Quais áreas da Medicina são mais procuradas para residência no Brasil?

Conteúdo / Residência Médica / Quais áreas da Medicina são mais procuradas para residência no Brasil?

Entre as áreas da Medicina, há mais de 50 especialidades reconhecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Então, é preciso escolher a alternativa que tem a ver com você para começar a residência médica com o pé direito. 

Além disso, vale explorar quais são as alternativas mais procuradas. Assim, você entende o que está em alta em relação ao seu local de interesse. Quer saber quais são as áreas da Medicina mais procuradas pelos residentes? Continue a leitura e descubra!

Áreas mais procuradas para residência médica no Brasil

Entre as opções para residência médica, algumas se destacam pela concorrência de candidato/vaga. Um exemplo é a seleção de residência da Universidade de São Paulo (USP) em 2020. 

Fizemos dois levantamentos: um das especialidades médicas mais procuradas em número absoluto de candidatos e outro dos programas mais concorridos. Confira as mais procuradas áreas da Medicina abaixo.

Especialidades médicas mais procuradas por número de candidatos

A área de Clínica Médica tem mais interessados de acordo com o número absoluto de candidatos. O edital da USP apresentou mais de 820 concorrentes para 50 vagas, em uma relação de 16 candidatos/vaga. 

Essa especialidade tem um mercado de trabalho muito amplo, sendo um dos maiores campos de atuação da Medicina. A residência na USP dura dois anos. Você pode saber mais sobre ela na entrevista que fizemos com residentes de lá.

A Psiquiatria teve 349 candidatos, com 18 vagas, com relação de 19,39 candidatos/vagas. Cada vez mais procurada, essa especialidade responsável por tratar as doenças e os transtornos mentais tem residência com duração de 3 anos no famoso complexo hospitalar da USP.

Para Anestesiologia, foram 323 candidatos para 25 vagas, em uma relação de 12 candidatos/vagas. A Anestesiologia também apresenta um bom mercado de trabalho. Os três anos de residência são considerados pré-requisitos para outros programas, como o de Medicina Intensiva.

Áreas mais procuradas por relação entre candidato e vaga

Observando a relação entre interessados e disponibilidade, a área de Dermatologia se destaca (são 224 candidatos para 9 vagas, com relação de 24,89). A duração da residência é de três anos. O programa atrai cada vez mais interessados pelo fato de algumas subespecialidades estarem em alta.

É o caso da Cosmiatria, fenômeno ligado ao aumento da busca por cirurgias plásticas e problemas relacionados à estética, que tem sido cada vez mais procurada, oferecendo retornos financeiros interessantes. Na nossa entrevista com residentes da USP, você entende melhor como a especialidade funciona.

Já a Neurologia tem uma relação de 21,67, com 195 interessados em 9 posições. Essa área trabalha com enfoque no sistema nervoso e nas maneiras de interagir com o resto do corpo humano. Envolve muito cuidado e uma excelente preparação que, em muitas instituições, como a USP, dura 4 anos.

Outras áreas que se destacam entre as especialidades médicas mais procuradas

Além das áreas citadas anteriormente, existem outras especialidades que ganham destaque quando o assunto é a procura dos candidatos para os processos seletivos de residência médica. Confira algumas delas a seguir:

  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Oftalmologia;
  • Otorrinolaringologia,
  • Especialidades de pré-requisito na área de Cirúrgica Básica.

Como é a distribuição geográfica das áreas da Medicina?

As áreas da Medicina também se concentram de forma diferente, dependendo do local do país. A maior concentração de especialistas fica em São Paulo, que conta com mais de 82 mil médicos de diversas áreas. Completando as 3 primeiras posições, estão: Rio de Janeiro, com mais de 33 mil, e Minas Gerais, com 30 mil.

Por outro lado, a região Norte tem menos especialistas. O Amapá inteiro, por exemplo, apresenta menos de 500 especialistas. No Nordeste, a Bahia é o único estado com mais de 10 mil especialistas em diversas áreas da Medicina.

Do total, a região Sudeste tem mais municípios com vagas disponíveis. Enquanto isso, o Distrito Federal tem a maior concentração por habitante. Inclusive, por causa dessa questão, boa parte dos especialistas brasileiros atua do Sul ao Centro-Oeste, principalmente.

Como se preparar para as provas?

Independentemente da escolha entre as áreas de Medicina, as provas de residência médica exigem muito preparo e estudo aprofundado para o futuro médico residente. Afinal, o volume de conteúdos apresentado é intenso.

Se você decidir estudar por conta própria, é possível que sofra com a falta de produtividade e organização. Com a gente, esses problemas são resolvidos. Você saberá como estudar, o que fazer para aproveitar melhor o seu tempo e como transformar a sua mentalidade.

Conte com a nossa ajuda na sua preparação para a residência médica

Apesar de algumas áreas da Medicina concentrarem mais estudantes, o que deve ter um peso maior na sua decisão é o seu perfil. Com a dedicação certa para a residência, é possível dar um novo passo rumo ao êxito!

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando