Como é a residência médica em Pediatria na ISCMSP?

Conteúdo / Residência Médica / Como é a residência médica em Pediatria na ISCMSP?

Fazer a residência médica em Pediatria na ISCMSP é ter a certeza de que está em uma instituição de ensino médico de ponta. Isso porque a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo tem tradição e excelência no ensino.

Além disso, há mais de quatro séculos, a ISCMSP se firma no campo da saúde como destaque na educação e no atendimento aos pacientes, sem perder a conexão com os pilares que a sustenta: a caridade e o altruísmo.

Com um complexo hospitalar invejável, que conta com o Hospital Central e mais quatro unidades, o Hospital Santa Isabel, o Centro de Saúde Escola Barra Funda, o Hospital São Luiz Gonzaga e o Hospital Dom Pedro II, a Santa Casa exibe o título de maior hospital filantrópico da América Latina com orgulho hoje.

Por lá, mais de 8 mil pacientes são atendidos todos os dias nas mais variadas especialidades médicas. Para animar nosso papo e tirar todas as suas dúvidas sobre a formação como médico pediatra, conversamos com o Bruno, R2 do programa de residência médica em Pediatria na ISCMSP.

Setores de atuação

No primeiro ano da residência de Pediatria, os residentes passam pelas áreas básicas: enfermarias, retaguarda, pronto-socorro, sala de parto e cuidados intermediários, alojamento conjunto e puericultura. 

No segundo e no terceiro ano de Pediatria, eles atuam nas subespecialidades. Para Bruno, o mais legal da Santa Casa é que, como o hospital é terciário, os residentes passam por quase todas as subespecialidades pediátricas.

Os residentes atuam nas UTIs pediátrica e neonatal, um dos pontos fortes da Santa Casa. Com a mudança do currículo, passam por um estágio de pequenos procedimentos com a cirurgia pediátrica, conceitos básicos de sedação e analgesia com a anestesia.

Sobre os estágios da residência médica em Pediatria na ISCMSP, Bruno afirma que existe um mês de estágio eletivo no terceiro ano da residência. Porém, como participou da primeira turma com três anos de residência, não há precedentes de eletivo, uma vez que, até o ano anterior, não havia estágio eletivo.

Carga horária

Em média, são de 7 a 9 plantões por mês no R1, uma carga considerável. O pós-plantão ocorre após às 11h30. A rotina acaba às 16h30, o que a torna menos cansativa.

A tendência é uma redução na carga de plantões no segundo e no terceiro ano da residência. No R2, há seis plantões por mês em média. No R3, a programação é de aproximadamente quatro plantões.

Pontos de destaque da residência

A ISCMSP é uma instituição reconhecida no país inteiro, tanto que possui residentes de todos os estados do Brasil, o que os coloca em evidência no mercado de trabalho. Também há a oportunidade de acompanhar quase todas as subespecialidades pediátricas.

Outra vantagem é que os pacientes acompanhados nessas especialidades são internados no serviço, o que aumenta a variedade de casos que os residentes podem ter contato na residência de Pediatria.

“Devido ao grande volume de pacientes, temos a oportunidade de realizar muitos procedimentos e ver muita gente, o que cria confiança, o famoso ‘pegar mão’ de atendimento”, afirma o residente.

Comodidades

Na residência médica em Pediatria na ISCMSP, a Santa Casa dispõe um refeitório com refeições gratuitas, porém não disponibiliza moradia para residentes, nem outros benefícios. Por outro lado, caso seja necessário, eles podem ser atendidos em qualquer setor do hospital.

Outras considerações do residente

O residente afirma que a Santa Casa é uma instituição secular, mas definitivamente lotada de pontos fortes, os quais a tornam uma das melhores para realizar a residência e impulsionar a carreira médica.

Além disso, ele cita que é o principal hospital filantrópico da América Latina, no centro de São Paulo, o que cria uma oportunidade única de convívio com diversas pessoas diferentes. Ainda tem o atendimento no SUS, auxiliando a população carente da região que tanto necessita de atenção.

Gostou de saber mais sobre a residência em Pediatria da ISCMSP?

Está pronto para encarar esse desafio para lá de exigente? Uma coisa a gente pode garantir: depois desse bate-papo, vai valer a pena todo esforço e dedicação que você despender nessa caminhada!

Aqui, no blog, já contamos tudo sobre como é a prova da ISCMSP. Inclusive, é bom se preparar, pois a prova prática da Santa Casa tem fama de ser diferente de outras bancas que focam no atendimento completo com a realização de anamnese e exame físico.

Para se preparar bem para a prova de residência médica em Pediatria na ISCMSP, dê uma olhada no nosso Extensivo São Paulo. Chegue ao fim do ano mandando bem em todas as provas de residência das instituições de São Paulo!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway