Carregando

Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM): tudo o que você precisa saber

Que tal conhecer esta que é uma das sociedades médicas mais renomadas do Brasil, a mãe de todas as especialidades no campo da Medicina, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM)? Ela foi fundada no dia 16 de março de 1989, em uma reunião na Associação Médica Brasileira (AMB) e sua primeira sede foi em uma das próprias salas da AMB, em São Paulo. Hoje, a instituição conta com instalações próprias e em 1991, realizou o primeiro Congresso Nacional de Clínica Médica, com aproximadamente 800 participantes.

Desde então, o seu foco sempre foi a valorização do médico clínico, a democratização do conhecimento, sem se esquecer jamais do fortalecimento da relação médico-paciente e principalmente da medicina humanizada. A partir da sua fundação, surgiram as diretorias regionais espalhadas por todo o país, com o compromisso de manter os mesmos ideais. 

Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM): tudo o que você precisa saber
Saiba a seguir tudo sobre a Sociedade Brasileira de Clínica Médica!

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica

A entidade que visa tratar o paciente e não a doença e busca sempre por uma instrução humanista e generalista do ensino da medicina, que em seu primeiro congresso teve a participação de 800 médicos, viu essa média crescer exponencialmente: 5 mil participantes por edição. Só nos últimos 30 anos, a SBCM promoveu quinze congressos brasileiros de clínica médica e pasmem: o último deles em 2019 em Florianópolis, capital catarinense, bateu o recorde de participação com quase 6 mil médicos inscritos! 

É uma das sociedades médicas que mais se destaca na luta pela ética e pela humanidade nos cursos de graduação em medicina e fiscaliza a sua abertura em locais sem apelo e necessidade social, visando apenas o lucro. A entidade conseguiu resultados importantes com seu engajamento social e a busca constante pela excelência do ensino das faculdades de medicina. 

Como por exemplo, a obrigatoriedade dos médicos na realização dos dois anos de residência em Clínica Médica para ter a possibilidade de ingressar em qualquer outra área clínica, garantindo assim, uma formação de altíssima qualidade e diminuição dos erros médicos. O Conselho Federal de Medicina (CFM) autoriza e credencia a SBCM a realizar as provas para obtenção de título de especialista em Clínica Médica e também em Medicina de Urgência.

Nas últimas décadas, a especialidade de Clínica Médica tem ganhado cada vez mais força e ganhou representação nacional, sendo valorizada dentro e fora do Brasil. E a SBCM  nesses pouco mais de 30 anos de atuação, conquistou não só apoio dos médicos como também reconhecimento na área, e hoje alcança a expressiva marca de 15 mil associados de todos os estados do país. São 11 conselhos regionais, 2 deles criados recentemente na região nordeste, nos estados da Paraíba e Ceará. Uma conquista que beneficia não apenas os associados, mas toda a população atendida pelos médicos daquela região. 

Como se associar à Sociedade Brasileira de Clínica Médica

A SBCM procura estar sempre ao lado de seus médicos associados para oferecer a eles a melhor experiência na área, por meio de parcerias com grandes empresas que podem oferecer aos sócios descontos em produtos e serviços em vários segmentos. São inúmeros os benefícios oferecidos aos associados, tais como:

  • desconto na inscrição no concurso de obtenção do título de especialista em clínica médica;
  • descontos nos eventos e cursos realizados pela SBCM;
  • recebimento mensal da revista científica da instituição;
  • versão impressa do Jornal do Clínico com publicação trimestral;
  • boletins informativos. 

No site da entidade, o médico pode conferir todos os benefícios exclusivos e a lista das empresas parceiras da SBCM e ainda fazer o cadastro de acordo com a sua categoria: médico ou acadêmico. Isso mesmo! 

Se você ainda é estudante mas quer, desde já, ter acesso à formação continuada, eventos, simpósios e treinamentos de atualização e cursos à distância com foco na atualização médico-acadêmica com descontos e ainda melhor, sem ter que pagar a anuidade, essa pode ser uma excelente oportunidade de conhecer profissionais já atuantes na profissão, que vão te ajudar no seu crescimento e no seu aprendizado. E após o término da graduação, o cadastro acadêmico passa automaticamente a constar como sócio médico e aí gera uma cobrança de anuidade. Se por acaso, ao terminar o seu curso de medicina, você não quiser mais continuar como sócio da SBCM, basta pedir o seu cancelamento

O que faz a Sociedade Brasileira de Clínica Médica

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) oferece uma série de serviços do conselho, além de publicações relevantes para quem é desta área da medicina e busca constante atualização. No ano passado, em julho de 2020, a SBCM em uma parceria com a Escola Paulista de Ciências Médicas (EPCM), realizou a décima edição do Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica, que desde a sua primeira edição, já proporcionou a mais de 3 mil médicos participantes, formação continuada nesse campo da medicina. A Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) também investe no ensino a distância para que todos os médicos, mesmo os que atuam nos lugares mais distantes do Brasil, tenham acesso ao melhor do ensino e à atualização profissional para que possam exercer suas atividades com mais segurança e conhecimento. 

