Carregando

Músicas para estudar e memorizar: prova de residência

Não é novidade para ninguém que muita gente usa a música para estudar e memorizar conteúdos estudados. E não é por menos: ela é uma das técnicas de memorização mais acessíveis, além de apresentar resultados, segundo pesquisas. Mas não vamos te dizer que qualquer música serve, também. É preciso escolher com cuidado as músicas para estudar e memorizar, da melhor forma, o conteúdo da prova de residência médica.

Para sua sorte, é exatamente para isso que estamos aqui hoje! Vamos te dar algumas dicas pra que você selecione as melhores trilhas sonoras para o seu estudo, otimizando o seu rendimento de maneira simples!

Agora, bora!

Hoje vamos te dar algumas dicas para você escolher as melhores músicas para estudar e memorizar conteúdos da prova de residência médica!
Quer conferir músicas para estudar e memorizar? Continue lendo!

Quais são os bons tipos de músicas para estudar e memorizar conteúdos?

Essa parte é mais básica, só para ressaltar alguns dos estilos musicais mais recomendados para o estudo. Nós já falamos com profundidade sobre eles em outro post, mas para refrescar sua memória, os principais estilos são:

  • Música clássica;
  • Jazz;
  • Instrumental;
  • Sons de natureza;
  • Post rock.

Já tá entendendo a ideia, né? Músicas para estudar e memorizar, preferencialmente, devem ser mais leves!

Dicas de músicas para estudar e memorizar

Ok, você já sabe quais são os estilos musicais que pode aproveitar na hora dos seus estudos. Só que a gente não ia te deixar só com isso, certo? Então, dá só uma olhada em 5 possibilidades para aproveitar e começar a estudar agora mesmo.

O Cravo bem Temperado Vol. 1 – Bach

A Fresh Breath – Eugenio Izzi

So What – Miles Davis

Músicas diferentes para momentos diferentes

A verdade é que nem sempre as músicas para estudar e memorizar vão ser as mesmas. Às vezes, você precisa de uma concentração maior na leitura e, em outros momentos, de algo para te ajudar a fixar aquele conteúdo, ou para te manter em um determinado ritmo durante a resolução de exercícios. Por isso, vamos abordar algumas situações aqui embaixo e te ajudar a identificar qual é a trilha sonora ideal pra cada um! 

Concentração

Playlists para concentração costumam ser compostas, principalmente, de música instrumental. Músicas cantadas têm a tendência de atrapalhar e desviar o foco, enquanto instrumentais dão uma sensação de trilha sonora, sem assumir um “protagonismo” dentro da cabeça do estudante.

Opções de músicas para estudar e memorizar não faltam: é só ir ao YouTube ou ao Spotify e procurar por “playlist concentração” que vão chover resultados. É só escolher!

Memorização

Nesse ponto, a música clássica brilha. Por conta de sua natureza harmônica, baseada em escalas de notas e divisão de tempo, esse estilo de música causa relaxamento e tranquilidade no ouvinte. 

Isso não significa que ela só sirva para isso, aliás: a música clássica é um dos melhores tipos de músicas para estudar e memorizar em geral. O que estamos ressaltando é só o destaque que ela possui no campo da memorização.

Novamente, o YouTube e o Spotify estão repletos de playlists do gênero.

O YouTube e o Spotify têm várias playlists com músicas para estudar e memorizar
Office desk at night with computer and white earphones.

Dicas para melhorar a concentração e manter o foco com música

Agora vamos te dar algumas sugestões para que você não faça mal uso do método de músicas para estudar e memorizar conteúdos, pois elas também podem ser fator de distração quando mal utilizadas.

Primeiramente, uma dica meio óbvia: toque as músicas em volume baixo. Lembre-se que elas estão ali para preencher um espaço mais ao “fundo” da sua cabeça, e que o foco é o estudo. Deixar o volume alto demais pode ser um grande distrator, então fique atento!

A dica seguinte é a de usar playlists prontas. Sair do fluxo de estudo toda hora para selecionar ou trocar uma música acaba tornando o processo mais prejudicial que benéfico, sem ajudar em nada na concentração do estudante. E nem se trata de um mal necessário, pois opções é que não faltam por aí!

E, por fim: faça vários usos da música! Escute alguma música animada antes de estudar, ou algo diferente depois, para relaxar. É bom dar uma variada, mas mantendo o foco quando importa: durante os estudos!

Por hoje é isso! Já sabe que músicas para estudar e memorizar você vai ouvir?

Se você vai começar a se preparar para encarar a prova de residência médica, sugiro dar uma olhada no nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência para já começar com o pé direito, já vencendo os bloqueios mentais que atrapalham seus estudos e te impedem de ser aprovado na residência médica dos seus sonhos!

Pra fechar com chave de ouro, que tal escutar umas músicas para estudar e memorizar os conteúdos do Extensivo da Medway? Não sabe do que eu tô falando? 

O Extensivo São Paulo é nosso curso preparatório que rola durante o ano todo, e que oferece videoaulas com os conteúdos que você precisa saber pra ser aprovado nas instituições mais concorridas de SP!

Além das aulas, temos também o app da Medway, com milhares de questões comentadas e provas na íntegra, guias estatísticos com os temas que mais caem nas principais provas e um bônus massa: acesso ao Intensivo a partir de julho de 2021! Pra conhecer todas as vantagens do Extensivo e garantir sua inscrição, clique aqui!

Pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.