Carregando

Residência médica na Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto: história, números e estrutura

Escolher a especialidade é uma das etapas mais importantes da carreira do médico, esteja ele ainda na graduação quase terminando ou ainda já formado e sem saber direito o que fazer! Isso é um processo mesmo, que envolve habilidades específicas, gostos por procedimentos e afinidades com a área. E nem todo mundo está consciente de como funciona a coisa toda! Tudo isso gera dúvidas e ansiedade, não é mesmo? Para ajudar você nessa jornada rumo à residência dos seus sonhos, a gente te convida a ler esse artigo que vai contar sobre uma instituição de ponta! Pra você conhecer mais uma opção e quem sabe, arrumar as malas rumo ao interior de São Paulo! A gente sabe que muitas dúvidas permeiam a vida de quem está buscando uma vaga nas residências médicas e elas vão desde a cidade onde morar, qual especialidade fazer e principalmente, em qual instituição estudar. Por conta disso, a gente vai te dar uma mãozinha! Quer conhecer mais uma ótima opção pra sua residência médica? A instituição da vez, pra gente se jogar nessa jornada rumo à residência médica, é a Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto. 

E se você não se sente seguro sobre a escolha da especialidade ou da instituição certa para fazer sua residência médica, fique ligado aqui no blog, porque a gente sempre traz mais artigos sobre outros hospitais, instituições e programas de residência médica, não apenas em São Paulo, mas no Brasil inteiro! 

História 

Vamos começar nosso papo aqui, moçada, conhecendo um pouquinho de Ribeirão Preto, essa cidade que fica a aproximadamente a 320 km de São Paulo e tem além do charme, cervejarias famosas e muito calor, 700 mil habitantes e algumas das melhores instituições pra se fazer a residência médica, como a Bene apelido da Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto e a USP-RP. Quer saber mais?

Foi fundada em 28 de setembro de 1907 por 12 portugueses que, inspirados nos moldes da Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro, idealizaram o hospital. E com o apoio de portugueses residentes em outras cidades que compuseram 340 sócios e mensalmente contribuíam com um valor mensal para a construção da instituição. 

Com pouco mais de um século, a Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto é referência pela tradição e pelo atendimento humanizado e fica bem no centro da cidade, em uma localização privilegiada que facilita a vida de todos pacientes e funcionários. Hoje, a entidade presta serviços de alta e média complexidade, atendendo a população de toda a região no entorno de Ribeirão. 

O complexo hospitalar 

A Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto é um hospital de excelência que oferece atendimento médico em mais de 40 especialidades e conta com um corpo clínico completo e atualizado com mais de 800 profissionais qualificados e comprometidos com a excelência no atendimento. O Hospital conta com uma localização privilegiada e com mais de dez mil metros quadrados de área construída bem no centro de Ribeirão Preto, nos quais se destacam as 6 salas cirúrgicas ultramodernas que comportam mais de sete mil cirurgias por mês, além dos equipamentos, estrutura física e tecnológica de última geração

Números e estrutura 

  • 10.600m² de área construída
  •  40 especialidades médicas 
  • 25 convênios privados conveniados e atendimentos particulares
  • 6 salas cirúrgicas modernas
  • 610 cirurgias ao mês
  • 7.300 cirurgias ao ano.
  • 14 mil internações ao ano
  • 180 leitos clínicos e cirúrgicos
  • 5 apartamentos, 30 leitos e 01 suíte master, sala de conforto, área externa e hotelaria hospitalar de alto nível
  • Atendimento de Urgência e Emergência, 24 horas, todos os dias da semana

A residência médica na Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto

Vamos falar de residência, né? Para você não ter mais dúvidas sobre qual caminho escolher, saiba que a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação com treinamento em serviço que se destina a médicos e, por isso, também leva o nome de curso de especialização, mas diferente das demais áreas do conhecimento, a residência médica só pode funcionar em instituições de saúde como hospitais-escola. 

A instalação da Comissão de Residência Médica na instituição aconteceu em 15 de abril de 2014 de acordo com a legislação vigente e, desde então, o Hospital de Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto oferece dezenas de vagas nas áreas de Anestesiologia, Neurocirurgia, Área Cirúrgica Básica, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Oncologia Cirúrgica, Radioterapia, Cirurgia Vascular, Ortopedia e Traumatologia, Proctologia e Coloproctologia. 

O concurso de seleção para os programas de residência médica da Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto é realizado por empresas especializadas nesta área que garantem, dessa forma, a lisura de todo processo seletivo. Podem se inscrever os médicos formados em todo o Território Nacional por faculdades de medicina reconhecidas e autorizadas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e também os estrangeiros ou aqueles que se formaram em outros países, porém, com os seus respectivos diplomas revalidados no Brasil. 

Quer saber mais? Dá uma olhadinha no site da COREME da Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto. Mas fica de olho que as provas são aplicadas em Ribeirão Preto e você precisa se planejar com relação às datas, hospedagem e passagens. Não se esqueça! 

E aí? Gostou de saber mais sobre a Residência Médica na Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto? 

Então, moçada, já está na hora de se preparar para encarar esse desafio super exigente. E de uma coisa a gente tem certeza: depois desse artigo e contando com o seu esforço e dedicação aos estudos, vai valer muito a pena quando você der de cara com seu nome na lista de aprovados! 

Também fica ligado, porque aqui no blog a gente está sempre falando como são as provas de residência médica de diversas instituições de São Paulo. Além disso, na Academia Medway você encontra dezenas de conteúdos ricos totalmente gratuitos que vão te ajudar a entender melhor como é que faz pra se chegar com sucesso na residência médica dos seus sonhos, como o Guia Definitivo da USP-RP, que é uma outra opção de instituição para você que deseja fazer residência no estado de São Paulo. E a gente conta tudo,viu! Direto ao ponto! 

E você ainda fica receoso com as provas seletivas de residência, pode contar com a gente pra driblar o medo delase encarar a concorrência com segurança, viu! Que tal vir pro Intensivo São Paulo ? É o nosso curso com videoaulas ao vivo e gravadas com os temas que você realmente precisa saber para ingressar nas principais instituições do país. Também oferecemos um app com milhares de questões comentadas

Lembre-se galera: são os mais bem preparados e não apenas os que “só estudam” que se dão bem e conseguem ótimos resultados. Sabe por quê? Eles sabem como estudar e como dar o enfoque em cada prova. Se você ainda não sabia, então aproveita e já dá uma olhada no nosso canal do YouTube, lá estamos conversando bastante sobre os temas que mais caem nas principais provas de residência médica de São Paulo. 

Vamos estudar juntos? Bora pra cima, galera! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.