Carregando

Artigos para estudantes de Medicina: onde encontrar?

Durante a graduação, o conteúdo de estudo é bem variado e extenso. Mas não dá para parar por aí: é fundamental se aprofundar nas áreas de seu interesse, já de olho no futuro profissional. Por isso, apostar em artigos para estudantes de Medicina é uma ótima opção.

Por meio desse material, você consegue se aprofundar na linguagem acadêmica, conhecer diferentes frentes de pesquisa e se manter atualizado em relação a práticas e tecnologias. Tantas informações fazem a diferença até mesmo no seu desempenho nas disciplinas e nas discussões com colegas e professores.

Mas onde encontrar bons artigos e aprimorar o conhecimento ao longo do período universitário? Venha com a gente descobrir as melhores fontes agora mesmo!

A importância do conhecimento científico na Medicina

Antes de mostrar onde encontrar artigos para estudantes de Medicina, vale reforçar um pouco mais a importância do conhecimento científico na área. O exercício médico, por si só, é totalmente baseado em evidências.

Ou seja, isso significa que o profissional age sempre conforme protocolos atualizados, que visam o bem-estar e a evolução dos pacientes. Além de prestar um atendimento humanizado, algo que contribui imensamente para a recuperação e até mesmo para compreensão dos casos.

Além disso, as mudanças na área acontecem em grande velocidade. A tecnologia está aí para impulsionar tratamentos e diagnósticos, com opções cada vez mais velozes e pouco invasivas. Acompanhar essa movimentação ajuda o médico a fazer boas escolhas em suas intervenções.

Sendo assim, ler artigos e se aventurar pelo conhecimento científico é uma forma de agregar mais segurança à sua atuação médica. É, também, um caminho para aprimorar suas atividades e deixar pacientes mais tranquilos e satisfeitos. O interesse pela pesquisa deve ser cultivado desde o início da graduação, justamente porque traz tantas contribuições para sua carreira.

Onde encontrar artigos para estudantes de Medicina?

Agora que você relembrou um pouquinho sobre a diferença que o conhecimento científico faz na profissão, é hora de descobrir as melhores fontes de artigos para estudantes de Medicina. Veja só!

Revistas de Medicina

Para começar, vamos mostrar as principais revistas de Medicina, consideradas como verdadeiras referências no Brasil e no mundo. Elas são constantemente atualizadas, tem edições completas e abrangentes e podem ser acessadas facilmente. Segue a lista!

Revista Brasileira de Educação Médica

A Revista Brasileira de Educação Médica é o veículo de divulgação da Associação Brasileira de Educação Médica, a Abem. Como o próprio nome diz, é um periódico voltado para a educação médica, com artigos a respeito de temas importantes para este campo.

Por exemplo, conta com temáticas que envolvem a graduação e a pós-graduação na área médica, a necessidade de educação profissional continuada e a educação interprofissional. É publicada desde 1977, e hoje tem fluxo contínuo já que é divulgada exclusivamente online. Seu acesso é aberto e totalmente gratuito.

Nature Medicine

A Nature Medicine é uma revista médica revisada mensalmente que publica artigos de pesquisa, análises, notícias e comentários na área biomédica. Ela inclui tanto a pesquisa básica quanto a pesquisa clínica em fase inicial, cobrindo todos os aspectos da Medicina.

A revista tem como objetivo publicar artigos de pesquisa que demonstrem uma nova visão dos processos das mais variadas doenças, com evidência direta da relevância fisiológica dos resultados.

É publicada desde 1995, e não conta com editorial externo. Toda uma equipe interna seleciona e revisa os artigos enviados. Seu acesso também é totalmente liberado.

Revista de Medicina da USP

A Revista de Medicina da USP é um periódico bimestral. Seu conteúdo abrange artigos de profissionais e estudantes de Medicina e áreas relacionadas, com foco em temas direcionados para a formação médico-acadêmica.

Para publicar, a exigência é que o nível de complexidade do material atenda de alunos da graduação à pós-graduação stricto e lato-sensu. Portanto, os textos têm uma abordagem fisiopatológica, com referências sempre atualizadas.

A revisão do conteúdo acontece pela interferência de um Corpo Editorial e um Conselho Consultivo. Ele é publicado apenas com aprovação pela Comissão de Ética da instituição, o que reforça a qualidade dos artigos.

Plataformas de Literatura Científica

Além das revistas, você também pode explorar os artigos para estudantes de Medicina contidos nas plataformas de Literatura Científica. Essas são as mais importantes!

Scielo

O Scielo, ou Scientific Electronic Library Online, é uma biblioteca eletrônica de acesso grátis. Seu intuito é contribuir para a divulgação de publicações científicas de países de todo o mundo.

A plataforma foi criada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) em parceria com o Centro Latino-Americano e Caribe de Informação em Ciência da Saúde (BIREME) e está no ar desde 1997. Tem total apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e está ativo em mais de 15 países da América Latina.

No Scielo, você pode encontrar um acervo variado voltado para Medicina e áreas afins. Você consegue fazer pesquisas bastante precisas em coleções inteiras, além de navegar por assunto, editor ou título do periódico.

Science Direct

A Science Direct é uma página anglo-holandesa, lançada em 1997. Na plataforma, o usuário tem acesso a mais de 2500 revistas científicas e 2600 e-books. Os periódicos são divididos em quatro sessões: Ciências Físicas e Engenharia, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas.

Sendo assim, para encontrar a Medicina, você já sabe onde concentrar suas pesquisas. A leitura de resumos de artigos e de parte do conteúdo é gratuita. No entanto, para ir mais além e verificar os arquivos em PDF ou HTML, é necessária uma subscrição ou uma compra. No entanto, para se manter atualizado e ter boas referências, vale a pena o pequeno investimento se você puder.

Periódico Capes

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por sua vez, foi lançado no fim dos anos 2000. Ele atua como uma biblioteca virtual, com publicações de várias grandes instituições de ensino superior do Brasil. Além de ter um bom conteúdo voltado para a produção científica internacional.

São mais de 40 mil títulos disponíveis, que incluem, além dos artigos, livros, patentes, enciclopédia, obras de referência e muito mais. O acesso é totalmente gratuito e você pode filtrar suas pesquisas de acordo com as áreas de Medicina de seu interesse.

Portal Saúde Baseada em Evidências

Já no Portal Saúde Baseada em Evidências, você acessa vários artigos de referência clínica. Os artigos são cientificamente fundamentados para que os trabalhadores da área da saúde consigam atender melhor a população.

É possível acessar conteúdo voltado para diversos campos da atenção primária, além de dados e pesquisas. Você precisa apenas preencher um formulário rápido para ter acesso a tudo o que ele oferece.

São 13 bases de dados disponíveis desde 2014. A você pode acessar tudo online ou offline, do computador ou do seu smartphone.

LILACS

O portal da Lilacs está na ativa há mais de 35 anos. São mais de 880 mil registros de artigos e periódicos, teses, dissertações, documentos, trabalhos de congressos e livros.

O conteúdo é totalmente voltado para a área da saúde, desenvolvimento sustentável e bem-estar. Conta com material de estudantes e profissionais de toda a América Latina e Caribe.

Saúde Pública no Brasil

Na biblioteca virtual Saúde Pública no Brasil, você encontra literatura científica, listas de discussões, acesso à legislação estadual e municipal, modelos de ação, e material voltado para a capacitação de profissionais. Ela é mantida pelo Ministério da Saúde do Brasil e pela Organização Pan-Americana da Saúde.

UpToDate

O UpToDate é uma base de informações médicas disponíveis online e offline. Ela é atualizada a cada quatro meses, aproximadamente. Seu conteúdo visa ajudar profissionais na tomada de decisões, com artigos com evidências e orientações clínicas que respondem às mais complexas questões da Medicina.

A plataforma é paga, mas oferece várias opções de acesso. As publicações são de profissionais de todos os lugares do mundo.

PubMed

Por fim, o Pubmed é uma ferramenta de busca de acesso livre à base de dados MEDLINE. Por lá, é possível acessar citações, resumos de artigos e artigos investigativos em várias áreas médicas.

É uma plataforma desenvolvida pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. A maior parte do conteúdo é em inglês, mas essa é uma ótima deixa para você aproveitar e treinar o idioma, não é mesmo?

Já está pensando no seu futuro?

Como você pode ver, ter uma boa referência quando se trata de literatura médica, acadêmica e científica faz toda a diferença em seu desempenho acadêmico. Esse conteúdo pode, inclusive, ser muito útil para quem deseja encarar as provas de residência médica.

O processo seletivo é bastante exigente e a experiência, mais ainda. Mas é ela que permite uma boa vivência na área médica, para que você entre totalmente preparado no mercado de trabalho e tenha uma visão ampla a respeito do atendimento em Medicina.

Mas, para isso, além de artigos para estudantes de Medicina, você precisa usar outras ferramentas para estudar. Quer uma dica nota 10? Baixe o app da Medway!

Com ele, você estuda baseado em questões, com direcionamento específico para as instituições que você deseja ingressar. Ele tem o recurso para filtrar por temas, dificuldade, instituição, entre outros. Aproveite e direcione seus esforços para conquistar a tão sonhada vaga de residência médica!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.