Carregando

Residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo pelo SUS-SP: história, números e estrutura

Se o que você quer é uma vaga na residência médica pelo SUS São Paulo, já sabe que tem que ficar de olho nas melhores instituições para fazer a sua escolha! E hoje a gente vai te apresentar este que é um dos mais conceituados hospitais privados da América do Sul e te contar tudinho como é a residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo pelo SUS-SP. 

História

O Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo nasceu do sonho de um grupo de portugueses em 1859 e de lá pra cá, sua história é marcada pela excelência e o hospital veio ganhando fama e acumulando sucesso com seu pioneirismo: no final da década de 50, foi um dos primeiros hospitais brasileiros a realizar cirurgia cardíaca de tórax aberto; ganhou um tomógrafo computadorizado em 1972 e 20 anos depois se tornou o tornou-se o primeiro hospital privado no Brasil a ter um Centro de Controle da Dor mas desde 75 já ostentava o título de centro mundial de cirurgia de ponte de safena. 

A Beneficência Portuguesa de São Paulo possui tecnologia de ponta e um corpo médico experiente em todo o seu complexo hospitalar que, hoje conta com três hospitais, dois deles localizados no bairro Bela Vista, conhecidos como Unidade Paulista e BP Mirante, e outro no bairro da Penha. 

A residência médica na Beneficência Portuguesa de São Paulo pelo SUS é centrada no Hospital São Joaquim,  no bairro Bela vista, pertinho do centro, em uma região de fácil acesso na capital paulista e conta com seis prédios que compõem uma área de cerca de 120 mil metros quadrados, sendo 60% de sua capacidade dedicada ao atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) que proporciona aos seus pacientes, atendimento com mais de 50 especialidades médicas, além do pronto-socorro adulto e infantil que funciona 24 horas e está preparado para atender casos de alta complexidade com segurança e eficiência.  

Números e estrutura

  • mais de 1000 leitos; 
  • 198 leitos de UTI; 
  • dezenas de salas de cirurgia, 
  • 20 unidades semi-intensivas e setores completos para diagnóstico e ambulatório; 
  • 24 mil cirurgias de alta complexidade são realizadas anualmente; 
  • 5 milhões de exames; 
  • mais de 4.050 transplantes de coração, fígado, medula, rim e pulmão  já foram realizados desde a década de 70;  
  • 5 mil refeições oferecidas por dia;  
  • 7 mil colaboradores;
  • 3 mil médicos; 
  • 1,8 milhão de pacientes atendidos por ano, 
  • mais de 50 especialidades médicas oferecidas. 

Residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo pelo SUS-SP

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação com treinamento em serviço, ou seja, tem que praticar mesmo em estágios supervisionados, e é voltada para os médicos que buscam mais especificidade na carreira. A residência também atende pelo nome de curso de especialização, mas só pode funcionar em instituições de saúde como hospitais-escola. E a  residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, assim como nas outras 49 instituições envolvidas,  é promovida em todos os seus processos seletivos para os programas de residência médica pelo SUS-SP – SEC. DE ESTADO DA SAÚDE (CNRM/MEC), sendo o ensino de responsabilidade do Centro Interdisciplinar de Formação, Ensino e Pesquisa (CIFEP), que teve sua criação e expansão conforme foi havendo crescimento nas atividades de ensino da saúde no hospital. 

Atualmente, a residência médica do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo  pelo SUS-SP oferece cerca de 54  de vagas nos aproximadamente 12 cursos de especialização com acesso direto ou pré-requisito. 

O processo seletivo do SUS-SP

Considerado um dos maiores processos seletivos para as residências médicas de todo o país,  o concurso de admissão à residência médica do SUS-SP (Sistema Único de Saúde de São Paulo) conta com cerca de 50 diferentes instituições de ensino médico de todo o  estado de São Paulo e os números são impressionantes: só no último processo seletivo que acontecem em 2020, foram mais de 786 vagas, incluindo 545 vagas de especialidades de acesso direto.

Quem organiza todo  processo de seleção dos candidatos para a residência médica do SUS-SP é a Fundação Vunesp e podemos dizer que essa prova é, sem dúvida nenhuma, uma das maiores do país, tanto em relação ao número de candidatos inscritos quanto na oferta de vagas disponíveis. A concorrência é grande mesmo. Isso sem falar que depois de passar por tudo isso, você só vai poder escolher em qual instituição apenas no momento do leilão do SUS. Mas como é isso? Calma, moçada! Vamos explicar tudo pra vocês! 

