Na jornada da residência, você pode até ficar com dúvidas quanto à especialidade, mas uma coisa é certa: escolher uma instituição de peso já é meio caminho andado em direção ao sucesso! Por isso, chegou a hora de conhecer mais uma excelente opção de programa: a residência no IAMSPE.
Tudo começou em 1948, quando o então deputado Pinheiro Jr. apresentou um projeto de lei para a criação do Serviço Social e de Assistência ao Servidor Público Estadual. Em 1952, foi aprovada a criação do Departamento de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (DAMSPE), que se tornaria o IAMSPE mais tarde.
O chamado Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual é um órgão do governo do Estado de São Paulo vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão. Ele foi criado nos anos 60 para oferecer atendimento médico a servidores públicos estaduais, dependentes e agregados.
Desde o início do projeto, o objetivo era prestar assistência médica para mais 400 mil pessoas, incluindo 98 mil servidores e dependentes. Para isso ser viável, em 1961, foi inaugurado o HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual), o primeiro centro de atendimento vinculado ao IAMSPE.
Atualmente, o Sistema IAMSPE oferece atendimento por uma extensa rede própria, composta pelo Hospital do Servidor Público Estadual, além da rede credenciada, presente em mais de 170 municípios e mais de 17 postos próprios de atendimento, os CEAMAS, localizados em várias cidades do interior paulista.
Na capital, o Hospital do IAMSPE conta com ambulatórios de Endocrinologia, Geriatria, Moléstias Infecciosas, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia e Pediatria, além do recém-reformado Pronto-Socorro Infantil. Nos municípios do interior, são mais 17 postos de atendimento com infraestrutura de ponta.
O Hospital do Servidor tem um Banco de Sangue que atende parte da demanda da cidade de São Paulo e possui um dos mais modernos equipamentos para a realização de exames de ecodoppler do estado.
Em 2017, o IAMSPE também deu início às atividades no Centro de Integralidade em um prédio construído exclusivamente para abrigar ações destinadas ao público idoso. Esse projeto foi marcado com a realização do 2º Congresso Internacional do Idoso, no mesmo ano.
O pioneirismo é a marca do Hospital do Servidor! Em tempos de pandemia, saindo na frente, em março de 2020, foi criado o Gripário do HSPE, primeiro pronto atendimento hospitalar voltado para pacientes suspeitos ou portadores do coronavírus em São Paulo.
Além de uma extensa lista de programas voltados aos servidores públicos do estado, o complexo de saúde do IAMSPE conta com centros de atendimento, sendo referência na capital e no interior de São Paulo. Confira alguns números abaixo:
A residência no IAMSPE é credenciada pelas Comissões Estadual e Nacional de Residência Médica, na forma de curso de especialização com treinamento em serviço. Todo o programa é desenvolvido no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) sob a orientação de profissionais médicos e preceptores.
Todo ano, mais de 200 vagas são oferecidas para os programas de residência médica no IAMSPE. Em média, a taxa de inscrição gira em torno de R$300 e costuma ser uma das mais baixas do estado de São Paulo.
Em suma, o programa de residência no IAMSPE conta com mais de 40 especialidades, dívidas em áreas de acesso direto e pré-requisito. Abaixo, veja quais são essas especialidades e condições de ingresso em cada uma delas.
O processo seletivo de residência médica do IAMSPE 2024/2025 teve inscrições realizadas de 19/11 a 02/12, com taxa de R$ 500,00 e possibilidade de redução para candidatos com renda inferior a dois salários mínimos ou desempregados. A seleção consistiu em uma única fase: uma prova objetiva que será realizada em 15/12/2024, com duração de 4 horas para áreas de acesso direto e 3 horas para especialidades com pré-requisito.
A prova de acesso direto contou com 100 questões, e as especialidades com pré-requisito tiveram 60 questões, abrangendo temas fundamentais da Medicina, como Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva. O exame incluiu questões diretas, casos clínicos e imagens, exigindo ao menos 50% de acertos para aprovação. O resultado final será divulgado até 30/01/2025. Para os inscritos nos programas de acesso direto e com pré-requisito, a prova abrange os temas referentes aos pré-requisitos exigidos para a especialidade pretendida.
Para ficar de olho em todo o processo seletivo de residência médica da IAMSPE, acesse o Medway Radar para não perder nada das datas e atualizações da prova e ficar mais preparado para a residência dos seus sonhos.
Não podemos deixar de mencionar que o programa de residência no IAMSPE é altamente concorrido, com profissionais vindos de todos os cantos do país para o processo seletivo. Então, vale dar uma olhada no artigo completo que fizemos sobre a prova de residência médica no IAMSPE e já se preparar para o próximo edital!
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a residência no IAMSPE? Se você acha que essa é a instituição perfeita para dar mais um passo na sua carreira, vamos embarcar juntos na preparação e conquistar essa vaga!
Se você ainda não conhece o Intensivo R1, saiba que ele é a melhor escolha para quem quer ser residente em 2025! O curso conta com conteúdo ultradirecionado para a instituição desejada, tecnologia de estudo personalizado pelo MedBrain, nossa inteligência artificial, ultrabanco com mais de 70.000 questões comentadas por especialistas e simulados originais com gabarito inteligente.
Clique aqui e comece o teste grátis de 7 dias para conhecer todos os benefícios do Intensivo R1 e entrar para a era do ultradirecionamento com a gente!
Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando