Saiba as principais dicas de prova prática de residência

Conteúdo / Residência Médica / Saiba as principais dicas de prova prática de residência

Com a divulgação dos editais e das demais informações sobre as provas que ocorrem no fim de ano, os candidatos podem começar a se preparar para as etapas seguintes: prova teórica, parte prática e entrevistas. Por isso, resolvemos trazer algumas dicas de prova prática de residência essenciais para se destacar.

Ainda que algumas instituições tenham reformulado a estrutura dos processos seletivos, caso do SUS-SP, que conta apenas com uma prova objetiva, a prova prática ainda é exigida por muitas outras. É uma fase que requer muita concentração.

Para ajudar você a dar um passo à frente no caminho da aprovação, separamos algumas dicas de prova prática de residência que envolvem a realização de checklists, o controle do tempo para resolver as questões de residência médica e muito mais. Continue a leitura!

Quando começar a se preparar para a prova prática?

Mesmo que a maioria dos processos seletivos comece no fim de cada ano, é comum se perguntar qual é o momento ideal para se preparar para a prova prática de residência médica. A resposta para essa pergunta é simples: comece a se preparar o quanto antes.

Não há uma regra a respeito disso, pois cada instituição possui um calendário específico. Nesse momento, o futuro residente deve organizar tudo de forma prática para estar pronto para cada etapa da prova. Sendo assim, o recomendado é começar a se preparar ao menos um ano antes da realização da prova.

Aproveite esse momento para organizar todos os conteúdos mais importantes e recorrentes da prova de residência. Caso ainda esteja cursando a graduação, inicie a preparação no penúltimo ano, tendo em mente que os horários ficarão mais justos devido ao internato e às outras responsabilidades.

Como estudar para a prova prática?

Diversas dicas para prova prática de residência médica podem ser úteis para otimizar o tempo, evitar grandes surpresas e chegar mais preparado para esse momento tão esperado. Algumas práticas que mostraremos a seguir podem ser realizadas com a ajuda de amigos, tornando o processo mais dinâmico.

Uma estratégia básica e que ajuda muitos residentes é dividir essa preparação em duas etapas: simular situações práticas e realizar checklists. Ter controle sobre o conteúdo estudado é uma das principais formas de auxiliar a memorização e compreender como o desempenho evolui durante a preparação.

Simulação de situações práticas

Uma das dicas de prova prática de residência é simular situações práticas que costumam ser cobradas nas avaliações. Pesquise as edições anteriores de cada processo seletivo ou entre em contato com os residentes das instituições que você deseja ingressar para saber como foi na vez deles e ter uma ideia do que esperar.

Para as simulações, você pode contar com a ajuda de amigos e outros candidatos que estão na mesma fase de preparação. Dessa forma, além de todos conseguirem se ajudar, você pode conferir o resultado com mais imparcialidade e saber como será sua avaliação.

É importante ter em mente que cada simulação prática das provas de residência deve ser feita em tempos determinados. Por isso, ao treinar para as provas, não deixe de cronometrar os períodos. Isso é muito importante para checar o seu desempenho e chegar ainda mais preparado no dia.

Faça checklists

As estações das provas práticas costumam cobrar conteúdos específicos, voltados para a especialidade que o candidato deseja seguir. Por isso, é muito difícil conseguir prever o que você irá encarar nessa etapa. Por outro lado, alguns protocolos são mais recorrentes e sempre importantes, como a apresentação aos pacientes.  

Sendo assim, é recomendado fazer um checklist para a prova prática de residência com todas as tarefas necessárias a serem realizadas. Essa lista funcionará com uma base de estudos para essa etapa tão importante e ajudará você a não esquecer dos principais pontos cobrados na prova.

Faça um curso preparatório para a fase prática

Além dessas dicas de prova prática de residência, saiba que você pode recorrer a soluções mais completas para a sua preparação, como um curso para a prova prática de residência médica. Assim, você aprende com profissionais experientes e que conhecem diversos atalhos para facilitar sua aprovação.

O CRMedway é um ótimo exemplo de curso preparatório para a prova prática. A partir dele, você obtém mais de 300 checklists e grande variedade de estações simuladas para ter uma experiência imersiva de aprendizado. O curso também é voltado para a prova multimídia, para você estudar a partir de casos e imagens.

Saiba tudo que você precisa para arrasar na prova prática

Agora que você já sabe diversas dicas de prova prática de residência, é hora de adaptá-las à sua rotina e começar a preparação. Aproveite para conhecer nosso e-book Como Brilhar nas Provas Práticas de Residência Médica e entenda tudo sobre essa fase tão desafiadora dos processos seletivos!

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando