Os programas de residência são altamente disputados, e não é diferente para ingressar na residência no HUB. Com a alta relação de candidatos, é preciso se preparar e mandar bem em todos os detalhes para conseguir a tão sonhada vaga na especialização.
Para ser aprovado na residência em Medicina do Hospital Universitário de Brasília, é primordial seguir uma rotina adequada de estudos, assim como planejar a assimilação de conteúdos. Estudar o edital anterior também ajuda na preparação. Por isso, ao longo deste artigo, abordamos todas as fases do último concurso.
Além de disciplina, comprometimento e dedicação, é preciso cuidar da saúde mental. Fazer intervalos e alimentar-se bem são ações simples que ajudam a determinar o seu sucesso.
O último exame para residência no HUB foi realizado pela primeira vez pelo ENARE, em que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), por meio do Instituto AOCP – Assessoria em Organização de Concursos Públicos, foi responsável pelo concurso.
Para cursar o programa de residência no HUB, o candidato pode escolher entre as três modalidades oferecidas: programa de residência médica com acesso direto (sem nenhuma especialização), pré-requisito, ano adicional/área de atuação (com especialização prévia concluída).
Ok, mas antes de continuar a leitura, a gente tem um breve alerta para dar. É o seguinte: se você está com tudo na preparação para ingressar no R1 e vai se inscrever em instituições de todo o Brasil, fique sabendo que podemos te ajudar.
Com o Intensivo Enare, a sua preparação fica cada vez mais direcionada e você turbina os seus estudos. Afinal, são aulas ao vivo, resoluções de questões específicas, simulados na íntegra e uma série de guias estatísticos que vão te fazer brilhar nas provas de residência.
E pra melhorar, você pode testar gratuitamente o Intensivo Enare e tudo o que ele oferece durante 7 dias! Você não vai perder essa oportunidade né? Não perca tempo e se inscreva já clicando aqui!
O programa de residência no HUB é muito concorrido devido à qualificação em especialização. Por isso, é importante acompanhar todos os prazos e certificar-se de cumprir com as exigências em cada etapa. Tenha base no último cronograma:
Para a residência no HUB, foram oferecidas 96 vagas distribuídas entre os programas de especialização. Outros hospitais conveniados foram: Hospital da Região Leste (HRL), Hospital de Apoio de Brasília (HAB), Hospital Brasília, HOME, ICDF e Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHDF).
Acesso direto
Pré-requisito
A primeira etapa para a residência médica foi a aplicação da prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório. Essa fase constituiu 90% da média total final.
A prova objetiva para o médico residente de acesso direito foi composta por 100 questões totais, sendo 20 questões de conteúdo específico, valendo 1 ponto cada questão. Já para o programa com pré-requisito, foram 80 questões, valendo 1,25 cada questão.
A prova objetiva para o HUB – residência médica teve duração total de 4 horas para a aplicação. Foram considerados aptos para realizar a segunda fase os candidatos que alcançaram no mínimo 50 pontos.
Esta etapa do concurso para residência médica no HUB foi composta por uma análise curricular de caráter classificatório e eliminatório, constituindo 10% da nota final.
Foram 15 componentes do currículo, apresentando pontuação particular, podendo ser conferido na íntegra no edital. Veja algumas comprovações: estágio extracurricular, monitoria, trabalho científico apresentado em congresso médico, trabalhos científicos publicados em periódicos médicos, entre outros.
O valor para inscrição foi de R$270,00. Os médicos residentes que ingressaram recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$3.330,43 para ajuda de custo durante o período da especialização.
Você pode começar a direcionar os seus estudos para o Enare 2023 conferindo o nosso Guia Estatístico do Enare. Ele apresenta os assuntos que mais aparecem no exame e faz com que você saiba o que vai encontrar na hora da prova. Que tal? Não perca tempo e baixe-o gratuitamente para aproveitar todos os benefícios!
Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway