Carregando

Cinco truques para reforçar a memória para os estudos da residência enquanto descansa

Já pensou conseguir melhorar a sua performance na prova de residência nos seus momentos de lazer? Isso mesmo! Com esses cinco truques para reforçar a memória para os estudos vamos te mostrar que é possível estimular sua memória sem precisar fazer tarefas maçantes.

Afinal, se você está se preparando para a residência médica, com uma carga tão grande de matérias para estudar, é sempre bom ter momentos de descanso e lazer pra não se sobrecarregar. E se nesses momentos você puder estimular a memória enquanto descansa a mente, melhor ainda, não é? Bora lá!

Praticar exercícios físicos

Fazer exercícios físicos traz diversos benefícios pra saúde, e um deles é a melhora nas nossas habilidades cognitivas. Estudos feitos com 63 homens e mulheres maiores de 50 anos mostram que os indivíduos sedentários apresentam lapsos na memória e esquecimentos mais frequentemente. 

Isso porque a prática de exercícios físicos aumenta a oxigenação da massa cinzenta do cérebro, renova os neurônios e libera neurotransmissores como endorfina, serotonina e dopamina, que são responsáveis pela atenção e aprendizado!

Logo, adicionando um tempinho diário para fazer exercícios físicos como alongamentos, caminhadas, práticas de esporte ou musculação, sua capacidade de memorização tende a aumentar. Além de todos os outros ganhos que os exercícios físicos trazem, né?

Jogos de concentração

Jogos são uma ótima maneira de estimular nossos processos mentais-cerebrais. Eles liberam doses de dopamina, que, como já mencionamos, é uma substância fundamental para a memória. Além disso, jogos requerem habilidades mentais, estratégias e concentração, também sendo uma maneira de aprender algo novo. Tudo isso aguça e reforça nossa memória enquanto nos divertimos! 

Algumas dicas de bons jogos de concentração são palavras cruzadas, caça-palavras, cubo mágico ou qualquer jogo, seja físico ou online, que te desafie e faça você quebrar a cabeça.

Aprender um novo idioma

Aprender coisas novas desafia o nosso cérebro e, como as outras atividades citadas acima, libera neurotransmissores como dopamina, acetilcolina e a serotonina. Esses neurotransmissores são essenciais pro bom funcionamento cerebral. 

Além disso, atividades ligadas à linguagem também são fortemente indicadas para melhorar a memória. Sendo assim, aprender um novo idioma é uma maneira bacana de reforçar a memória para os estudos para a residência. Além de ser uma ótima adição pro currículo, né?

Leitura

De acordo com pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer) e professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Augusto Buchweitz, “A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um ‘exercício’ para o cérebro humano”. Então, a leitura de conteúdos não relacionados aos estudos para prova de residência, como ficção ou outras disciplinas, além de ser uma forma de relaxamento e lazer, fortalece a memória. 

Uma dica extra: se você curtir alguma citação de um livro, tente memorizá-la. Esse é um ótimo exercício para reforçar a memória, além de ser divertido saber citar uma frase de um livro numa conversa com os amigos, não é mesmo?

E aí, curtiu os cinco truques para reforçar a memória para os estudos?

Agora que você já sabe os cinco truques para reforçar a memória que podem te ajudar para a prova de residência, é só começar a praticar! 

E se você sente que precisa de uma ajuda profissional para orientar seus estudos, além dessas dicas de memorização, nós temos a solução. Dá uma olhada na Mentoria Medway. Nesse curso, você vai aprender técnicas de estudo e mudança de mindset que te levarão rumo à residência dos seus sonhos.

Ah, e se já quer emendar uma leitura nova para te ajudar nos estudos, se liga na Academia Medway! Lá, você encontra conteúdo ricos que vão deixar o caminho dos estudos para a residência médica mais fáceis. Que tal começar com o livro Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência? Por hoje é só galera. Pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.