A SBCM promove ainda, dezenas de campanhas públicas veiculadas em diversos contextos sociais, que buscam valorizar o médico clínico, não só nas grandes capitais do país, mas também nas cidades do interior. E, em parceria com o Exército Brasileiro, exerce com maestria o seu compromisso social com toda a população brasileira em busca de mais acesso à saúde e as ações promotoras de hábitos mais saudáveis.  

Eventos da sociedade

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) proporciona regularmente aos seus associados eventos organizados pela sociedade, como palestras e congressos, além de apoiar dezenas de outros. 

Só neste ano, no segundo semestre de 2021, já estão disponíveis as inscrições para os cursos como o  Programa de Atualização em Medicina de Urgência e Emergência (Prourgem), o Programa de Atualização em Clínica Médica (Proclim) e o Programa de Atualização em Terapêutica (Proterapêutica). Todos realizados pela SBCM, na modalidade de EAD (Educação a Distância) e as inscrições e mais informações podem ser obtidas no site da SECAD, que é uma plataforma de atualização e ensino criada por especialistas em saúde e atende a SBCM. 

Além dos cursos, já há eventos agendados que serão realizados pela SBCM, como o 16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 6º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência em outubro de 2021 e que acontecerá de forma híbrida (online e presencial) em Campinas, cidade do interior de São Paulo, distante aproximadamente 100km da capital. 

As regionais do sul do Brasil também já estão com a agenda ativa e em Blumenau, a famosa cidade do norte catarinense, oferece já em agosto de 2021 o programa de educação médica continuada PEMC 2021 Clínica Médica

E não é só isso! A Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) apoia eventos por todo o país, tais como o 5º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes, o 33º Congresso Brasileiro de Patologia  e o XXII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica que vai acontecer em Salvador, na Bahia, em novembro de 2021, de forma híbrida, com alguns eventos online e outros realizados presencialmente na belíssima capital baiana. 

Fala que não são ótimas oportunidades de conhecer novas pessoas, compartilhar experiências, agregar conhecimento e de quebra, se sobrar um tempinho, passear nas mais bonitas cidades de norte a sul do Brasil? 

Título de especialista na Sociedade Brasileira de Clínica Médica

O edital para a obtenção do título de especialista na Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB) para 2021 já está disponível e lista todos os pré-requisitos, procedimentos e formas de preenchimento da ficha de inscrição no concurso, além de explicar detalhadamente como deve ser o envio dos documentos exigidos. 

Neste ano, a prova escrita será realizada exclusivamente on-line, com 100 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada e somente uma opção correta. A prova terá 5 horas de duração e será aplicada no dia 31 de outubro. Para ser aprovado, o candidato ao título de especialista em clínica médica vai precisar obter a nota mínima 7,0 (sete). As inscrições ainda estão abertas, então corre que dá tempo: elas vão ser encerradas no dia 30 de setembro de 2021, às 23h59. A lista de documentos e todos os procedimentos necessários para inscrição: taxas, datas e tudo o que diz respeito ao novo modelo de provas, podem ser encontradas aqui no site da SBCM. 

A residência em Clínica Médica

E pra quem quer  fazer residência mas ainda tem dúvidas sobre a especialidade conhecer mais sobre a residência em Clínica Médica nas mais importantes instituições do Brasil é o primeiro passo, já que a especialidade é a uma das mais procuradas hoje em dia. Isso porque grande parte dos médicos recém-formados buscam mais ativamente por uma especialidade de acesso direto e desejam a titulação de especialista em apenas 2 anos, aliando conhecimento, tradição e credibilidade à sua atuação médica. 

Mas não caia na bobeira de achar que é fácil não! Não é fácil mesmo! Se prepara porque vão ser muitas horas de estágios e uma rotina para lá de exigente! Mas, vai valer a pena todo esforço e dedicação nessa caminhada que vai levá-lo à residência. Se você quiser saber tudo sobre a residência em clínica médica na USP, na Santa Casa, na Unifesp ou ainda saber quais são as instituições mais buscadas para se fazer a residência em clínica médica em São Paulo, não deixa de conferir nossos conteúdos! 

E aí? Curtiu? 

Então, é chegada a hora de se preparar para as provas de residência! Inscreva-se no Extensivo São Paulo, o nosso curso com videoaulas ao vivo e gravadas com os temas que você realmente precisa saber para ingressar nas principais instituições do país. Também oferecemos um app com milhares de questões comentadas e acesso ao curso Intensivo São Paulo a partir do meio do ano.

Mas o que você quer é mais conteúdo? De graça? Claro que temos!  Dá só uma olhada na Academia Medway. Lá você vai encontrar centenas de conteúdos completamente gratuitos que vão te ajudar a entender melhor como são as provas das principais instituições. 

Bora pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.