Como é a prova para entrar na residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

Antes de você se desesperar achando que vai ter que ler linha por linha do edital — e ninguém gosta, né? Vou te dar uma boa notícia: a gente já fez isso! Esmiuçamos o edital de acesso ao processo de 2021 do SUS-SP e tudo o que você precisa saber sobre ele está aqui.  Não deixe de dar uma conferida nos detalhes que a gente destacou! 

Você viu que tem muitas vagas, né? Mas não se engane. Vem aqui, deixa eu te contar uma coisa: não é porque tem muita vaga que vai ser fácil!  A disputa é grande e a concorrência é maior ainda! É pensando nisso que a gente sempre fala que é preciso se preparar com foco e qualidade pra sair na frente dos outros candidatos! Mas e a prova? Ela  funciona assim: para especialidades com acesso direto é realizada em uma única etapa com uma prova objetiva de 100 questões; e para as especialidades com pré-requisito a prova também é realizada em uma única etapa, mas agora com 50 questões objetivas.

Não quer perder nada sobre as provas do SUS-SP? Então,  não deixe de ler todos os conteúdos gratuitos sobre a prova de residência médica do SUS-SP direto ao ponto! A gente está junto com você nessa empreitada! 

Concorrência por especialidade em 2021 

E se você se interessou pelo Hospital de Beneficência Portuguesa de São Paulo,  vem aqui comigo porque chegou a sua vez de saber um pouco mais sobre como  esse processo seletivo funciona para você realizar seu grande sonho. E  que tal começarmos pelas vagas que o hospital oferece em cada especialidade para os processos seletivos de 2021.

Especialidade – Vagas 

  • Clínica Médica – 12
  • Obstetrícia e Ginecologia – 6
  • Radiologia e Diagnóstico por Imagem – 4 
  • Anestesiologia – 6 
  • Otorrinolaringologia – 2 
  • Radioterapia – 2 
  • Neurologia – 2 
  • Cardiologia – 10 
  • Cancerologia Clínica – 4 
  • Urologia – 1 
  • Medicina Intensiva – 3 
  • Mastologia – 2 

Pra te dar aquele gás e manter a motivação em dia, sem se deixar levar pela pressão da concorrência, confere só o  Guia Estatístico gratuito com os 6 focos mais importantes e que mais caem na prova de residência médica do SUS-SP com base em uma análise que fizemos das provas dos últimos cinco anos. Presentão, né? 

Leilão de vagas do SUS

Pra quem ainda não está por dentro de todo o processo de escolhas de vagas nas residências médicas do SUS de São Paulo, vou te contar que além de estudar com afinco, vai ter que brigar pela classificação lá em cima, na ponta da lista! Sua entrada vai depender só de você e do seu desempenho porque os mais bem classificados e que ocupam os primeiros lugares, lá no topo da lista, podem escolher primeiro em quais das 50 instituições  participantes desejam ingressar pra fazer sua residência médica. Funciona como uma espécie de “leilão” mesmo e quanto maior a nota final, maiores as opções de locais disponíveis para escolher.  E mais: a escolha depende da ordem de classificação de cada especialidade. 

Isso quer dizer que à medida que os locais vão sendo escolhidos pelos candidatos que tiveram as melhores notas, vão sobrando  cada vez menos opções e ainda menos vagas para os demais participantes que não conseguiram uma boa classificação em todo o processo. Quer saber quais são as 50 instituições participantes do leilão, segundo o edital de residência médica do SUS-SP 2021? A gente já listou aqui pra você! Confere aí! 

E aí, curtiu saber mais sobre a residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo pelo SUS-SP?

Já está sonhando com uma vaga pelo SUS-SP,? Então agora é força, foco e fé! E preparação específica porque a concorrência vem com tudo. A demanda é grande mas a oferta de vagas também! E você só precisa de uma!  Inscreva-se no Extensivo São Paulo, o nosso curso com videoaulas ao vivo e gravadas com os temas que você realmente precisa saber para ingressar nas principais instituições do país. Também oferecemos um app com milhares de questões comentadas

Quer mais conteúdo gratuito sobre as residências médicas? Na Academia Medway, você encontra diversos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor como são as provas das principais instituições. Bora pra cima, moçada! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.