Como é a residência em Pneumologia na USP-RP

Conteúdo / Residência Médica / Como é a residência em Pneumologia na USP-RP

A USP é uma das instituições de ensino superior mais afamadas do Brasil, com alta demanda de alunos de todas as partes do Brasil.

Uma das especializações que ela oferece é Pneumologia. Confira mais detalhes sobre a residência em Pneumologia na USP de Ribeirão Preto.

Quer ter uma preparação voltada para o seu R+ de especialidades clínicas? Conheça o Extensivo R3 de Clínica Médica da Medway, o curso que vai te preparar para o processo seletivo das principais instituições de São Paulo! Você terá tudo por 10 dias gratuitos para testar tudo que o curso tem a oferecer!

Para sua preparação ser prática e eficaz, temos tudo para você brilhar nas provas, como banco de questões comentadas, guias estatísticos sobre o que é cobrado nas avaliações, apostilas digitais, mapas de estudos e simulados exclusivos com questões complexas e específicas para a fase de R3. Além do MedBrain, nossa inteligência artificial que prepara o melhor caminho para aprovação.

É possível tirar as principais dúvidas com nossos professores especialistas. As dúvidas são tratadas individualmente por um time que fizeram a subespecialidade que você quer prestar e já passaram pela mesma fase que você está passando. Tá esperando o que? Venha testar o Extensivo R3 de Clínica Médica clicando AQUI!

Como é a residência na USP-RP?

A residência na USP conta com programas cuja carga horária total mínima é de 5.760 horas, envolvendo teóricas, teórico-práticas e práticas. Não é permitido desenvolver outras atividades profissionais durante o programa de RM.

Além de atuar na capital, a RM da USP marca presença ainda em Ribeirão Preto, Bauru e Pirassununga. A segunda fase consiste na análise do currículo do candidato, considerando uma documentação específica.

A USP-RP é formada por vários institutos. Entre eles, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), que se responsabiliza pelo processo seletivo de RM.

A prova objetiva para residência médica 2024 está marcada para 15 de novembro de 2023. A segunda etapa, prova prática, ocorrerá no dia 2 de dezembro de 2024. A depender da especialidade escolhida, o processo seletivo pode apresentar até três fases.

Para as especialidades de acesso direto, as questões propostas na avaliação são pertinentes às cinco grandes áreas da Medicina:

  • Cirurgia;
  • Clínica Médica;
  • Obstetrícia e Ginecologia;
  • Medicina Preventiva e Social;
  • Pediatria.

Para as especialidades que exigem pré-requisitos, há conteúdo predefinido para garantir entrada no programa de RM. Dependendo da especialidade, os candidatos aprovados na primeira fase poderão ser avaliados por análise curricular e/ou prova prática.

O pré-requisito para residência em Pneumologia é ter feito residência em Clínica Médica que tem duração de dois anos.

Quais são os estágios de residência em Pneumologia na USP-RP?

A residência em Pneumologia é uma especialidade que exige pré-requisito. Para 2024, existem 3,75 candidatos por vaga. Há apenas 4 vagas disponíveis para 15 candidatos. A duração do programa é de dois anos, que correspondem ao R3 e ao R4 (continuidade do R1 e do R2 de Clínica Médica). É possível também chamar o R3 de R1 de Pneumologia e o R4 de R2 de Pneumologia.

O R3 oferece conhecimentos teórico-práticos em Pneumologia. O residente aprende a dominar as principais ferramentas e os principais métodos clínicos usados na especialidade. Desenvolve a comunicação com a equipe e com os pacientes. Outras competências desse primeiro ano são, entre outras:

  • manejo nos estágios finais de vida;
  • cuidados paliativos em problemas respiratórios (inclusive em DPOC, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica);
  •  preenchimento de prontuário médico;
  • efetivação de prescrição segura.

