Músicas para estudar e memorizar: prova de residência

Conteúdo / Residência Médica / Músicas para estudar e memorizar: prova de residência

Não é novidade para ninguém que muita gente usa a música para estudar e memorizar conteúdos estudados. E não é por menos: ela é uma das técnicas de memorização mais acessíveis, além de apresentar resultados, segundo pesquisas. Mas não vamos te dizer que qualquer música serve, também. É preciso escolher com cuidado as músicas para estudar e memorizar, da melhor forma, o conteúdo da prova de residência médica.

Para sua sorte, é exatamente para isso que estamos aqui hoje! Vamos te dar algumas dicas pra que você selecione as melhores trilhas sonoras para o seu estudo, otimizando o seu rendimento de maneira simples!

Agora, bora!

Hoje vamos te dar algumas dicas para você escolher as melhores músicas para estudar e memorizar conteúdos da prova de residência médica!
Quer conferir músicas para estudar e memorizar? Continue lendo!

Quais são os bons tipos de músicas para estudar e memorizar conteúdos?

Essa parte é mais básica, só para ressaltar alguns dos estilos musicais mais recomendados para o estudo. Nós já falamos com profundidade sobre eles em outro post, mas para refrescar sua memória, os principais estilos são:

  • Música clássica;
  • Jazz;
  • Instrumental;
  • Sons de natureza;
  • Post rock.

Já tá entendendo a ideia, né? Músicas para estudar e memorizar, preferencialmente, devem ser mais leves!

Dicas de músicas para estudar e memorizar

Ok, você já sabe quais são os estilos musicais que pode aproveitar na hora dos seus estudos. Só que a gente não ia te deixar só com isso, certo? Então, dá só uma olhada em 5 possibilidades para aproveitar e começar a estudar agora mesmo.

O Cravo bem Temperado Vol. 1 – Bach

A Fresh Breath – Eugenio Izzi

So What – Miles Davis

Músicas diferentes para momentos diferentes

A verdade é que nem sempre as músicas para estudar e memorizar vão ser as mesmas. Às vezes, você precisa de uma concentração maior na leitura e, em outros momentos, de algo para te ajudar a fixar aquele conteúdo, ou para te manter em um determinado ritmo durante a resolução de exercícios. Por isso, vamos abordar algumas situações aqui embaixo e te ajudar a identificar qual é a trilha sonora ideal pra cada um! 

Concentração

Playlists para concentração costumam ser compostas, principalmente, de música instrumental. Músicas cantadas têm a tendência de atrapalhar e desviar o foco, enquanto instrumentais dão uma sensação de trilha sonora, sem assumir um “protagonismo” dentro da cabeça do estudante.

Opções de músicas para estudar e memorizar não faltam: é só ir ao YouTube ou ao Spotify e procurar por “playlist concentração” que vão chover resultados. É só escolher!

Memorização

Nesse ponto, a música clássica brilha. Por conta de sua natureza harmônica, baseada em escalas de notas e divisão de tempo, esse estilo de música causa relaxamento e tranquilidade no ouvinte. 

Isso não significa que ela só sirva para isso, aliás: a música clássica é um dos melhores tipos de músicas para estudar e memorizar em geral. O que estamos ressaltando é só o destaque que ela possui no campo da memorização.

Novamente, o YouTube e o Spotify estão repletos de playlists do gênero.

O YouTube e o Spotify têm várias playlists com músicas para estudar e memorizar
Office desk at night with computer and white earphones.

Dicas para melhorar a concentração e manter o foco com música

Agora vamos te dar algumas sugestões para que você não faça mal uso do método de músicas para estudar e memorizar conteúdos, pois elas também podem ser fator de distração quando mal utilizadas.

Primeiramente, uma dica meio óbvia: toque as músicas em volume baixo. Lembre-se que elas estão ali para preencher um espaço mais ao “fundo” da sua cabeça, e que o foco é o estudo. Deixar o volume alto demais pode ser um grande distrator, então fique atento!

A dica seguinte é a de usar playlists prontas. Sair do fluxo de estudo toda hora para selecionar ou trocar uma música acaba tornando o processo mais prejudicial que benéfico, sem ajudar em nada na concentração do estudante. E nem se trata de um mal necessário, pois opções é que não faltam por aí!

E, por fim: faça vários usos da música! Escute alguma música animada antes de estudar, ou algo diferente depois, para relaxar. É bom dar uma variada, mas mantendo o foco quando importa: durante os estudos!

Por hoje é isso! Já sabe que músicas para estudar e memorizar você vai ouvir?

Se você vai começar a se preparar para encarar a prova de residência médica, sugiro dar uma olhada no nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência para já começar com o pé direito, já vencendo os bloqueios mentais que atrapalham seus estudos e te impedem de ser aprovado na residência médica dos seus sonhos!

Pra fechar com chave de ouro, que tal escutar umas músicas para estudar e memorizar os conteúdos do Extensivo da Medway? Não sabe do que eu tô falando? 

O Extensivo São Paulo é nosso curso preparatório que rola durante o ano todo, e que oferece videoaulas com os conteúdos que você precisa saber pra ser aprovado nas instituições mais concorridas de SP!

Pra cima!

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando