Carregando

UFES 2022: nota de corte das especialidades cirúrgicas

Não é só São Paulo que conta com várias universidades renomadas! Pertinho, na região Sudeste mesmo, muitas outras são igualmente importantes e disputadas. Tanto é que hoje vamos falar sobre a nota de corte das especialidades cirúrgicas na UFES 2022.

A lista de classificados na primeira fase da prova inclusive já saiu, e pode servir como base para você comprovar a alta procura. E, embora a Universidade Federal do Espírito Santo tenha menos programas de residência médica, todos são de qualidade ímpar.

Então, bora lá! A seguir, você confere a nota de corte e outras informações interessantes para se preparar para concorrer a uma vaga na UFES em breve.

Nota de corte das subespecialidades cirúrgicas na UFES 2022

Como é a prova do R3 de Cirurgia na UFES

Vamos ver como é a prova do R3 de Cirurgia antes da nota de corte das especialidades cirúrgicas na UFES 2022? Bom, como todo mundo sabe, e é padrão para todas as universidades, esse exame é diferente do que é aplicado para especialidades de acesso direto.

No caso da UFES, a prova conta com 25 questões de múltipla escolha, e é de caráter classificatório e eliminatório. Como é bastante curta, os candidatos têm 1 hora para resolver a prova. Para passar para a fase seguinte, a exigência é de 50% de acertos na pontuação.

A prova prática, por sua vez, conta com questões dissertativas e componente de avaliação de situações cirúrgicas e práticas. Ela é aplicada no mesmo dia e local da prova objetiva, mas em horário diferente. Quem não acerta 50% da média entre as três maiores notas da prova prática, não é aprovado.

Por último, mas não menos importante, a terceira etapa inclui a avaliação de currículo. Esse é um processo que, mesmo com três etapas, é mais rápido em comparação a outras universidades. Mas não significa que é fácil, então se prepare!

Nota de corte das especialidades cirúrgicas na UFES 2022

Agora sim, sobre a nota de corte das especialidades cirúrgicas na UFES 2022, é importante lembrar que ela é referente somente à primeira fase do processo seletivo. Para calcular a nota, a gente usou a lista de classificados, sempre levando em consideração a nota do último candidato que aparece com o status “classificado”.

Como a nota da instituição é calculada em porcentagem, também fizemos a conversão adequada para facilitar. Sendo assim, partiu conferir a tabela!

Especialidade cirúrgicaNota de corte/Porcentagem
Cirurgia do Aparelho Digestivo15/60%
Cirurgia Vascular16/64%
Urologia15/60%

Na UFES, os três programas de especialidades cirúrgicas tiveram uma nota de corte bem aproximada, com direito a empate, como você pode ver. Mas não quer dizer que seja sempre assim.

As notas de corte não são regra, e variam de ano para ano, mesmo que pouco. Portanto, é bom acompanhar de perto para garantir que seu desempenho será à altura do que é normalmente exigido na instituição que você deseja cursar.

É isso!

Pra finalizar, se você quer estar entre os aprovados do próximo ano mas tem medo de que não dê tempo de se preparar, fique sabendo que temos a solução perfeita para acabar com os seus problemas! No entanto, pra que isso aconteça, é preciso fazer tudo direitinho, estudando de forma direcionada para as instituições onde quer ser aprovado. 

E já que queremos te ajudar durante a reta final, preparamos a Maratona R1 Medway, um evento que começa no dia 25 de julho e vai turbinar sua preparação. Nele, vamos disponibilizar aulas direcionadas para a prova de residência médica, simulados exclusivos, lives com resolução de questões, guias estatísticos e muito mais. Inscreva-se já e, de quebra, teste os nossos Intensivos Enare e Estaduais durante 7 dias totalmente gratuitos.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.