O R4 envolve competências de habilidades e conhecimentos em Pneumologia conforme o nível crescente de complexidade do treinamento. É uma etapa em que ocorrem testes de exercício e conhecimento do funcionamento dos tipos de equipamentos e controle de qualidade. Também se realizam testes de capacidade física de campo, ultrassonografia do tórax, análise da disfunção e incapacidade física dos pacientes e outras competências.

Além de acompanhar consultas, o residente vivenciará experiências em diferentes campos de atuação: asma, medicina do sono, radiologia e outras.

Por onde os residentes passam durante a residência?

Durante a residência em Pneumologia, o residente enfrenta diferentes cenários, como clínicas especializadas e registradas na SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), hospitais (públicos/privados), enfermarias e ambulatórios, dando plantões. É comum também a atuação em laboratórios.

Em Ribeirão Preto, há muitos ambulatórios, o que é vantajoso para o residente de R3, que adquire vasta experiência nessas unidades.

O R3 se responsabiliza pelas enfermarias na USP de Ribeirão Preto, mas divide tarefas com o residente de Clínica Médica. O R3 também se encarrega de fazer interconsultas, ou seja, atendendo à solicitação de um pneumologista, o residente presta atendimento em unidades médicas.

No R4, o residente passa por UTIs, ambulatórios, realiza interconsultas e também atua na área de Oncologia, que divide espaço com Pneumologia na USP-RP.

Qual é o carro-chefe da residência em Pneumologia na USP-RP?

Embora se espere que o carro-chefe da residência em Pneumologia seja a espirometria, na USP-RP, o carro-chefe é a tomografia.

A espirometria é um exame que mede o volume de ar que o paciente pode inspirar ou expirar durante a respiração, bem como a velocidade com que faz isso. A espirometria realiza, portanto, a análise dos fluxos.

A tomografia do pulmão é um exame que capta imagens transversais desse órgão, utilizando um feixe de raios X. É um exame que pode ser solicitado como tomografia do tórax, pois os pulmões se encontram entre as estruturas mais visualizadas na avaliação torácica.

Qual é a carga máxima de plantão dos residentes?

Os residentes do curso de Pneumologia na USP-RP precisam cumprir carga horária de 60 horas semanais, o que totaliza 2.880 horas ao término do programa. A estruturação da especialidade e a carga horária são as seguintes:

  • urgência e emergência: o médico residente deve cumprir, pelo menos, 15% da carga horária do programa total;
  • internação: o residente deve cumprir, pelo menos, 20% da carga horária do programa de RM;
  • ambulatório: o residente deve cumprir, pelo menos, 30% da carga horária do programa total.

Além dessa estrutura, o residente médico deve cumprir, pelo menos, 15% da carga horária do programa de RM com estágios obrigatórios.

Estude com a gente para a residência médica!

Depois de conferir como funciona a residência em Pneumologia na USP de Ribeirão Preto, aproveite para se preparar para a prova teórica da instituição. A Academia Medway oferece cursos extensivos e intensivos para as pessoas que pretendem fazer residência médica.

O pneumologista pode atuar em área variadas, como: doenças respiratórias ocupacionais, reabilitação pulmonar, tabagismo, função pulmonar, asma, rinite, medicina do sono, DPOC, insuficiência respiratória, terapia intensiva, oncopneumologia, doenças intersticiais, oxigenoterapia, pediatria, broncoscopia diagnóstica e terapêutica, fisiologia e fisiopatologia do exercício e respiratória.

Por isso, a residência em Pneumologia pode ser uma excelente opção para você se destacar na carreira médica. E a USP de Ribeirão Preto certamente é uma ótima instituição para escolher e fazer sua especialidade.

Nós, da Academia Medway, estamos aqui para ajudar você a ingressar na USP. Venha conhecer e fazer o CRMedway, curso que oferece estações simuladas de habilidades para prova prática, videoaulas, lives, Atlas Multimídia e muitos outros recursos!

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor