um, mas não possui caráter eliminatório. Alguns documentos devem ser enviados pelo sistema para resultar em uma pontuação, como, o histórico escolar, que vale três pontos, por exemplo. 

Depois da análise inicial, há a entrevista feita por dois professores das áreas que o aluno se inscreveu, indicados pela Coreme. Nesse momento, o candidato deve apresentar o currículo e os documentos comprobatórios, além de responder às dúvidas sobre as experiências acadêmicas e profissionais.

Especialidades de acesso direto

Os programas de acesso direto não precisam de comprovação de residência prévia. Inclusive, alguns deles são considerados exigências para outras áreas. Veja quais são:

  • Anestesiologia;
  • Clínica Médica;
  • Cirurgia Geral;
  • Obstetrícia e Ginecologia;
  • Medicina de Família e Comunidade;
  • Ortopedia e Traumatologia;
  • Pediatria;
  • Medicina Intensiva;
  • Radiologia por Imagem.

Especialidades com pré-requisitos

As especialidades com pré-requisitos exigem a comprovação da conclusão de dois anos em uma área credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Na Unimar, são disponibilizadas:

  • Cardiologia;
  • Cirurgia do Aparelho Digestivo;
  • Neonatologia.

Como estudar para as provas?

Estudar para as provas de residência médica da Unimar não é uma tarefa fácil. Porém, com alguns elementos, o rendimento das horas de estudo é maior, e a chance de aprovação também pode melhorar. 

O primeiro item que não pode faltar na preparação para as provas é a organização. Como a rotina de um médico não é resumida apenas ao trabalho, é preciso organizar todas as atividades diárias. Assim, nenhum compromisso é negligenciado, e as matérias são estudadas no tempo certo. 

Algumas vezes, a organização está em dia, mas a concentração não é das melhores. Nesses momentos, existem técnicas que auxiliam o desempenho e a produtividade, como a técnica Pomodoro. 

Além disso, fazer provas anteriores e simulados é essencial para identificar erros e conteúdos que precisam ser revisados. Isso também ajuda a saber quais temáticas são recorrentes e precisam ser estudadas a fundo. 

Estude com a gente e saia na frente!

Gostou de saber como a residência médica da Unimar funciona? Então, continue acompanhando o blog para conhecer outros programas e escolher o que mais gostar. Aqui, você também pode se matricular em nossos cursos e ter mais chances de aprovação. Aproveite essa oportunidade!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.