Saiba mais sobre a integração dos programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil

Conteúdo / Residência Médica / Saiba mais sobre a integração dos programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil

Em novembro de 2024, o Ministério da Saúde anunciou uma importante iniciativa para fortalecer o atendimento primário no Brasil: a integração entre os programas “Mais Médicos” e “Médicos pelo Brasil”.

Essa união tem como finalidade melhorar a distribuição de profissionais de saúde, reduzir desigualdades regionais e oferecer condições mais estruturadas para a formação e fixação de médicos em áreas de maior vulnerabilidade.

A medida foi bem recebida por gestores e profissionais da saúde, que a enxergam como uma oportunidade de consolidar políticas públicas mais eficientes.

Mas como essa integração será implementada? Quais as diferenças e semelhanças entre os programas? Neste artigo, detalhamos tudo o que você precisa saber sobre essa importante mudança. Continue conosco e tire suas dúvidas!

O que é o Mais Médicos?

Criado em 2013, o programa Mais Médicos surgiu para encarar a crise no atendimento básico de saúde, principalmente em regiões afastadas e com poucos recursos.

Seu principal objetivo é ampliar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da contratação de profissionais para trabalhar em locais com carência de médicos.

O programa também se destacou pela incorporação de médicos estrangeiros e pela reestruturação de cursos de Medicina, focados em uma formação mais próxima da realidade do SUS.

Desde então, milhares de profissionais foram alocados em municípios com vulnerabilidade social, promovendo importantes avanços na atenção primária à saúde.

O que é o Médicos pelo Brasil?

Lançado em 2019, o programa Médicos pelo Brasil foi criado como uma resposta para fortalecer a atuação em áreas remotas e promover melhores condições de trabalho para os profissionais.

Diferente do Mais Médicos, o Médicos pelo Brasil prioriza a contratação por meio de carteira assinada, oferecendo estabilidade, direitos trabalhistas e remunerações mais atrativas.

Outra diferença é a ênfase na especialização médica. O programa estimula a formação de médicos em Medicina de Família e Comunidade e em Medicina Preventiva, especialidades valiosas para a atenção primária, possibilitando aos profissionais uma formação de elevada qualidade e a devida preparação para suprir as demandas das comunidades.

Como vai funcionar a integração do Mais Médicos e Médicos pelo Brasil

A integração entre os programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil almeja somar os pontos fortes de cada um, criando um sistema unificado que vá ao encontro das diversas necessidades do SUS. A iniciativa será estruturada em três eixos principais:

Mais Médicos Vínculo

Nesse eixo, o programa terá como foco central a contratação direta de profissionais para atuar em áreas com maior necessidade de atenção primária.

Privilegiando o modelo de carteira assinada, ele se propõe a dispensar maior estabilidade aos médicos, permitindo que se fixem em localidades vulneráveis por mais tempo.

Os benefícios trabalhistas como férias remuneradas e contribuições previdenciárias são atrativos que aumentam a retenção desses profissionais.

O programa também assegura a continuidade da atuação de médicos estrangeiros que já integram o SUS, mantendo o fornecimento de bolsas e garantindo que as regiões atendidas não fiquem desassistidas.

Mais Médicos Estratégico

O eixo estratégico do programa é indicado para atender comunidades com as maiores carências de infraestrutura e profissionais de saúde, o que inclui:

  • áreas ribeirinhas;
  • aldeias indígenas;
  • quilombos;
  • municípios com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH).

Para atingir o alvo, o programa contará com um planejamento detalhado que identifica as regiões prioritárias. Medidas como o envio de equipamentos básicos e insumos médicos às unidades de saúde nessas localidades serão intensificadas, fazendo com que os profissionais tenham condições adequadas para realizar seu trabalho.

O reforço do apoio logístico nessas áreas também é uma prioridade, incluindo transporte e acomodações para os médicos alocados.

Mais Médicos Formação

Esse eixo busca integrar os processos de formação acadêmica à prática no Sistema Único de Saúde. Por meio da ampliação de vagas em programas de residência médica, o programa capacitará mais médicos em especialidades fundamentais, como Medicina de Família e Comunidade.

Também estão previstos investimentos em cursos de atualização e capacitação continuada, voltados para médicos já em atividade.

A parceria com universidades públicas e privadas se consolidará, permitindo que estudantes de Medicina tenham acesso a estágios e vivências em unidades básicas de saúde. Dessa forma, ao final do curso, eles estarão mais bem preparados para os desafios do SUS.

A ideia é criar um ciclo virtuoso, onde a educação e a prática profissional fiquem alinhadas com as demandas reais da população.

Cronograma Bolsista AgSUS

O Ministério da Saúde já divulgou o cronograma para os profissionais que desejam ingressar no eixo Bolsista AgSUS. Confira as principais datas:

  • inscrições: de 10 a 20 de janeiro de 2025;
  • seleção dos candidatos: de 25 a 31 de janeiro de 2025;
  • início das atividades: 15 de fevereiro de 2025.

Esse cronograma é para médicos que optarem por trabalhar em áreas prioritárias do SUS, ajudando a reduzir a desigualdade na distribuição de profissionais.

Além disso, o programa prevê um acompanhamento contínuo dos profissionais alocados, com avaliações regulares para que a qualidade do atendimento se mantenha sempre elevada.

Os médicos selecionados receberão treinamento inicial para se familiarizarem com as realidades locais e poderão contar com suporte logístico, como auxílio para deslocamento e estadia nas regiões de difícil acesso.

Cronograma Mais Médicos

  • Dezembro de 2024: 3ª chamada do 38º ciclo – início das atividades do perfil 1; 
  • Janeiro de 2025: 4ª chamada do 38º ciclo – início das atividades do perfil 1; 
  • Março de 2025: MAAv – Módulo de Acolhimento e Avaliação 3ª e 4ª chamada (Perfil 2); 
  • Março de 2025: Novo edital de adesão/renovação das vagas de municípios; 
  • Abril de 2025: Novo edital de médicos – Mais Médicos formação (bolsistas);
  • Maio de 2025: Novo processo seletivo para Médicos de Família e Comunidade via AgSUS – Mais Médicos Estratégia. 

Esse cronograma reflete o esforço conjunto para manter e ampliar o acesso da população aos serviços de atenção básica à saúde. É preciso que os candidatos acompanhem todas as etapas e prazos para garantir sua participação no programa.

A integração entre os programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil representa um marco na consistência da atenção básica à saúde no Brasil. Ao unir diferentes perspectivas e oferecer melhores condições para os profissionais, a iniciativa promete avançar na garantia de um SUS mais justo, equitativo e acessível para todos.

Fique por dentro de mais novidades sobre políticas de saúde e programas do SUS acompanhando o blog da Medway.

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor