Como é a residência em Infectologia na ISCMSP?

Conteúdo / Residência Médica / Como é a residência em Infectologia na ISCMSP?

A residência médica em Infectologia na ISCMSP é uma excelente escolha para profissionais curiosos, engajados e que não têm medo de desafios. Os conhecimentos são essenciais no momento em que o paciente mais precisa, inclusive, evitando outras contaminações.

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) ou Hospital Central é uma instituição filantrópica reconhecida em toda a América Latina. O programa de residência dura três anos e permite obter conhecimentos essenciais para a vida profissional.

Para você ter certeza se essa é uma boa alternativa, nada melhor que conhecer a experiência de quem está no caminho para se tornar um infectologista. Por isso, fomos conversar com a Luana, que está no segundo ano da especialização e foi a primeira a ingressar na residência de Infectologia na ISCMSP.

Estágios durante a residência

De todos os estágios que a instituição oferece para a residência em Infectologia, Luana considera que o melhor é o da Infectologia Adulta da Santa Casa, pela riqueza dos casos. Os residentes atuam como interconsultores, e o ganho em conhecimento é alto.

De acordo com a residente, cada chefe demonstra conhecimento, cada qual com particularidades. São grandes exemplos para ela. A residência em Infectologia na ISCMSP é conhecida pelo manejo das infecções ortopédicas, com chefes altamente especializados no assunto. Isso é o que a diferencia como residência.

O estágio para o exterior ocorre apenas no segundo e terceiro ano de residência. No primeiro ano, os residentes fazem plantões noturnos no PS central (de clínica médica) da Santa Casa. Portanto, é necessário realizar um eletivo que permita estar disponível para esses plantões.

Setores de atuação

No primeiro ano do programa de residência médica de Infectologia, os residentes atuam nas especialidades clínicas: PS, enfermaria, dermato, hemato, reumato e UTI. Nos anos seguintes, participam de estágios mais voltados para a Infectologia, como PS de Infectologia, UTI de Infectologia e a própria Infectologia Adulta, como interconsultores.

A respeito da carga horário, Luana afirma que cada minuto vale todo o aprendizado. No primeiro ano, os residentes realizam escala no PS central. No dia seguinte, possuem direito a um pós-plantão (descanso de 24 horas). Nos anos seguintes, não fazem mais plantões noturnos e, dependendo do estágio, os finais de semana são livres.

Pontos fortes da residência

A Santa Casa de São Paulo já é uma instituição tradicional e muito conhecida. Tem um dos maiores prontos-socorros da América Latina de porta aberta. A instituição ainda é famosa por ter muita prática devido à variedade e à riqueza de casos.

Na residência médica de Infectologia, os residentes atuam como interconsultores e são chamados para avaliar casos de toda instituição, de várias especialidades, em especial, Hematologia, Reumatologia e Ortopedia. 

Isso permite que eles tenham uma formação ampla e completa sobre a Infectologia. A instituição é conhecida por ser muito boa para o aprendizado de infecções ortopédicas, com chefes capacitados e que se destacam.

Outros detalhes sobre a residência

Perguntada se é possível conciliar os plantões com a residência, Luana afirma que sim. Segundo ela, muitos residentes, inclusive de outras especialidades, conseguem fazer plantões externos durante a residência em Infectologia na ISCMSP.

Em relação às comodidades oferecidas pela instituição, Luana acredita que ainda há o que melhorar. Ela afirma que a instituição disponibiliza o bandejão, que serve refeições gratuitas para os residentes. Ela cita que há diversas opções de bares e restaurantes em volta da Santa Casa. A instituição não oferece moradia para os residentes.

Gostou de saber sobre como é fazer residência médica na ISCMSP?

Como foi possível notar, a residência médica em Infectologia na ISCMSP é uma das mais conceituadas do país. A instituição recebe milhares de casos diariamente, e isso cria uma base única para a formação.

Se você ainda não tiver certeza sobre a escolha, não tem problema. Para facilitar a sua decisão, publicamos entrevistas com residentes de diversas especialidades e instituições. Se uma opção ainda não estiver disponível, deixe sua sugestão sobre qual alternativa você deseja conhecer.

Para conseguir a vaga na residência em Infectologia na ISCMSP, é essencial começar a se preparar para a prova. Para isso, conheça o Extensivo Medway. A partir dele, você obtém um aprendizado direcionado para as provas das principais instituições de São Paulo.

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando