Carregando

Alimentos que estimulam a concentração para prova de residência

Alimentos que estimulam a concentração para prova de residência
Conheça alimentos que estimulam a concentração para prova de residência

E aí, moçada? Vocês estão a todo vapor para se preparar para a prova de residência médica? A gente espera que sim, mas também está aqui para mais algumas dicas que ajudam a turbinar essa reta final e super decisiva. Para ajudarmos nesse processo, hoje falaremos a respeito de alguns alimentos que estimulam a concentração. Bora lá?

Todo mundo sabe que, na prova de residência, ter foco é o que mais ajuda a interpretar e responder corretamente aquela enxurrada de questões. Durante os estudos, isso já deve ser exercitado para gerar resultados lá na frente. Então, nada melhor do que dar mais gás para a cachola, certo?

As refeições, aliadas a uma rotina massa, com certeza ajudarão a alcançar a tão esperada aprovação. Então, continue a leitura para descobrir o que incluir na sua dieta para se concentrar 100% na hora H!

Olho na preparação

Antes de apresentar os alimentos que estimulam a concentração para a prova de residência, vale a pena relembrar outros macetes essenciais para esse momento tão importante. Afinal, não adianta só comer bem e deixar o restante de lado, concorda? Vamos lá!

Organização nos estudos

O primeiro passo para ficar mais perto da vaga dos seus sonhos é ter organização nos estudos. Monte um cronograma, tenha horários bem definidos, planeje o que vai estudar e aposte em materiais completos que realmente auxiliem na sua preparação.

Estudar por questões costuma ser a melhor maneira de ficar por dentro da estrutura e do conteúdo das principais provas do país. Portanto, pesquise provas e edições de processos seletivos anteriores e mande ver. Você também pode investir em cursos preparatórios, videoaulas ou qualquer outro recurso que funcione de verdade para seu aprendizado.

Bons hábitos

Acordar cedo, se exercitar, manter uma rotina regrada e dormir no horário certo são alguns dos bons hábitos que você deve manter durante esse período tão intenso de estudos. Do contrário, você só terá desgaste e não se dará bem na prova.

É claro que esse objetivo exige muita dedicação, mas é importante reconhecer os limites do seu corpo e cuidar da sua saúde. Isso é válido, inclusive, para quando você iniciar a carreira médica na residência, porque não é novidade para ninguém que os plantões representam uma parte significativa da carga horária.

Descanso

Por fim, não se esqueça de que o descanso é parte essencial da preparação para a residência médica. Não é só dormir, não! Durante a noite, permitir que corpo e mente deem aquela apagada é bom, mas é preciso ir mais além quando se trata de realmente relaxar.

É também tirar um tempo de lazer com os amigos e a família, assistir a um filme para esfriar a cabeça, dar um passeio, ler um livro que não tenha a ver com Medicina e assim por diante. Priorize um horário para curtir um hobby depois de terminar seu tempo de estudos, porque o equilíbrio é a base do sucesso.

Alimentos que estimulam a concentração

Agora sim, vamos aos alimentos que estimulam a concentração. Uma dieta balanceada, somada a essas outras dicas que acabamos de dar, faz toda a diferença para que você não se disperse com tantas informações e conteúdo da prova de residência. Veja só o que incluir no cardápio!

Abacate

O abacate é um alimento rico em vitaminas, como a B6, B12, C e E. Também é repleto de substâncias fundamentais para o funcionamento de nossos neurônios: selênio, luteína e colina são apenas alguns exemplos.

Essa fruta conta com nutrientes que fortalecem as conexões cerebrais e melhoram o fluxo sanguíneo, ação que tem papel indispensável na concentração e no aprendizado. Você pode consumir o abacate puro, em vitaminas, na torrada, na salada e onde mais o seu paladar mandar.

Peixe

Pelo menos duas vezes por semana, escolha um peixe para inserir na alimentação. Salmão, atum, sardinha, cavalinha arenque e tilápia são opções muito saborosas e nutritivas, com alto teor de ômega 3.

Essa gordura, inclusive, contribui para a estrutura dos neurônios e incentiva a plasticidade sináptica. Ela também permite uma produção mais intensa de neurotransmissores e tem propriedades anti-inflamatórias, essenciais na regeneração cerebral.

Café

O café entra na lista, mas atenção: o consumo precisa ser moderado e no horário certo! Nada de tomar uma quantidade grande da bebida à noite, para não atrapalhar seu sono.

Entretanto, durante o dia, escolha o melhor momento para uma xícara quentinha. As substâncias presentes no grão melhoram a função cognitiva e beneficiam diretamente o sistema nervoso central. Elas ainda aumentam o estado de alerta, para potencializar tarefas simples.

Caso você não goste de café, sem problemas: pode investir em outras alternativas, como chá verde, chá mate, chá preto, guaraná e erva-mate.

Oleaginosas são alimentos que estimulam a concentração

Um snack saudável e perfeito para aquele intervalo rápido entre os estudos são as oleaginosas. Castanhas de caju e do Pará, amendoim, amêndoas e sementes de linhaça ou girassol podem fazer parte da sua alimentação com combinações variadas.

Todas elas contam com selênio, vitamina E e antioxidantes, além das gorduras insaturadas. Essa combinação afeta diretamente o funcionamento do cérebro, fazendo com que você foque mais no que está fazendo (estudar!) e, consequentemente, melhore seu desempenho acadêmico.

Frutas vermelhas são alimentos que estimulam a concentração

As frutas vermelhas são saborosas e suculentas. Podem ser consumidas in natura, em sucos, vitaminas ou saladas de frutas. Morango, cereja, romã, amora e framboesa são as mais indicadas para o consumo de quem quer concentração.

Com efeito antioxidante, elas melhoram a ação dos neurotransmissores e contribuem para a preservação da capacidade cognitiva. Assim, você deixa o cérebro mais preparado para a grande carga de conteúdo que receberá ao longo da sua jornada rumo à residência médica.

Pronto! Agora você já conhece alguns alimentos que estimulam a concentração

Uau, só tem coisa gostosa aí, não é mesmo? Isso mostra que será fácil, fácil inserir tudo na sua rotina. Portanto, adicione sem demora todos esses alimentos que estimulam a concentração em sua lista de compras e monte um cardápio balanceado e saudável para ter energia e encarar a prova de residência com foco total!Precisa de uma ajuda mais direcionada e prática para complementar sua preparação? Aproveite e confira o e-book 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência médica e veja como dominar certos aspectos psicológicos pode interferir de maneira positiva na sua aprovação.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.