Carregando

Quais técnicas de memorização e concentração podem ajudar para a prova de residência

No artigo de hoje vamos ver algumas técnicas de memorização e concentração. Sabemos que estudar para a prova de residência médica nunca foi uma tarefa fácil e fazer isso em casa pode ser complicado para algumas pessoas. Por isso, vamos te ajudar a elevar sua produtividade e otimizar seu tempo de estudo.  

Com algumas dicas de técnicas de memorização e concentração, você garantirá foco e fixação de conteúdo, dois pontos cruciais para brilhar na prova de residência. 

Se interessou? Então, continue a leitura!

Quais técnicas de memorização e concentração podem ajudar para a prova de residência
Descubra a seguir técnicas de memorização e concentração para estudar para residência médica!

Técnicas de memorização

Se você está sempre de olho no nosso blog, já sabe o quão importante é treinar o cérebro para memorizar o conteúdo e não só decorar para esquecer no outro dia. O processo de aprendizado baseado na memorização envolve focar naquelas matérias que têm prioridade na construção do seu repertório e que valem a pena serem fixadas.

Já fizemos um post dando algumas dicas de memorização e, agora, vamos te ajudar com mais algumas técnicas, para que você fique craque no assunto e garanta bons resultados nos seus estudos! Confira:

Organizar o espaço 

Não é atoa que esse artigo traz técnicas de memorização e concentração. Esses dois conceitos estão fortemente interligados. Para que você consiga memorizar um conteúdo, é preciso ter foco e atenção, senão, essa atividade tem grande chance de se tornar uma mera decoreba.

E sabe como aliar as técnicas de memorização e concentração? Por meio de um ambiente de estudo calmo e organizado. E não é brincadeira! Isso realmente faz a diferença na hora de analisar sua produtividade. 

A grande queixa de quem estuda em casa para a residência é a facilidade de dispersão. Então, para evitar que se perca a atenção, organize seu local de estudo. Evite colocar objetos que possam ser uma distração em cima da sua mesa ou próximos do seu campo de visão. Também, mantenha seus materiais em um lugar em que você consiga achá-los facilmente.

E se você é daqueles que cansa muito rápido de ficar parado em um mesmo local, procure trocar de ambiente quando terminar de estudar um conteúdo e for começar outro. Essa técnica pode te ajudar a interromper aquela sensação de que você está fazendo uma única coisa o dia inteiro.

Dar importância ao ambiente é o primeiro passo para facilitar a memorização e não é tão difícil, né? Então, por que não começar?

Utilizar outras provas para estudar 

Uma das dicas que mais frisamos por aqui é o estudo por questões de provas antigas ou simulados. Responder a perguntas é a forma mais fácil de identificar dúvidas e correr atrás do prejuízo. Sem contar que, quanto mais você pratica, mais conteúdo você memoriza.

Mas lembre-se que isso não significa que você deve procurar qualquer questão para praticar. É bom que você treine bastante, mas o que importa mesmo é a qualidade do seu estudo, não a quantidade. 

E se você não sabe como achar questões para estudar, vou te dar algumas dicas. Você pode procurar por provas antigas da instituição que você deseja, assim, além de memorizar o conteúdo, você já vai se direcionando ao estilo de prova que vai prestar. Também vale a pena dar uma olhada no App da Medway. Lá você encontra milhares de questões comentadas e pode montar trilhas personalizadas.

Criar uma rotina de estudos 

Pode parecer besteira, mas se você consegue estabelecer uma rotina de estudos, tudo vai melhorar na sua vida acadêmica. Como já mencionamos, organização é a chave para quem quer aprimorar a memorização.

Existem várias técnicas que te auxiliam a criar uma rotina de estudos em que você possa introduzir diversas atividades que proporcionem melhorias na hora de fixar alguma matéria. Uma dica bem específica para o assunto é inserir momentos em seu cotidiano para fazer revisões de tudo que foi estudado na semana. 

Escolha um dia na semana, de preferência o último dia de estudo, para dar uma olhada em todos os tópicos já vistos durante esse período de tempo. Assim, seu cérebro vai perceber mais rápido a importância desse conteúdo, o que ajudará na sua memorização.

Técnicas de concentração

A jornada até alcançar o sonho de ser residente é cheia de desafios. Há muita pressão e muita ansiedade envolvidas. Por isso, é preciso duplicar as atenções quando falamos de concentração

Conseguir administrar todos esses sentimentos sem perder o foco com certeza é a maior dificuldade do estudante. Por isso, separamos 3 técnicas de concentração, que eu garanto que vão te ajudar a se dar bem na prova de residência, contornando todos os obstáculos. Bora lá!

Evite períodos muito longos sem descanso 

Você sabia que o nosso cérebro só consegue manter o foco em um só objetivo por 50 a 60 minutos? Sendo assim, se você não descansar entre um conteúdo e outro, vai ser quase impossível atingir a compreensão almejada. 

Não adianta forçar a barra. Se você está atrás de técnicas de memorização e concentração, você precisa saber, antes de tudo, que dar uma pausa, às vezes, é a melhor opção para otimizar o seu tempo. Nesses intervalos entre o estudo de uma matéria e outra, você pode aproveitar para ir ao banheiro, fazer um lanche, ou até mesmo praticar um exercício rápido, como um alongamento ou uma caminhada. 

Desligue as notificações do celular

É incrível como um aparelho tão pequeno pode ser tão tentador para nós, né? Eu tenho certeza que você já deixou os estudos de lado por um tempinho para dar uma olhada naquela mensagem que acabou de chegar.

Você não percebe, mas essas distrações causadas pelo celular te fazem perder a concentração naquilo que está estudando. Além de fazer com que você gaste muito mais tempo em qualquer atividade, já que sempre demora um pouquinho para conseguir retomar a linha de raciocínio de onde parou.

Então, corte o mal pela raíz! Quando sentar na cadeira para estudar, desligue as notificações do seu celular. Se possível, até coloque-o no modo avião. Assim, será muito mais fácil se concentrar para passar na prova de residência.

Pratique meditação

Cuidados com o corpo e com a mente nunca são demais quando se trata de técnicas de memorização e concentração. A meditação é uma atividade conhecida por acalmar a nossa ansiedade, mas esse é apenas um de seus benefícios. Ela te ajuda a diminuir o estresse, melhora sua criatividade e memória e, ainda, aguça sua concentração

Para começar a meditar, separe 10 minutos do seu dia e vá para um lugar silencioso e confortável. A dica para quem é iniciante é começar com a meditação guiada, isto é, procure aplicativos ou vídeos em plataformas digitais que te orientem a realizar essa prática sem se perder. 

Gostou de saber mais sobre técnicas de memorização e concentração?

Agora que você já sabe quais técnicas de memorização e concentração podem te ajudar para a prova de residência, é só começar a praticar! 

E se você sente que precisa de uma ajuda profissional para orientar seus estudos, além dessas dicas de técnicas de memorização e concentração, nós temos a solução. Dá uma olhada na Mentoria Medway. Nesse curso, você vai aprender técnicas de estudo e mudança de mindset que te levarão rumo à residência dos seus sonhos.

Ah, e se já quer emendar uma leitura nova para te ajudar nos estudos, se liga na Academia Medway! Lá, você encontra conteúdo ricos que vão deixar o caminho dos estudos para a residência médica mais fáceis. Que tal começar com o livro Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência?

Não perca tempo. Valeu, pessoal!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.