Carregando

A segunda metade do ano chegou: como alavancar os estudos para a residência?

O meio do ano chegou e esse é um momento crucial para quem se prepara para a residência médica. As provas estão chegando e é hora de descobrir como alavancar os estudos para conquistar de vez a tão sonhada aprovação no programa que você quer, sem se esquecer que o caminho é desafiador.

Mas calma, nada de desespero. Embora o tempo pareça curto, com concentração e algumas dicas colocadas em prática, você conseguirá obter o resultado esperado. No entanto, a gente sabe que há muita coisa com que se preocupar, e a preparação pode ser desafiadora.

Não sabe por onde começar? Está meio perdido e bateu a ansiedade? Relaxa! Para te ajudar nessa missão, a gente preparou uma lista esperta com todos os pontos essenciais sobre o assunto. É super simples fazer acontecer. Confira!

Como alavancar meus estudos para a residência durante a segunda metade do ano?
Como alavancar meus estudos para a residência durante a segunda metade do ano?

Como alavancar os estudos para residência médica e aumentar a produtividade?

Além de saber como alavancar os estudos para residência médica, é indispensável deixar a produtividade lá no alto. E aqui está tudo o que você precisa fazer para atingir os dois objetivos!

Utilize técnicas de estudo

Não dá para ficar perdido naquela teoria maçante justo na reta final. É claro que ela servirá de base para que você desenvolva seu aprendizado, mas na reta final é essencial direcionar seus estudos para outras práticas mais interessantes.

Procure investir em técnicas de estudo variadas, até mesmo para maximizar a disposição e criar uma rotina diferente. Você pode estudar por questões, fazer simulados, assistir a videoaulas, apostar em resumos, criar sequências de estudo por assunto, entre outras opções.

Não se esqueça de que cada pessoa tem uma ou mais estratégias que funcionam melhor que outras. Teste e descubra as que mais te agradam, e organize seu dia para fazer um pouco de cada jeito. Assim, você se cansa menos e rende mais.

Saiba o que priorizar

Não adianta se desesperar e querer cobrir todos os assuntos de uma vez só. Nem perder horas ali, passando página por página das apostilas na tentativa de absorver o máximo de conteúdo. Você não vai conseguir estudar tudo o que precisa, isso é um fato, então aprenda a priorizar.

A melhor iniciativa para conseguir visualizar o que é mais importante é desenvolver um cronograma. Separe horários e temas por disciplina e de acordo com o que a instituição que você quer entrar costuma abordar.

Coloque na frente aqueles assuntos que você tem mais dificuldade, para ter tempo de tirar dúvidas e realmente dominar o conteúdo. O que você tem facilidade pode ficar por último, para que você só revise mais tarde.

Otimize o tempo de estudos

Não perca tempo com aqueles métodos que não funcionam com você. Aplicou um e não deu certo? Não fique a vida toda insistindo, porque nisso você perde um tempo que poderia ser investido em algo que realmente dá certo.

O estudo ativo e o estudo passivo são ótimos exemplos para otimizar seu tempo. O primeiro é aquele em que você foca totalmente em seu aprendizado, ou seja, assim que você termina de estudar, pode colocar em prática o que aprendeu, porque realmente entendeu e absorveu aquele tema.

Enquanto o segundo envolve a leitura de conteúdo, em um esquema de repetição, que normalmente não é muito efetivo e nem rápido. Não é que esse esteja errado, mas ele provavelmente vai exigir mais dedicação para dar certo, enquanto no estudo ativo rola menos decoreba e mais entendimento, então acaba por trazer melhores resultados e fazer com que o tempo seja bem aproveitado.

Fique longe de distrações

Você provavelmente vai estudar para a residência médica em casa, durante boa parte do tempo. E esse é o local perfeito para se perder em meio a várias distrações. É televisão ligada, telefone que toca, celular que recebe mensagem, mãe que chama, visita que chega… A variedade é tanta que nem dá para listar todas.

Portanto, tente ao máximo ficar longe de tudo o que possa incomodar. Vá para um ambiente tranquilo, arejado e silencioso e desligue todos os eletrônicos que possam chamar mais a sua atenção do que os estudos. Peça para o pessoal de casa colaborar com você e respeitar seu espaço durante as horas necessárias para sua preparação diária.

Nas aulas do curso, seja ele online ou presencial, procure também se concentrar totalmente no professor e no assunto ministrado por ele. Deixe o intervalo para conversas e aquela navegada nas redes sociais, para descansar a cabeça na hora certa e garantir que o momento de aprender seja realmente válido.

Invista em um curso intensivo

Por último, mas não menos importante, se você quer saber como alavancar os estudos para a residência médica, experimente um curso intensivo. Essa é uma tática que funciona para muita gente, porque os benefícios que oferece são muitos!

A maioria é voltada para determinadas instituições (uma universidade ou de um estado, por exemplo), o que ajuda a afunilar temas e permite que você estude com propósitos específicos. Além disso, os professores e tutores têm bastante experiência, tanto de mercado quanto nas provas de residência, porque se deram bem em algumas das mais difíceis do país.

O curso também é ideal para correr atrás do tempo perdido, caso você tenha deixado os estudos da residência para a última hora — seja pelo peso da graduação, seja porque dormiu no ponto mesmo. Engloba os temas mais importantes e vai direto ao ponto, para que você saia 100% focado na prova e tire todas as questões de letra.

E aí, entendeu como alavancar os estudos para residência médica?

É isso aí, galera! Deu para entender melhor como alavancar os estudos para residência médica? Essas são dicas praticamente infalíveis para quem tem se dedica e tem força de vontade. Não deixe o meio do ano te assustar: ainda não é tarde para começar e aproveitar cada segundo para mergulhar no conteúdo. Bora para uma das melhores experiências da sua vida profissional!

E se tiver a fim de potencializar a última dica da lista, pode contar com a gente, é claro. Conheça e inscreva-se no Intensivo Medway, e venha estudar com os melhores.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.