Carregando

Técnicas de leitura dinâmica e memorização para a prova de residência

Quer arrasar na prova de residência médica, mas sente que está sem tempo para estudar o suficiente? Relaxa, nós vamos te ajudar! Separamos algumas técnicas de leitura dinâmica e memorização para que você possa otimizar seus estudos e ficar cada vez mais próximo da tão sonhada aprovação.

Técnicas de leitura dinâmica e memorização para a prova de residência
Quer aprender as melhores técnicas de leitura dinâmica e memorização? Continue lendo!

Técnicas de leitura dinâmica e memorização

Como você já deve ter percebido, o objetivo desse artigo é fazer com que você consiga fixar o conteúdo estudado de uma maneira ágil e eficaz, utilizando leitura dinâmica e reforçando sua memorização. Mas, pra isso, a gente separou algumas dicas práticas que você já pode começar a aplicar agora mesmo. E aí, se interessou? Então bora lá!

Leitura dinâmica

Se você está procurando saber mais sobre técnicas de leitura dinâmica e memorização, com certeza deve estar preocupado com o volume de conteúdo teórico das apostilas. Bem, em primeiro lugar, você precisa entender que não vale a pena ler todas as apostilas pra prova de residência médica de cabo a rabo. Essa estratégia só vai te fazer perder tempo e ficar pra trás! 

O que você precisa é aprender a priorizar os estudos conforme suas dificuldades e também de acordo com a incidência dos assuntos nas provas das instituições em que você deseja ingressar. A ideia é sempre ler com velocidades diferentes para assuntos diferentes, dedicando mais tempo aos temas priorizados.

Dito isso, certamente você terá que ler algum material. E como conseguir absorver o conteúdo, especialmente se tiver pouco tempo? Não é fácil, porém se você estiver disposto a treinar bastante, é bem possível!

A leitura dinâmica é uma técnica que faz com que você consiga ler mais rápido e ainda manter ou aumentar sua capacidade de compreensão e fixação de informação. 

Normalmente, uma pessoa consegue ler de 150 a 400 palavras a cada minuto, sendo compreendido aproximadamente 60% do conteúdo. Agora, se você souber praticar a leitura dinâmica, é possível ler de 800 a 1500 palavras, compreendendo até 85% do texto.

Sabendo do efeito positivo gerado pela leitura dinâmica nos estudos dos alunos, selecionamos algumas dicas para você começar a praticar essa técnica. Acompanhe aqui embaixo! 

Tente não pronunciar o que você lê

Nesse momento você deve estar percebendo que leu todo esse artigo pronunciando o som de cada palavra. Esse costume é muito comum e quase imperceptível. Tanto mentalmente quanto em voz alta, pronunciar todas as palavras lidas faz com que você se prenda ao significado delas e, na leitura dinâmica, o que importa mesmo é entender o contexto em que elas estão inseridas.

Com essa dica, já vai ser possível elevar a sua capacidade de compreensão, pois você vai dar um alívio para o seu cérebro, tirando dele a função de focar no específico, para que ele possa se concentrar mais na interpretação geral. Sem contar que o tempo da sua leitura reduzirá bastante. 

E para começar a treinar isso, pegue uma caneta e coloque na boca sempre que for ler algum texto importante. Assim, você vai ser impossibilitado de pronunciar as palavras oralmente, o que já é um excelente começo para quem está aprendendo agora as técnicas de leitura dinâmica e memorização.

Procure se blindar de ruídos e notificações que possam te atrapalhar

O grande ponto da leitura dinâmica é a concentração. Se você se distrai e sai do foco, a perda de velocidade é natural. Dar uma pausa — mesmo que rápida — na leitura e retomar de onde parou diminui sua capacidade de compreensão e, por isso, é comum que você tenha que ver algumas palavras já lidas para se reconectar, o que demanda tempo.

Então, que tal colocar seu celular no modo avião enquanto estuda? Assim vai ser mais fácil de se concentrar!

Treine os olhos para dar saltos maiores

Toda criança na fase de alfabetização lê apenas uma palavra por vez, fazendo com que demore bastante para que ela termine a frase e entenda seu sentido. Mas porque com o tempo passamos a ler mais rápido automaticamente? À medida que você pratica sua leitura, o movimento dos seus olhos é ampliado, fazendo com que a compreensão seja mais dinâmica e acelerada. 

Sabendo disso, você pode treinar seus olhos para darem saltos maiores ao longo da leitura.

Utilize as técnicas de scanning e skimming

Quando você já sabe o que quer encontrar na sua leitura, uma técnica que pode te ajudar a ir direto ao ponto é o scanning. Basicamente, você dará uma olhada de cima a baixo no conteúdo, buscando números, negritos e palavras-chave relacionadas com aquilo que você quer entender.

Além disso, você pode utilizar a técnica de skimming, que também será feita por meio de uma visualização rápida do texto. Dessa vez, você se atentar a subtítulos, autores, datas de publicação, gráficos e outros recursos que servirão de base para definir quais sãos as informações centrais daquilo que foi lido.

técnicas de leitura dinâmica e memorização
Confira a seguir as melhores técnicas de memorização de conteúdo!

Técnicas de memorização

Aprender a estudar a partir de técnicas de leitura dinâmica e memorização com certeza vai elevar a sua produtividade. Então, vamos entender um pouco mais sobre essa segunda parte, que é muito confundida com a famosa decoreba, mas está longe de ser uma mera reprodução do que foi lido.

Primeiro, é preciso entender que o nosso cérebro é incapaz de fixar todas as informações às quais somos submetidos. Por isso, é preciso distinguir aquilo que é necessário para o seu estudo daquilo que não vai agregar em nada. E é a memorização que vai te fazer reter todo conteúdo prioritário.

Antes de partirmos para as dicas de memorização, vamos só esclarecer um erro bem comum. É bem provável que você confunda memorizar com decorar. Mas saiba que são duas ações completamente diferentes. Enquanto na decoreba você simplesmente guarda o que leu e reproduz, a memorização exige que você entenda sobre o que está lendo, para não esquecer aquilo que aprendeu.

Agora que você já está por dentro de como funciona o processo de aprendizado baseado na memorização, vamos ver dicas de como praticá-la. 

A música pode ser uma aliada

Mesmo que possa parecer improvável, escutar música enquanto estuda pode trazer melhoras consideráveis em concentração, aumentando a fixação de conteúdo. Mas é claro que esse recurso não pode ser utilizado de qualquer forma. 

Existem vários estilos musicais e você pode optar por aquele que mais te faz focar. A indicação de hoje é que você comece ouvindo músicas clássicas, que, em geral, são harmônicas e somente instrumentais. Essa junção de elementos faz com que esse estilo seja o mais procurado pelos estudantes. E aí? Bora dar um toque de leveza para os seus estudos?

Estude por questões de provas antigas ou simulados

A prática é uma das melhores formas de memorizar conteúdos. Apenas ler apostilas e acompanhar videoaulas não vai te preparar por completo para alcançar o sonho de ser residente.

Então, por que não estudar por meio da realização de questões de provas antigas ou de simulados direcionados? O bom dessa técnica é que ela pode ser utilizada de forma rápida e prática. Qualquer tempo livre que você encontrar durante uma enfermaria ou um plantão é só acessar o app da Medway e conferir as mais de 10 mil questões comentadas que foram selecionadas a dedo para não deixar nada passar.

É claro que você também pode introduzir na sua rotina um horário fixo para realizar provas inteiras. Assim, você pode cronometrar seu tempo e já ir se preparando. Sabendo tudo sobre essas técnicas de leitura dinâmica e memorização, não vai ter pra ninguém!

Faça flashcards

Se você procura agilidade, essa pode ser uma excelente forma de memorização para você. Mas nós já vamos adiantando: essa técnica é bem mais útil quando estamos falando de assuntos “decoreba”. Por isso mesmo, é importante pensar bem quando essa técnica vai te ajudar de fato antes de colocá-la em prática.

Para fazer o flashcard é simples. Corte a folha do seu caderno em pedaços menores e pense sobre o tema que deseja abordar. Então, escreva a questão ou tópico do assunto escolhido na frente do papel e, atrás, coloque uma resposta elaborada por você mesmo. E atenção! Essa parte é muito importante. Desenvolva o tema no verso do cartão baseado no que você já aprendeu e, apenas depois, complemente com o conteúdo que tem anotado. Dessa forma, você acaba estudando duas vezes, já que vai ter desenvolvido o próprio raciocínio para elaborar o cartão.

E se você não é lá muito analógico, não tem problema. Existem diversos aplicativos de flashcards disponíveis para celular! Assim, fica mais fácil carregar quantas anotações quiser para qualquer lugar.

Seja consumidor de outros conteúdos relacionados à matéria

Não fique preso a uma única forma de aprendizados. Existem diversos canais transmissores de conhecimento, que podem até se aliar ao entretenimento. Vale a pena buscar filmes, perfis nas redes sociais, podcasts e livros que abordam a matéria que você deseja memorizar.

Assim, você estará sempre renovando seu contato com o conteúdo e seu cérebro terá mais facilidade em identificá-lo como prioritário. Além disso, é uma forma de dar uma descontraída e sair dos métodos tradicionais. Se joga!

Gostou de saber mais sobre as técnicas de leitura dinâmica e memorização?

Estudar para passar na prova de residência médica não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante pensar em formas de otimizar esse momento tão importante para o seu futuro. Então espero que as dicas sobre as técnicas de leitura dinâmica e memorização tenham te ajudado de alguma forma a melhorar o seu processo de aprendizagem.

E se você ainda está tendo dificuldades, sugiro dar uma olhada no nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência, que aborda os principais bloqueios mentais que atrapalham seus estudos e te deixam mais longe dos sonhados 80% de desempenho! Com este material, você aprende como vencer esses bloqueios no seu dia a dia como ver seus estudos deslancharem!

E se você achou que íamos parar por aqui, está muito enganado, para se preparar ainda mais para as provas teóricas de residência, dá uma olhada no nosso curso de Mentoria. Nele, você aprende técnicas avançadas de preparação e organização dos estudos para superar bloqueios, ganhar confiança e conquistar a tão sonhada aprovação! 

Valeu, pessoal! Até a próxima e, é claro, bora lá!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.