Carregando

ANAMT: o que você deve saber sobre a Associação Nacional de Medicina do Trabalho

Já ouviu falar sobre a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT)? Essa é a maior sociedade de Médicos do Trabalho da América Latina, e vale a pena conhecer mais sobre o trabalho que ela realiza. Principalmente, se você pensa em fazer uma residência médica nessa especialidade.

Ela oferece todo o respaldo para que o profissional continue a se aperfeiçoar e se mantenha atualizado, mesmo com uma experiência ampla na área. Além da formação continuada como um de seus pilares, a ANAMT ainda oferece uma série de outros serviços e benefícios.

Ficou interessado e pensa em se especializar na área? Aproveite para conhecer mais sobre essa associação, sua história e descubra como se tornar parte dela a seguir!

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT)

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho iniciou suas atividades em 1968. Desde seus primórdios, atua com o objetivo de aproximar e coordenar a atuação de médicos voltados para a promoção da saúde dos trabalhadores.

Entre seus principais pilares, estão a divulgação científica, a valorização profissional e, em especial, a educação continuada. A associação é comprometida em realizar eventos nacionais e regionais periodicamente, além de oferecer cursos presenciais e à distância.

A ANAMT tem uma presença ampla no Brasil: está presente em todos os estados, com suas instituições federadas. Elas se comprometem a caminhar sempre alinhadas, para disseminar questões importantes sobre a especialidade de forma igualitária, com uma abordagem acessível, inclusive à população, que depende da Medicina do Trabalho. Por fim, a sociedade ainda mantém parcerias importantes com órgãos públicos, universidades e outras entidades ao redor do mundo.

Como se associar à ANAMT

Para se associar à ANAMT é muito simples! Basta acessar o site e iniciar seu processo de cadastramento na área de associado. Será preciso enviar documentos comprobatórios e preencher alguns dados importantes. Faça tudo com atenção e, em alguns dias, a associação envia o aceite por e-mail.

Ao se tornar um associado, você poderá aproveitar uma série de benefícios para ajudar no desenvolvimento da categoria. Você precisará pagar uma anuidade e estar adimplente para aproveitar o seguinte:

  • assinatura da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho;
  • assinatura do jornal da ANAMT;
  • recebimento de newsletter;
  • acesso a conteúdo exclusivo do site da associação;
  • contato direto com comissões técnicas e Diretoria Científica em caso de dúvidas;
  • desconto na inscrição para a prova de título de especialista;
  • desconto em eventos da ANAMT;
  • oportunidade de participar das comissões do Conselho Técnico da Diretoria Científica;
  • acesso gratuito a eventos online;
  • voto em assembleias gerais da sociedade;
  • cursos com descontos;
  • participação na ANAMT virtual, plataforma com webinários, fóruns, cursos e muito mais;
  • programa de anuidade zero com ofertas variadas;
  • livros com até 40% de desconto, entre outros.

É possível se associar dentro de duas categorias. A primeira é a de sócio titular, que engloba médicos que já exerçam a Medicina do Trabalho e façam parte de federadas da ABM ou departamentos da área.

A segunda é a de sócios colaboradores, que abrange todos os médicos que não se encaixam na primeira categoria. Ela inclui inclusive graduandos em Medicina e outros profissionais da saúde com Ensino Superior que se interessem por estudos e atividades que envolvem a saúde dos trabalhadores.

O que faz a ANAMT

E na prática, o que a Associação Nacional de Medicina do Trabalho faz? Confira um pouco sobre as atividades executadas pela sociedade e conheça mais sobre o seu impacto na comunidade médica e nas pesquisas e ações voltadas para a saúde do trabalhador.

Serviços do conselho

O Conselho Técnico da ANAMT se dedica a planejar e executar todas as atividades científicas da associação. Sendo assim, é responsável pela elaboração de materiais científicos, diretrizes, relatórios, além de organizar os eventos, debates e cursos, tanto presenciais quanto à distância.

Os associados também podem participar de comissões e grupos de trabalho destinados a cada uma dessas atividades. Por fim, o conselho ainda promove as assembleias gerais, para discutir temas de interesse de todos os associados ou realizar votações para novas diretorias ou aprovações de estatuto. Toda a programação é avisada com exclusividade e antecedência aos associados que desejem se envolver e participar.

Publicações

A ANAMT ainda sustenta duas grandes publicações da área. A Revista Brasileira de Medicina do Trabalho e o Jornal da ANAMT são publicações famosas, com conteúdo de pesquisas nacionais e internacionais e outros materiais pertinentes à atualização científica dos assinantes.

Para facilitar o acesso e o acompanhamento rápido dessas novidades, ainda é possível conferir tudo pelo aplicativo de celular. Vale a pena acompanhar, mesmo se você não atuar na área, mas quiser ficar de olho em como anda a pesquisa científica na Medicina de forma geral.

