Carregando

Residência médica no Hospital São Lucas da PUCRS: história, números e estrutura

Passeando pelo Brasil pra te mostrar todos os melhores hospitais para você fazer a sua residência médica, hoje desembarcamos no sul do país e vamos conhecer de perto um “primo” do Hospital da PUC-Campinas: o Hospital São Lucas da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

A instituição tem raízes fundamentadas nos direitos humanos e nos princípios católicos do carisma Marista e sua missão maior é promover a vida e a saúde por meio de ações qualificadas e integradas de assistência, de ensino e de pesquisa na área médica.

A PUCRS e o seu hospital-escola ficam localizados no bairro do Partenon, na capital gaúcha, numa região que conta também com parte do complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Se você tem interesse em fazer residência médica na PUC, fica por aqui pra conhecer melhor essa instituição!

PUCRS: instituição reconhecida

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul está entre as melhores instituições da América Latina de acordo com o ranking QS Latin America University Rankings 2021, elaborado pelo grupo britânico Quacquarelli Symonds (QS) e divulgado agora em 2020. A Universidade aparece em segundo lugar entre as instituições de ensino superior privadas brasileiras, tendo como principais destaques as categorias de docentes com doutorado, número de artigos por docente e rede de pesquisa internacional. Já deu pra ver que fazer residência médica na PUCRS pode dar peso ao seu currículo, né?

E tem mais! Um levantamento feito pela Times Higher Education (THE) Latin America em 2020 colocou a PUCRS entre as 20 melhores instituições de ensino, aparecendo como a melhor instituição privada da região sul e em segundo lugar entre todas as universidades privadas brasileiras. 

Mas que barbaridade, né? São com esses referenciais de excelência que a gente vai te contar tudo sobre essa universidade e seu hospital-escola para você tirar todas as suas dúvidas e, quem sabe, fazer as malas cheias de agasalhos pra partir rumo a Porto Alegre e fazer residência médica na PUC!

Hospital São Lucas da PUCRS residência médica, um dos locais mais procurados da PUC residência médica
Fachada do Hospital São Lucas da PUCRS

A Escola de Medicina da PUCRS

Mesmo que você ainda não tenha se decidido sobre as instituições para as quais vai prestar a residência, é importante conhecer todas as possibilidades. A gente tá ligado que quem se prepara pra residência médica quer ter a melhor experiência de ensino, com os melhores professores e correr os ciclos de estágios num hospital de referência. Por conta disso, é bom saber que o curso de graduação da Escola de Medicina da PUCRS alcançou no ranking do Ministério da Educação (MEC) o segundo melhor lugar do Brasil.

Essas informações vêm da avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e são divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São dados referentes ao ano de 2019, nos quais a Escola de Medicina alcançou 4,11 pontos em uma escala que vai de 1 a 5! Isso sem falar do ótimo desempenho dos estudantes nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes do Ensino Superior (Enade) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Oportunidades de desenvolvimento acadêmico na PUCRS

A escola de Medicina da PUCRS conta com uma série de programas e projetos que incentivam a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico dos alunos da graduação, pós-graduação e residência médica. Alguns exemplos: estágios fora do país (por meio de concurso interno), monitorias e ligas acadêmicas. Há, também, atividades do voluntariado, o Centro de Estratégia de Saúde da Família Vila Fátima, como campo de prática médica, com aproximadamente 30 mil atendimentos feitos pelos estudantes e professores, além do Programa de Excelência Acadêmica, em que os alunos selecionados têm a oportunidade de permanecer por até 3 meses na Universidade de Miami, no Jackson Memorial Hospital

Pra todos aqueles que vão fazer a graduação ou mesmo a residência médica, a PUCRS conta com hospital próprio, o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), que recebe, todo ano, mais de dois mil alunos de graduação, de cursos técnicos, de especialização e da residência médica. É no HSL que os estudantes – vindos não apenas da Escola de Medicina, mas também das Escolas de Ciências (Biologia e Física Médica), de Ciências da Saúde (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição e Odontologia), de Medicina e de Humanidades (Pedagogia e Serviço Social) da PUCRS e de outras instituições de ensino superior conveniadas – podem desenvolver atividades teórico-práticas, discutir casos clínicos, participar de projetos e aprender no dia a dia tudo sobre a profissão escolhida

E é sobre esse hospital filantrópico mantido pela UBEA (União Brasileira de Educação e Assistência) da rede Marista que a gente vai te contar no próximo tópico. 

O Hospital São Lucas da PUCRS

O Hospital São Lucas é onde você provavelmente passará durante a residência médica na PUCRS. Tudo começou no início dos anos 70, quando o Instituto Marista materializou seu pioneirismo e iniciou as obras pra construção do hospital-escola, o primeiro investimento da Congregação na área da saúde.

Três anos depois, já estavam concluídos os ambulatórios que foram disponibilizados imediatamente para a assistência de pacientes da rede pública e privada e para o ensino de médicos e enfermeiros sob a supervisão atenta de seus professores. Mas foi apenas em 1976 que o hospital universitário da PUCRS foi inaugurado oficialmente e, em 1982, passou a ser chamado de HSL (Hospital São Lucas) em homenagem ao apóstolo Lucas, que além de evangelista, também foi médico e artista plástico, considerado atualmente pela Igreja Católica como o padroeiro dos médicos. 

O Hospital São Lucas da PUCRS conta com o que há de mais moderno e eficiente em equipamentos e tecnologia médica e tem uma gestão atuante e ousada que busca a excelência e o pioneirismo. Nos mais de 60 mil metros quadrados do complexo, diariamente cerca de 18 mil pessoas passam por seus ambulatórios e centros médicos que abrangem praticamente todas as especialidades médicas e são apoiados por um moderno centro de diagnóstico por imagem que proporciona segurança e agilidade no atendimento e na condução do tratamento, tanto de pacientes internados quanto nos atendimentos ambulatoriais e eletivos. 

Isso sem falar que a natureza do HSL é filantrópica, logo, não é de se surpreender que a emergência do hospital seja referenciada pela rede de saúde de Porto Alegre para atendimentos de média e alta gravidade. Desse jeito, os pacientes que chegam pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e precisam de atendimento rápido em neurologia, cardiologia, oncologia e outras especialidades médicas encontram no HSL da PUCRS tudo o que precisam. 

O Hospital São Lucas da PUCRS em números

  • 61 mil metros quadrados de área construída
  • 580 leitos operacionais
  • 94 leitos de UTI
  • 111 consultórios
  • 18 salas cirúrgicas
  • 3 salas de parto
  • 2.856 colaboradores
  • 2.010 médicos do corpo clínico
  • 80 clínicas no Centro Clínico

Hospital São Lucas da PUCRS: residência médica

Seu sonho é fazer residência médica na PUCRS? Então se liga: O concurso de seleção de médicos residentes para 2021, de acordo com as normas vigentes da CNRM-MEC e do Regulamento Interno da PUCRS, tem suas inscrições abertas via edital no início de dezembro. Neste ano, elas foram de 01/12/2020 até dia 10/12/2020 com 44 PRM (Programas de Residência Médica) oferecidos. O destaque foi a especialidade de Oncologia, já que em 2020 o HSL (Hospital São Lucas da PUCRS) se tornou referência em doenças crônicas, principalmente no câncer de mama, por conta da visita da professora doutora Olufunmilayo Olopade, da Universidade de Chicago (Estados Unidos), que participou de um Simpósio de Oncologia na universidade e elevou a PUCRS como modelo no assunto dentro do estado do Rio Grande do Sul. 

Processo seletivo

O processo seletivo para a residência médica da PUCRS atrai centenas de concorrentes de todos os cantos do país e é composto por duas fases: a primeira delas, com maior peso, é a prova escrita de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Ela costuma ser aplicada de manhã, lá no Campus Central da PUCRS, em Porto Alegre. Já a segunda fase é uma avaliação curricular dos candidatos aprovados na prova objetiva e a entrega dos currículos pode ser feita tanto pessoalmente quanto pelos correios. Pra ser aprovado e ir direto pra segunda fase, os candidatos devem atingir o mínimo de 50% da pontuação da prova escrita. Para participar da segunda etapa, só serão convocados os candidatos que se classificarem em posição que corresponda a até seis vezes o número de vagas que o programa disponibilizou.

Hospital São Lucas PUCRS: residências médicas e vagas

Segundo o edital da instituição para o processo seletivo 2021, os programas de acesso direto oferecidos pela PUCRS, junto a sua duração e às vagas, são os seguintes:

PROGRAMADURAÇÃOVAGAS
Anestesiologia3 anos2
Clínica Médica*2 anos10
Cirurgia Cardiovascular5 anos1
Cirurgia Geral3 anos2
Programa de Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica2 anos3
Dermatologia3 anos2
Infectologia3 anos1
Medicina de Emergência3 anos4
Neurologia3 anos4
Obstetrícia e Ginecologia3 anos4
Ortopedia e Traumatologia3 anos3
Otorrinolaringologia3 anos2
Pediatria3 anos5
Psiquiatria3 anos1
Radiologia e Diagnóstico por Imagem3 anos1
*Duas vagas reservadas para candidatos aprovados no ano anterior que tiveram que prestar serviço militar obrigatório

Outras especializações para quem quer priorizar a PUC na residência médica

Uma novidade que pode fazer brilhar os olhos de quem também busca atualização profissional e de conhecimentos específicos é que em 2021 a PUCRS vai oferecer diversos cursos de especialização, os chamados PMH (Práticas Médicas Hospitalares) na Escola de Medicina. Entre eles estão: PMH Cardiologia Clínica, PMH Cirurgia Bariátrica, PMH Infectologia, PMH Neurologia Clínica, PMH Mastologia, PMH Ecocardiografia etc. Vale a pena demais conferir o edital que já foi divulgado no site da instituição

E agora que você conhece um pouquinho mais sobre o Hospital São Lucas da PUCRS e sua residência médica, já pode decidir se esse é o caminho que você vai seguir. Dá uma olhada nos artigos que fizemos sobre as residências médicas da PUCPR, da PUC Sorocaba e da PUC Campinas também — se o assunto é PUC residência médica, opção não falta! Mas pra escolher seu futuro, é preciso dar o primeiro passo! Não marca bobeira! Afinal, como se tornar um especialista de destaque sem ter feito uma boa residência médica? Pra isso você pode contar com a gente! Seja no Rio Grande do Sul ou em qualquer lugar do país, a gente te ajuda a realizar o sonho de fazer a residência médica desejada. 

E se você vai começar a se preparar para encarar a prova de residência médica, sugiro dar uma olhada no nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência para já começar com o pé direito, já vencendo os bloqueios mentais que atrapalham seus estudos e te impedem de ser aprovado na residência médica dos seus sonhos!

Fica de olho no Extensivo São Paulo que está com inscrições reabertas e, além das videoaulas ao vivo, dá acesso a um app com provas e mais de 12 mil questões comentadas e a guias estatísticos exclusivos para os alunos, com TODOS os temas que mais caem nas principais provas de residência médica de São Paulo. Bora pra cima! Vamos estudar juntos! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.