Carregando

Residência médica no Centro de Reabilitação Lucy Montoro (São José dos Campos) pelo SUS-SP

Com a missão de proporcionar melhores condições de vida para as pessoas com deficiência física e incluí-las na sociedade, apoiadas no desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos tem em seu rol de assistência os pacientes com lesões medulares, amputações, com sequelas físicas e cognitivas de traumatismo cranioencefálico, com paralisia cerebral e lesão encefálica adquirida — com disfunção ou interrupção dos movimentos de membros superiores, inferiores ou mesmo ambos, e aqueles com severas restrições de mobilidade. E pra você que está na busca de uma instituição participante do processo seletivo de residência médica do SUS-SP chegou a hora de conhecer mais uma excelente opção: a residência médica do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos pelo SUS-SP. 

História 

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina faz a gestão do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos, desde o início de suas atividades, em 17 de setembro de 2011 e tem por objetivo promover a redução da incidência de deficiência no Brasil e garantir a atenção integral a essa parcela da sociedade. Ela faz isso garantindo o fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, promovendo o desenvolvimento tecnológico na área, além de estimular a qualificação dos profissionais de saúde atuantes nesse campo. 

Com atendimento 100% SUS, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos (CRLM- SJC) está localizado na área de abrangência do Departamento Regional de Saúde – DRS XVII em Taubaté e é referência para os 39 municípios da região.

Números e estrutura 

  • 100% de atendimentos gratuitos pelo SUS; 
  • 39 cidades do Vale do Paraíba atendidas; 
  • equipe multiprofissional composta por médico fisiatra, médico acupunturista, assistente social, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional.
  • equipamentos de ponta para reabilitação de pacientes; 
  • atendimento ambulatorial de segunda a sexta de 7h às 18h. 

Residência no Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos pelo SUS-SP

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação com treinamento em serviço que se destina a médicos e também leva o nome de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde como hospitais-escola e unidades básicas de saúde. 

A residência médica no Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos é promovida em todos os seus processos seletivos para os programas de residência médica pelo SUS-SP, sendo o ensino de responsabilidade do Centro Interdisciplinar de Formação, Ensino e Pesquisa (CIFEP), que teve sua criação e expansão conforme foi havendo crescimento nas atividades de ensino da saúde no hospital. 

Atualmente, a residência médica do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos pelo SUS-SP oferece duas oportunidades de vagas em um curso de especialização que é a Medicina Física e Reabilitação. 

O processo seletivo do SUS-SP 

Para quem ainda não está por dentro de como funciona o concurso de admissão à residência médica do SUS-SP (Sistema Único de Saúde de São Paulo) vem aqui que eu te conto: ele é organizado pela Fundação Vunesp, sendo considerado o maior concurso de residência médica do Brasil no que diz respeito ao número de candidatos inscritos e na quantidade de vagas oferecidas. Participam da seleção 50 diferentes instituições de ensino médico de todo o estado de São Paulo. Pra você ter uma ideia da grandiosidade do processo, apenas no último ano, que deu acessos aos novos residentes em 2021, foram 786 vagas, incluindo 545 vagas de especialidades de acesso direto.

Como é a prova 

O nosso time de professores aqui da Medway leu atentamente o edital de acesso ao processo de 2021 do SUS-SP e tudo o que você precisa saber sobre ele está aqui. Não se esqueça de dar uma conferida nos detalhes que a gente destacou pra você, pois é nele que constam todas as informações sobre a prova.

O processo seletivo para a residência médica do SUS-SP é exigente e disputado. Por isso, você precisa se preparar com foco e qualidade pra sair na frente da concorrência! Isso porque todo o processo seletivo para especialidades com acesso direto é realizado em uma única etapa com uma prova objetiva de 100 questões. Para as especialidades com pré-requisito, a prova também é realizada em uma única etapa, mas contando com 50 questões objetivas.

E pra não perder nada sobre as provas do SUS-SP, não deixe de ler todos os conteúdos gratuitos sobre a prova de residência médica do SUS-SP direto ao ponto. A gente está junto nessa! 

Concorrência por especialidade em 2021 

Se você quer investir na conquista de uma das vagas na residência médica no Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos pelo SUS-SP, confere aqui o número de vagas e especialidades disponíveis:.

Especialidade – Vagas 

  • Medicina Física e Reabilitação – 02 

E como a gente sabe que para conseguir uma dessas 2 vagas disponíveis você vai ter que estudar muito, preparamos pra você um Guia Estatístico gratuito com os 6 focos mais importantes e que mais caem na prova de residência médica do SUS-SP com base em uma análise das provas dos últimos cinco anos. 

Leilão de vagas do SUS

O processo seletivo para a residência médica do SUS-SP tem um diferencial em relação a outras instituições que é a forma como as vagas vão sendo ocupadas. A ordem de classificação é que determina a escolha do local, logo, os mais bem classificados e que ocupam os primeiros lugares, podem escolher primeiro em quais das 50 instituições participantes desejam ingressar para fazer sua residência médica. É como se fosse um “leilão” mesmo, e quanto maior a nota final, maiores as opções de locais disponíveis para escolher. E se liga: a escolha depende da ordem de classificação de cada especialidade. 

À medida em que os locais vão sendo escolhidos pelos candidatos que tiveram as melhores notas, vão restando cada vez menos opções e ainda menos vagas para os demais participantes que não obtiveram uma boa classificação. Então, precisa se dedicar mesmo ao estudo focado nessa prova. 

E aí, curtiu saber mais sobre a Residência no Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos pelo SUS-SP?

Para conseguir uma vaga pelo SUS-SP que é pra lá de disputado, você precisa iniciar seus estudos desde já! Pra começar nessa jornada, você não pode deixar de ler o Guia Estatístico do SUS-SP e o Guia Definitivo do SUS-SP pra ficar por dentro de tudo sobre esse processo seletivo. Quer conhecer outras instituições importantes que também estão no rol daquelas que participam da seleção do SUS-SP? Dá só uma olhada na Beneficência Portuguesa de São Paulo e o Hospital Estadual da Vila Alpina. 

A gente já viu que a oferta de vagas é grande e a concorrência também, né? Venha e inscreva-se nos nossos cursos Extensivos da Medway . Basta acessar o link e escolher o que mais se adequa ao seu perfil: o Extensivo São Paulo é pra quem quer se preparar em 1 ano da melhor forma para as provas de SP, o Extensivo Programado com 2 anos de duração é pra quem quer a preparação completa para as provas teóricas de SP e o Extensivo Base pra quem está no 5º ano e vai dar início à preparação para as provas.

Quer mais conteúdo gratuito sobre as residências médicas? Na Academia Medway, você encontra diversos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor como são as provas das principais instituições. Vamos estudar juntos? Bora pra cima, galera! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.