Eventos da Associação Nacional de Medicina do Trabalho

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho organiza vários eventos nacionais, regionais e internacionais. Os congressos se destacam e reúnem inúmeros profissionais da área várias vezes por semestre presencialmente e online.

Os webinários acontecem com frequência e permitem também uma interação à distância. Muitos desses eventos acontecem também em parceria com outras entidades e universidades. No próprio site, é possível solicitar e baixar os certificados de participação. Você pode participar dos eventos mesmo se ainda for estudante de Medicina ou residente dentro e fora da especialidade.

Você pode acompanhar todos os eventos pelo site da atualização, para não perder as datas e nem os prazos de inscrição. E não se esqueça de que, como associado, ainda dá para aproveitar os descontos em tudo o que é promovido ao longo do ano.

Título de especialista na ANAMT

O título de especialista emitido pela ANAMT é uma das melhores maneiras de comprovar sua qualificação profissional e competências relacionadas à Medicina do Trabalho. A prova tem autorização da AMB para acontecer e cumpre um regulamento rígido para aprovação do candidato.

Ela acontece todo ano, mas, em alguns casos, pode ser realizada mais de uma vez. Em geral, é programada para ser feita durante eventos científicos importantes, como os Congressos Nacionais ou seminários regionais da associação e suas federações.

Depois da realização da prova, o médico tem acesso a seu certificado de 90 a 120 dias. A inscrição é realizada pelo site, que exige o envio de documentos descritos no edital. Por lá, você também acompanha as datas e demais informações importantes para participar do processo.

A residência em Medicina do Trabalho

A residência em Medicina do Trabalho é totalmente focada na promoção da qualidade de vida e na prevenção de acidentes dentro de um ambiente laboral. O programa é de acesso direto, com a duração de dois anos, e não costuma ter cargas de plantão. Quando elas acontecem, tem um volume menor do que em outras especialidades.

Durante o programa, os residentes realizam atividades de atendimento direto ao trabalhador e ações de vigilância em saúde ocupacional, sempre dentro de centros especializados na área. O residente também pode participar de programas de estágio promovidos pelo próprio programa, em empresas, órgãos públicos, ambulatórios e serviços de atendimento pré-hospitalar.

Confira uma imagem sobre Medicina do Trabalho em nosso texto sobre a ANAMT!
Saiba mais sobre a residência médica em Medicina do Trabalho

Muita gente se pergunta, inclusive, por que esse especialista tem que estar em contato com serviços do tipo e ainda atuar em ambulatórios ao longo da residência. Essas são atividades essenciais para que ele circule em outras especialidades, como a dermatologia, ortopedia, pneumologia, entre outras.

A partir dessa experiência, ele aprenderá a identificar e conhecer os principais problemas e doenças relacionadas ao trabalho. No atendimento pré-hospitalar, o médico ainda poderá conhecer casos de acidentes de trabalho, como lidar com os casos, fazer a avaliação, se há necessidade de encaminhamento para outras especialidades, e muito mais.

Todas as atividades são devidamente supervisionadas por tutores e preceptores experientes. Além delas, o aluno também participa de aulas teóricas, em uma carga menor, e reuniões para estudos e discussões de caso. Em paralelo, tem total liberdade e incentivo para desenvolver pesquisas científicas com base em assuntos pertinentes à especialidade. Ou seja, dá para desenvolver muito projeto bacana nesses dois anos, concorda?

Por fim, vale lembrar que a Medicina do Trabalho é uma área em constante crescimento no Brasil. Você pode atuar de diversas maneiras em instituições privadas, entretanto, os concursos públicos da área costumam ser super interessantes, inclusive financeiramente. Portanto, se você pretende seguir esse caminho, é importante estar sempre de olho nas melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Sobre a ANAMT, é isso!

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a Associação Nacional de Medicina do Trabalho e o que ela faz? Agora que, além de conhecê-la, você já sabe o que rola na residência de Medicina do Trabalho, você já pode começar a se preparar para se especializar nessa área, caso ela tenha atraído seu interesse ao longo da graduação (ou até mesmo dessa leitura)!

Na dúvida de como começar a organizar seus estudos e fazer um cronograma com conteúdo? Embarque com a gente no Intensivo São Paulo! Temos um programa completo para que você comece a se preparar para entrar em algum programa de residência ainda esse ano, ou até mesmo para dar aquele gás final nos estudos.

Ah, e pra finalizar, eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica do próximo ano! O Extensivo São Paulo, como você já deve ter ouvido falar, tem ajudado muitos alunos na conquista da tão desejada vaga na instituição dos sonhos. Então, a nossa equipe decidiu dar de presente 7 dias de teste grátis para você aproveitar todos os benefícios que o nosso extensivo oferece! É isso mesmo: são 7 dias totalmente gratuitos para aprimorar os seus estudos e aumentar as suas chances! Não vai perder, hein? Inscreva-se clicando aqui!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.